Sisu
  • Início
  • Contato
  • Expediente
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Contato
  • Expediente
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
Sisu
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
Home Exercícios

Questões sobre mudanças climáticas para Ensino Fundamental

Teste seus conhecimentos com questões interativas: Questões sobre mudanças climáticas para Ensino Fundamental.

Por
12 de agosto de 2026
em Exercícios
Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no TelegramCompartilhar no Email

As mudanças climáticas são alterações de longo prazo nos padrões do clima da Terra, influenciadas por fatores naturais e, principalmente nas últimas décadas, pela ação humana. Entre os principais temas envolvidos estão o aumento da temperatura média, a emissão de gases de efeito estufa, as mudanças no uso do solo e os impactos sobre a vida das pessoas e dos ecossistemas.

No Ensino Médio, estudar esse tema ajuda a relacionar ciência, tecnologia, sociedade e ambiente. As questões a seguir exploram conceitos básicos e situações do cotidiano para compreender causas, consequências e formas de enfrentamento das mudanças climáticas.

Questões sobre mudanças climáticas para Ensino Fundamental

Questão 01

Em uma cidade industrial, pesquisadores observaram aumento da temperatura média ao longo de vários anos. Qual fator humano está mais associado a esse aumento global?

Gabarito: alternativa B). Correta. A queima de carvão, petróleo e gás libera CO2, intensificando o efeito estufa.

Comentários por alternativa:

  • A) A distância da Terra ao Sol não explica a tendência recente de aquecimento global.
  • B) Correta. A queima de carvão, petróleo e gás libera CO2, intensificando o efeito estufa.
  • C) Evaporação varia com o clima, mas não é a causa principal do aquecimento observado.
  • D) Poeira vulcânica tende a refletir luz solar e resfriar temporariamente, não aquecer por longos períodos.
  • E) A pressão atmosférica urbana não explica o aumento global da temperatura média.

Questão 02

Em uma aula de ciências, a professora explicou que o efeito estufa é um processo natural. O que ele representa?

Gabarito: alternativa D). Correta. O efeito estufa natural mantém a Terra aquecida em condições favoráveis à vida.

Comentários por alternativa:

  • A) O efeito estufa atua no planeta inteiro, não só em áreas equatoriais.
  • B) As nuvens reduzem parte da radiação, mas não bloqueiam toda a luz solar.
  • C) A atmosfera não converte calor em eletricidade.
  • D) Correta. O efeito estufa natural mantém a Terra aquecida em condições favoráveis à vida.
  • E) Os oceanos refletem apenas uma parte da radiação; não ocorre reflexão completa.

Questão 03

Em uma região de floresta, o desmatamento aumentou nos últimos anos. Qual relação esse processo tem com as mudanças climáticas?

Gabarito: alternativa A). Correta. Menos árvores significam menor captura de CO2 e maior permanência desse gás na atmosfera.

Comentários por alternativa:

  • A) Correta. Menos árvores significam menor captura de CO2 e maior permanência desse gás na atmosfera.
  • B) O desmatamento reduz, e não aumenta, a capacidade de captura de carbono.
  • C) O desmatamento pode alterar chuvas regionalmente, mas não impede chuvas em todo o planeta.
  • D) A conversão de energia solar em chuva não ocorre dessa forma.
  • E) A atmosfera não possui concentração de sal relacionada ao clima global.
Publicidade

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Questão 04

Em uma discussão sobre combustíveis, um grupo analisou carros movidos a gasolina, ônibus elétricos e bicicletas. Qual opção tende a emitir menos gases de efeito estufa no uso diário?

Gabarito: alternativa E). Correta. A bicicleta não emite gases na operação e é uma alternativa de mobilidade de baixo carbono.

Comentários por alternativa:

  • A) Caminhonetes emitem mais por terem maior consumo de combustível.
  • B) Motores mais modernos podem poluir menos, mas ainda emitem gases de efeito estufa.
  • C) Ônibus podem ser eficientes, mas o diesel ainda emite CO2.
  • D) Motocicletas emitem gases porque também usam combustíveis fósseis.
  • E) Correta. A bicicleta não emite gases na operação e é uma alternativa de mobilidade de baixo carbono.

Questão 05

Uma cidade costeira começou a registrar enchentes mais frequentes durante marés altas. Qual fenômeno climático ajuda a explicar esse problema?

Gabarito: alternativa C). Correta. O aquecimento global contribui para a expansão térmica da água e o derretimento de gelo, elevando o nível do mar.

Comentários por alternativa:

  • A) A salinidade influencia a água, mas não explica sozinha enchentes ligadas ao clima.
  • B) A gravidade não diminui por ser uma região litorânea.
  • C) Correta. O aquecimento global contribui para a expansão térmica da água e o derretimento de gelo, elevando o nível do mar.
  • D) Nuvens não reduzem ondas de forma a causar esse tipo de enchente.
  • E) A rotação da Terra não muda por efeito da urbanização.

Questão 06

Em uma reportagem, foi citado que ondas de calor estão mais frequentes em várias regiões do país. Qual consequência desse cenário pode afetar diretamente a saúde da população?

Gabarito: alternativa B). Correta. Ondas de calor aumentam a perda de água e o risco de insolação, principalmente em grupos vulneráveis.

Comentários por alternativa:

  • A) O metabolismo não diminui de forma geral por causa do calor.
  • B) Correta. Ondas de calor aumentam a perda de água e o risco de insolação, principalmente em grupos vulneráveis.
  • C) O corpo precisa de mais água em temperaturas elevadas.
  • D) O organismo não produz gelo; ele precisa manter a temperatura estável.
  • E) Doenças respiratórias podem até piorar com calor e poluição.

Questão 07

Uma escola iniciou coleta seletiva e redução do uso de descartáveis. Qual relação essa atitude tem com o combate às mudanças climáticas?

Gabarito: alternativa E). Correta. Reduzir resíduos e reciclar pode diminuir emissões ligadas à extração, fabricação e transporte de materiais.

Comentários por alternativa:

  • A) Essas medidas não têm relação com circulação de ar ou umidade do solo.
  • B) Reciclagem não depende de aquecer o ambiente.
  • C) Coleta seletiva não substitui energia elétrica.
  • D) A atmosfera continua produzindo gases naturalmente; a ação escolar atua nas emissões humanas.
  • E) Correta. Reduzir resíduos e reciclar pode diminuir emissões ligadas à extração, fabricação e transporte de materiais.

Questão 08

Em uma análise ambiental, estudantes compararam áreas com asfalto e áreas com vegetação. O que costuma ocorrer em locais muito impermeabilizados das cidades?

Gabarito: alternativa A). Correta. Superfícies escuras e impermeáveis absorvem mais calor, intensificando as ilhas de calor urbanas.

Comentários por alternativa:

  • A) Correta. Superfícies escuras e impermeáveis absorvem mais calor, intensificando as ilhas de calor urbanas.
  • B) Áreas impermeabilizadas costumam reter mais calor, não menos.
  • C) O reflexo total da luz não ocorre em cidades asfaltadas.
  • D) Gases de efeito estufa continuam presentes na atmosfera urbana.
  • E) A impermeabilização tende a aumentar, não reduzir, gastos com climatização.

Questão 09

Durante uma feira de ciências, um grupo apresentou o plantio de árvores como ação climática. Qual justificativa está mais adequada?

Gabarito: alternativa D). Correta. Árvores armazenam carbono na biomassa e contribuem para sombreamento e umidade local.

Comentários por alternativa:

  • A) Elas não substituem combustíveis fósseis na indústria.
  • B) A fotossíntese ocorre com luz; não é exclusiva da noite.
  • C) Árvores ajudam no solo e drenagem, mas não impedem toda enchente.
  • D) Correta. Árvores armazenam carbono na biomassa e contribuem para sombreamento e umidade local.
  • E) As árvores liberam vapor d’água por transpiração, contribuindo para a umidade.

Questão 10

Em um debate escolar, um estudante disse que as mudanças climáticas são um problema apenas futuro. Qual argumento mostra que o tema já afeta o presente?

Gabarito: alternativa C). Correta. Os impactos já aparecem em eventos extremos e prejuízos econômicos e sociais.

Comentários por alternativa:

  • A) As estações continuam existindo, embora seus padrões possam mudar.
  • B) A variabilidade do tempo não desapareceu; eventos extremos têm aumentado.
  • C) Correta. Os impactos já aparecem em eventos extremos e prejuízos econômicos e sociais.
  • D) A radiação solar não diminuiu permanentemente por causa das mudanças climáticas.
  • E) Transformações climáticas dessa escala não ocorrem tão rapidamente.
Receba 2 Listas de Exercícios toda semana e se prepare para o Enem 2026. Botão Entrar no WhatsApp - Grupo VIP
CompartilharTweetEnviarCompartilharEnviar
Notícia Anterior

Questões sobre energia

Próxima Notícia

Questões sobre fontes de energia

Postagens Relacionadas

Exercícios

Questões sobre mito e filosofia

Por
13 de agosto de 2026
Exercícios

Questões sobre calor e temperatura para Ensino Fundamental

Por
13 de agosto de 2026
Próxima Notícia

Questões sobre fontes de energia

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Pesquisar

Nenhum Resultado
Ver todos os resultados

Últimas Notícias

  • Questões sobre mito e filosofia
  • Questões sobre calor e temperatura para Ensino Fundamental
  • Questões sobre origem da filosofia
  • Questões sobre som para Ensino Fundamental
  • Charadas de Primavera
© 2024 Sisu.pro.br - Seu Site de Notícias.
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
  • App Caixa Tem: Baixar App, Entrar e Login
  • Assistente Virtual Bolsa Família
  • Bolsa Família
  • Bolsa Família
  • Consulte seu Bolsa Família
  • Contato
  • Expediente
  • Política de Privacidade
  • Portugues
    • Dúvidas de português
  • Pre Curso de Maquiagem
  • Quem Somos
  • Questões de História
  • Resultado do SISU – LP
  • Resumos de História
  • Teste Sitebot

© 2024 Sisu.pro.br - Seu Site de Notícias.

0

CARREGANDO… AGUARDE!