Sisu
  • Início
  • Contato
  • Expediente
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Contato
  • Expediente
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
Sisu
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
Home Exercícios

Questões sobre impactos ambientais dos defensivos agrícolas – parte 2

Impactos ambientais dos defensivos agrícolas: análise crítica no ensino médio

Por
22 de julho de 2026
em Exercícios
Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no TelegramCompartilhar no Email

Os defensivos agrícolas podem aumentar a produtividade, mas seu uso também traz efeitos ambientais importantes quando há aplicação inadequada, escolha incorreta de produto ou manejo insuficiente. Em Geografia, estudar esse tema ajuda a relacionar produção agropecuária, circulação de contaminantes e alterações nos ecossistemas.

Nesta atividade, o foco está nos impactos ambientais dos defensivos agrícolas: contaminação do solo e da água, deriva atmosférica, bioacumulação, efeitos sobre organismos não alvo e estratégias de mitigação. As questões exigem leitura crítica de situações do cotidiano rural e de processos ambientais associados ao uso desses produtos.

Questões sobre impactos ambientais dos defensivos agrícolas – parte 2

Questão 01

1. Em uma área agrícola próxima a um rio, após chuvas intensas, parte do defensivo aplicado no solo é levada para a água superficial. Esse processo é mais bem caracterizado como

Gabarito: alternativa B). Correta. A chuva pode gerar escoamento superficial e carregar defensivos para rios e lagos.

Comentários por alternativa:

  • A) Infiltração profunda pode ocorrer, mas não é o mecanismo descrito.
  • B) Correta. A chuva pode gerar escoamento superficial e carregar defensivos para rios e lagos.
  • C) Evaporação não explica o transporte para a água superficial.
  • D) Adsorção reduz mobilidade, não promove transporte até o rio.
  • E) Capilaridade não é o processo envolvido nesse caso.

Questão 02

2. Em uma região de cultivo intensivo, moradores relatam presença de resíduos de defensivos na água de poços e redução de organismos aquáticos em pequenas nascentes. A interpretação mais adequada é que

Gabarito: alternativa D). Correta. Defensivos podem alcançar águas subterrâneas e superficiais por infiltração, lixiviação e enxurradas.

Comentários por alternativa:

  • A) O impacto pode extrapolar a lavoura por mobilidade no ambiente.
  • B) Não é preciso fonte industrial para contaminar aquíferos.
  • C) Persistência variável impede afirmar desaparecimento rápido.
  • D) Correta. Defensivos podem alcançar águas subterrâneas e superficiais por infiltração, lixiviação e enxurradas.
  • E) A presença de fauna não exclui contaminação ambiental.

Questão 03

3. A deriva de pulverização é um problema ambiental relevante porque

Gabarito: alternativa A). Correta. A deriva pode levar gotículas para fora da área-alvo e atingir plantas, solo e fauna próximos.

Comentários por alternativa:

  • A) Correta. A deriva pode levar gotículas para fora da área-alvo e atingir plantas, solo e fauna próximos.
  • B) Deriva é deslocamento para fora da área tratada, não concentração local.
  • C) A deriva aumenta, e não reduz, o espalhamento do produto.
  • D) Defensivos não se convertem em nutrientes por deriva.
  • E) A deriva favorece, não impede, contaminação externa.
Publicidade

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Questão 04

4. Em uma propriedade com cultivo repetido e uso frequente do mesmo princípio ativo, observou-se queda no número de insetos polinizadores e aumento de pragas resistentes. Esse quadro mostra que

Gabarito: alternativa E). Correta. O uso repetido pode selecionar resistência e reduzir organismos benéficos, alterando o equilíbrio ecológico.

Comentários por alternativa:

  • A) O impacto pode atingir várias interações ecológicas.
  • B) Polinizadores podem ser afetados por toxicidade e exposição indireta.
  • C) Exposição contínua tende a reduzir diversidade, não ampliá-la.
  • D) Resistência ocorre também em áreas agrícolas.
  • E) Correta. O uso repetido pode selecionar resistência e reduzir organismos benéficos, alterando o equilíbrio ecológico.

Questão 05

5. Após aplicação de defensivos em área inclinada, parte do produto alcança uma lagoa, onde ocorre diminuição de algas e alteração da cadeia alimentar aquática. O efeito descrito está mais relacionado à

Gabarito: alternativa C). Correta. O defensivo pode afetar algas e outros organismos, alterando a base da cadeia alimentar.

Comentários por alternativa:

  • A) Não há fixação atmosférica imediata descrita no caso.
  • B) Bioacumulação não é o efeito principal citado na lagoa.
  • C) Correta. O defensivo pode afetar algas e outros organismos, alterando a base da cadeia alimentar.
  • D) Se houvesse retenção total, o impacto na lagoa seria menor.
  • E) O problema apresentado é toxicidade química, não eutrofização.

Questão 06

6. Em uma região de horticultura, análises detectaram defensivos em sedimentos, folhas de plantas nativas e tecido de peixes. A situação evidencia que

Gabarito: alternativa B). Correta. O caso mostra circulação do contaminante entre compartimentos ambientais e entrada na cadeia alimentar.

Comentários por alternativa:

  • A) O caso mostra circulação entre diferentes meios ambientais.
  • B) Correta. O caso mostra circulação do contaminante entre compartimentos ambientais e entrada na cadeia alimentar.
  • C) Água e organismos também participam do transporte ambiental.
  • D) A detecção em peixes não prova aplicação direta no rio.
  • E) Sedimentos podem armazenar e liberar contaminantes.

Questão 07

7. Em áreas agrícolas, a escolha de defensivos com maior persistência ambiental aumenta o risco de contaminação porque esses produtos

Gabarito: alternativa E). Correta. Maior persistência amplia o tempo de contato e a chance de transporte e exposição ambiental.

Comentários por alternativa:

  • A) Persistência alta não implica neutralização rápida.
  • B) Produtos persistentes tendem a permanecer, não a durar pouco.
  • C) Defensivos interagem com solo, água e biota.
  • D) A absorção não é integral nem tão rápida em condições reais.
  • E) Correta. Maior persistência amplia o tempo de contato e a chance de transporte e exposição ambiental.

Questão 08

8. Em um vale agrícola, ventos fortes durante a pulverização levaram gotículas para uma mata ciliar próxima. Em termos geográficos, a situação mostra que

Gabarito: alternativa A). Correta. Relevo e vento influenciam a dispersão e o alcance dos defensivos no espaço.

Comentários por alternativa:

  • A) Correta. Relevo e vento influenciam a dispersão e o alcance dos defensivos no espaço.
  • B) Mata ciliar reduz impactos, mas não impede toda contaminação.
  • C) Áreas com vegetação também podem ser atingidas.
  • D) Gotículas podem ser transportadas pelo vento.
  • E) A contaminação também ocorre por deriva e deposição indireta.

Questão 09

9. Em uma análise de solo, observou-se redução da atividade de microrganismos após uso recorrente de defensivos. Esse resultado é importante porque

Gabarito: alternativa D). Correta. Microrganismos são essenciais à decomposição, à fertilidade e ao funcionamento do solo.

Comentários por alternativa:

  • A) Resíduos tóxicos tendem a reduzir, não aumentar, a atividade biológica.
  • B) A vida microbiana influencia fortemente o solo.
  • C) O caso aponta toxicidade, não salinização marinha.
  • D) Correta. Microrganismos são essenciais à decomposição, à fertilidade e ao funcionamento do solo.
  • E) Microrganismos são fundamentais em processos ambientais.

Questão 10

10. Uma política local passa a incentivar manejo integrado de pragas, rotação de culturas e uso criterioso de defensivos. Do ponto de vista ambiental, essa estratégia busca

Gabarito: alternativa C). Correta. O manejo integrado reduz pressão química e minimiza impactos ambientais associados.

Comentários por alternativa:

  • A) A proposta é reduzir dependência química, não ampliá-la.
  • B) O foco é diminuir impactos, não transferi-los entre compartimentos.
  • C) Correta. O manejo integrado reduz pressão química e minimiza impactos ambientais associados.
  • D) Homogeneidade biológica tende a aumentar vulnerabilidade, não a ser a meta.
  • E) A medida não elimina a agricultura nem substitui o uso do território.

Continue estudando este tema

  • QuestõesQuestões sobre impactos ambientais dos defensivos agrícolas

Receba 2 Listas de Exercícios toda semana e se prepare para o Enem 2026. Botão Entrar no WhatsApp - Grupo VIP
CompartilharTweetEnviarCompartilharEnviar
Notícia Anterior

Questões sobre impactos ambientais dos defensivos agrícolas

Próxima Notícia

Questões sobre Questões do Saeb – 9º ano – parte 2

Postagens Relacionadas

Exercícios

Questões sobre Questões Equação do 2 Grau – 9º ano – parte 2

Por
22 de julho de 2026
Exercícios

Questões Equação do 2 Grau – 9º ano

Por
22 de julho de 2026
Próxima Notícia

Questões sobre Questões do Saeb - 9º ano - parte 2

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Pesquisar

Nenhum Resultado
Ver todos os resultados

Últimas Notícias

  • Questões sobre Questões Equação do 2 Grau – 9º ano – parte 2
  • Questões Equação do 2 Grau – 9º ano
  • Questões sobre Questões Envolvendo Frações – 6º ano – parte 2
  • Questões Envolvendo Frações – 6º ano
  • Questões sobre Questões Ensino Religioso – 6º ano – parte 2
© 2024 Sisu.pro.br - Seu Site de Notícias.
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
  • App Caixa Tem: Baixar App, Entrar e Login
  • Assistente Virtual Bolsa Família
  • Bolsa Família
  • Bolsa Família
  • Consulte seu Bolsa Família
  • Contato
  • Expediente
  • Política de Privacidade
  • Portugues
    • Dúvidas de português
  • Pre Curso de Maquiagem
  • Quem Somos
  • Questões de História
  • Resultado do SISU – LP
  • Resumos de História
  • Teste Sitebot

© 2024 Sisu.pro.br - Seu Site de Notícias.

0

CARREGANDO… AGUARDE!