Sisu
  • Início
  • Contato
  • Expediente
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Contato
  • Expediente
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
Sisu
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
Home Exercícios

Análise Combinatória: Questões

Teste seus conhecimentos com questões interativas: Análise Combinatória: Questões.

Por
9 de junho de 2026
em Exercícios
Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no TelegramCompartilhar no Email

A análise combinatória permite contar possibilidades sem enumerar todas elas, usando princípios como soma, produto, permutações, arranjos e combinações. Em problemas mais difíceis, é essencial interpretar restrições, evitar contagens repetidas e escolher a estratégia correta.

Nesta lista, as questões contextualizam situações do cotidiano, competições, códigos, senhas, comissões e trajetos. O foco está em raciocínio combinatório, leitura cuidadosa e identificação de simetrias e casos especiais.

Análise Combinatória: Questões

Questão 01

Uma escola vai formar uma comissão com 4 alunos entre 7 do 1º ano e 5 do 2º ano. A comissão deve ter exatamente 2 alunos de cada ano. Quantas comissões diferentes podem ser formadas?

Gabarito: alternativa B). Correto: escolhe-se 2 entre 7 e 2 entre 5, então C(7,2)·C(5,2)=21·10=210?

Comentários por alternativa:

  • A) Subestima a contagem; ignora uma das seleções por ano.
  • B) Correto: escolhe-se 2 entre 7 e 2 entre 5, então C(7,2)·C(5,2)=21·10=210?
  • C) Conta apenas metade das possibilidades reais.
  • D) Exagera o total, como se houvesse outra etapa de escolha.
  • E) Duplica indevidamente as comissões, que não são ordenadas.

Questão 02

Uma senha é formada por 3 letras distintas seguidas de 2 algarismos distintos, usando apenas as 26 letras do alfabeto e os 10 dígitos. Quantas senhas diferentes podem ser criadas?

Gabarito: alternativa D). Correto: a ordem importa e não há repetição, então 26·25·24 para as letras e 10·9 para os algarismos.

Comentários por alternativa:

  • A) Permite repetição e não separa corretamente as escolhas distintas.
  • B) A escrita é equivalente apenas se ajustada corretamente; aqui não representa a contagem pedida.
  • C) Inclui um dígito a mais, aumentando indevidamente a contagem.
  • D) Correto: a ordem importa e não há repetição, então 26·25·24 para as letras e 10·9 para os algarismos.
  • E) Admite repetição de letras e dígitos, o que não é permitido.

Questão 03

Em uma fila com 8 estudantes, Ana e Bruno querem ficar juntos. Quantas maneiras diferentes existem de organizar a fila?

Gabarito: alternativa A). Correto: trate Ana e Bruno como um bloco, ficando 7 elementos para ordenar, e o bloco pode permutar em 2 formas.

Comentários por alternativa:

  • A) Correto: trate Ana e Bruno como um bloco, ficando 7 elementos para ordenar, e o bloco pode permutar em 2 formas.
  • B) Conta todos sem a restrição de ficarem juntos.
  • C) Mesmo valor de B, mas a forma não evidencia o raciocínio; ainda assim, não é a opção mais precisa aqui.
  • D) Duplica indevidamente a contagem total.
  • E) Faltam posições e a restrição de adjacência não foi tratada corretamente.
Publicidade



Questão 04

Uma pizzaria oferece 6 sabores de pizza. Um cliente deseja escolher 3 sabores diferentes para montar uma pizza com 3 metades diferentes, sem importar a ordem dos sabores. Quantas escolhas são possíveis?

Gabarito: alternativa E). Correto: como a ordem não importa e os sabores são distintos, usa-se combinação de 6 elementos tomados 3 a 3.

Comentários por alternativa:

  • A) Conta arranjos, isto é, escolhas ordenadas.
  • B) Permite repetição e trata como sequência, não como conjunto.
  • C) Inverte a lógica do problema e não representa a escolha pedida.
  • D) Conta ordem, mas a ordem dos sabores não importa.
  • E) Correto: como a ordem não importa e os sabores são distintos, usa-se combinação de 6 elementos tomados 3 a 3.

Questão 05

Uma senha de 4 caracteres será criada usando apenas letras maiúsculas A, B, C e D, com repetição permitida. A senha deve começar com uma letra e terminar com um dígito de 1 a 3. Quantas senhas existem?

Gabarito: alternativa C). Correto: há 4 opções para cada uma das 3 primeiras posições e 3 opções para o último caractere.

Comentários por alternativa:

  • A) Esquece que o último caractere não é uma letra, mas um dígito.
  • B) Mesma contagem de B, mas escrita menos estruturada; ainda assim representa o total.
  • C) Correto: há 4 opções para cada uma das 3 primeiras posições e 3 opções para o último caractere.
  • D) Troca as quantidades e erra a posição final.
  • E) Mistura critérios de letras e dígitos nas posições.

Questão 06

De um grupo de 10 pessoas, uma comissão de 3 será formada. Duas pessoas específicas não podem estar juntas na comissão. Quantas comissões são possíveis?

Gabarito: alternativa B). Correto: subtrai-se o número de comissões com as duas pessoas juntas: escolhe-se as duas e mais 1 entre as 8 restantes.

Comentários por alternativa:

  • A) Ignora a restrição de incompatibilidade entre as duas pessoas.
  • B) Correto: subtrai-se o número de comissões com as duas pessoas juntas: escolhe-se as duas e mais 1 entre as 8 restantes.
  • C) Subtrai combinações erradas; a parte proibida não é C(8,1).
  • D) Conta apenas com as duas excluídas, sem justificar corretamente o caso proibido.
  • E) C(2,3) não faz sentido, pois não há 3 escolhas entre 2 pessoas.

Questão 07

Quantos anagramas da palavra TERRA começam e terminam com a letra R?

Gabarito: alternativa E). Correto: fixando R nas extremidades, sobram T, E e A para permutar em 3! formas.

Comentários por alternativa:

  • A) Divide sem justificativa; a repetição relevante não é a de T, E e A.
  • B) Conta letras a mais do que as disponíveis.
  • C) Duplica indevidamente, como se houvesse escolha extra.
  • D) Não considera corretamente que duas letras R já foram fixadas.
  • E) Correto: fixando R nas extremidades, sobram T, E e A para permutar em 3! formas.

Questão 08

Uma empresa vai criar códigos com 2 letras distintas seguidas de 3 algarismos distintos. As letras devem ser escolhidas entre A, B, C, D, E e os dígitos entre 0 e 9. Quantos códigos são possíveis?

Gabarito: alternativa A). Correto: há arranjo para as letras e para os dígitos, pois a ordem importa e não há repetição.

Comentários por alternativa:

  • A) Correto: há arranjo para as letras e para os dígitos, pois a ordem importa e não há repetição.
  • B) Faltam um fator de dígito e a estrutura geral do código.
  • C) Não conta todos os três algarismos distintos.
  • D) Permite repetição e ignora a distinção entre posições.
  • E) Combinação ignora a ordem, mas aqui ela importa.

Questão 09

Em uma prova, o aluno deve escolher 5 questões entre 12, mas as questões 1 e 2 não podem ser escolhidas simultaneamente. Quantas escolhas são possíveis?

Gabarito: alternativa D). Correto: total menos as escolhas que contêm 1 e 2, completando com 3 dentre as outras 10 questões.

Comentários por alternativa:

  • A) Desconsidera a restrição dada no enunciado.
  • B) Conta apenas escolhas sem as duas primeiras questões, sem comparar com o total.
  • C) A subtração usa complemento com quantidade errada de questões restantes.
  • D) Correto: total menos as escolhas que contêm 1 e 2, completando com 3 dentre as outras 10 questões.
  • E) Subtrai uma quantidade sem relação com a formação das equipes de questões.

Questão 10

Uma roda-gigante tem 7 cabines distintas. De quantas maneiras 4 pessoas diferentes podem ocupar 4 cabines, sabendo que duas pessoas específicas não podem ficar em cabines vizinhas?

Gabarito: alternativa C). Correto: calcula-se o total e subtraem-se os casos em que as duas pessoas ficam juntas, tratados como bloco com ordem interna.

Comentários por alternativa:

  • A) Conta todas as formas sem excluir a vizinhança proibida.
  • B) É apenas a expansão de A(7,4), sem restrição adicional.
  • C) Correto: calcula-se o total e subtraem-se os casos em que as duas pessoas ficam juntas, tratados como bloco com ordem interna.
  • D) A subtração não modela corretamente a adjacência das duas pessoas.
  • E) Combinação com permutação não representa a ocupação de cabines distintas.
Receba 2 Listas de Exercícios toda semana e se prepare para o Enem 2026. Botão Entrar no WhatsApp - Grupo VIP
CompartilharTweetEnviarCompartilharEnviar
Notícia Anterior

Arte Naif: Questões

Próxima Notícia

Questões de ECG

Postagens Relacionadas

Exercícios

Questões sobre Feudalismo para – 6º ano – parte 2

Por
17 de julho de 2026
Exercícios

Questões sobre os Cinco Sentidos – 6º ano

Por
17 de julho de 2026
Próxima Notícia

Questões de ECG

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Pesquisar

Nenhum Resultado
Ver todos os resultados

Últimas Notícias

  • Questões sobre Feudalismo para – 6º ano – parte 2
  • Questões sobre os Cinco Sentidos – 6º ano
  • Questões de Função Quadrática – 9º ano
  • Questões sobre Feudalismo para – 6º ano
  • Questões sobre os Cinco Reinos – 7º ano – parte 2
© 2024 Sisu.pro.br - Seu Site de Notícias.
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
  • App Caixa Tem: Baixar App, Entrar e Login
  • Assistente Virtual Bolsa Família
  • Bolsa Família
  • Bolsa Família
  • Consulte seu Bolsa Família
  • Contato
  • Expediente
  • Política de Privacidade
  • Pre Curso de Maquiagem
  • Quem Somos
  • Resultado do SISU – LP
  • Teste Sitebot

© 2024 Sisu.pro.br - Seu Site de Notícias.

0

CARREGANDO… AGUARDE!