Estudar por questões é uma das melhores maneiras de fixar o conteúdo. A prática regular com exercícios pode melhorar significativamente seu desempenho.
Além disso, as questões ajudam a familiarizar-se com o estilo das provas, tornando o estudo mais eficaz. Vamos começar!
Questões: Estudar por Questões Funciona
01) Uma caixa é deslocada sobre uma superfície horizontal com uma força de 50 N. O coeficiente de atrito cinético entre a caixa e a superfície é de 0,2. Assinale a alternativa que representa a força de atrito que age sobre a caixa.
Leia também:
02) Um carro percorrendo uma curva tem um raio de 20 m e atinge uma velocidade de 15 m/s. Assinale a alternativa que representa a aceleração centrípeta do carro.
03) Um bloco de metal é colocado em um recipiente com água e tem uma densidade de 8 g/cm³. Se o recipiente contém água com densidade de 1 g/cm³, qual a alternativa que melhor descreve a situação do bloco quando imerso na água?
04) Um circuito elétrico é composto por uma resistência de 50 Ω e uma tensão de 220 V. Assinale a alternativa que representa a corrente elétrica que flui pelo circuito.
05) Na tabela periódica, o elemento químico sódio (Na) possui uma estrutura em camadas. Assinale a alternativa que contemple corretamente o número de elétrons na camada de valência desse elemento.
06) No gráfico de uma função quadrática, a forma geral é dada por f(x) = ax² + bx + c. Assinale a alternativa que melhor descreve a característica fundamental desse gráfico quando a < 0.
07) Um estudante observa a taxa de crescimento de uma planta, que aumenta a cada dia em 5 cm. Considerando que na observação inicial a planta tinha 10 cm, assinale a alternativa que representa a altura total da planta após 10 dias.
08) Na evolução do pensamento político, um escritor famoso afirmou que “o homem é o lobo do homem”. Em que obra essa ideia foi oficialmente notada e como a afirmação pode ser interpretada? Assinale a alternativa que traz a interpretação correta.
09) Um experimento químico envolve a reação entre dois elementos, A e B, que se combinam para formar C. Se 2 moles de A reagem com 3 moles de B, assinale a alternativa que indica qual é a proporção estaquiométrica correta de A para B na formação de C.
10) Um grupo de estudantes está estudando os principais movimentos artísticos do século 20 e decide analisar a influência do cubismo. Assinale a alternativa que apresenta um artista famoso desse movimento e destaque a contribuição dessa corrente artística.