Sisu
  • Início
  • Contato
  • Expediente
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Contato
  • Expediente
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
Sisu
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
Home Exercícios

Carboidratos: Questões 2

Teste seus conhecimentos com questões interativas: Carboidratos: Questões 2.

Por
11 de junho de 2026
em Exercícios
Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no TelegramCompartilhar no Email

Os carboidratos desempenham funções energéticas, estruturais e de reconhecimento celular, sendo estudados tanto na Bioquímica quanto na Fisiologia. No Ensino Médio, compreender suas classificações, ligações glicosídicas, propriedades químicas e participação no metabolismo ajuda a interpretar fenômenos como digestão, regulação glicêmica e armazenamento de energia nos seres vivos.

Além do contexto biológico, os carboidratos aparecem em processos industriais, análise de alimentos e experimentos laboratoriais. Questões mais desafiadoras sobre esse tema exigem relacionar estrutura molecular e função, distinguindo, por exemplo, monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos, bem como substâncias redutoras, isomeria e comportamento em reações de hidrólise e fermentação.

Carboidratos: Questões 2

Questão 01

Durante uma aula prática, estudantes compararam amostras de glicose, sacarose, amido e celulose quanto à solubilidade em água e à capacidade de sofrer hidrólise enzimática no organismo humano. Considerando a estrutura dessas substâncias, qual alternativa descreve corretamente uma diferença relevante entre amido e celulose?

Gabarito: alternativa B). Correto. Ambos são polímeros de glicose, mas o amido tem ligações alfa e a celulose, beta, afetando forma e digestibilidade.

Comentários por alternativa:

  • A) Ambos são constituídos por glicose. A principal diferença está na orientação das ligações glicosídicas, não no monossacarídeo.
  • B) Correto. Ambos são polímeros de glicose, mas o amido tem ligações alfa e a celulose, beta, afetando forma e digestibilidade.
  • C) O amido não é polímero de frutose. Ele também é formado por glicose, organizada em amilose e amilopectina.
  • D) As funções estão invertidas. O amido é reserva energética vegetal, e a celulose tem função estrutural na parede celular.
  • E) Nem amido nem celulose são dissacarídeos. Ambos são polissacarídeos formados por muitas unidades de glicose.

Questão 02

Em um exame laboratorial, duas soluções aquosas foram testadas com o reagente de Benedict após aquecimento. A solução 1 deu resultado positivo, e a solução 2 não reagiu. Sabendo que ambas continham carboidratos puros, qual combinação é mais compatível com o experimento?

Gabarito: alternativa D). Correto. A glicose é açúcar redutor, enquanto a sacarose não apresenta poder redutor nas condições usuais do teste.

Comentários por alternativa:

  • A) A frutose pode reagir no teste em meio alcalino. Já a celulose é insolúvel e não corresponde bem ao contexto.
  • B) Está invertido. A sacarose não reage como açúcar redutor, enquanto a glicose reage positivamente.
  • C) A maltose é redutora. Se estivesse na solução 2, seria esperado resultado positivo no teste de Benedict.
  • D) Correto. A glicose é açúcar redutor, enquanto a sacarose não apresenta poder redutor nas condições usuais do teste.
  • E) Lactose e galactose são redutoras. Nessa combinação, as duas soluções tenderiam a apresentar resultado positivo.

Questão 03

Um atleta consumiu uma refeição rica em carboidratos cerca de duas horas antes de um treino intenso. Durante a atividade, parte da glicose circulante foi utilizada rapidamente e outra parte havia sido armazenada previamente. Em humanos, a principal forma de armazenamento de carboidratos disponível para mobilização rápida é:

Gabarito: alternativa A). Correto. O glicogênio é o polissacarídeo de reserva em animais, especialmente em fígado e músculos.

Comentários por alternativa:

  • A) Correto. O glicogênio é o polissacarídeo de reserva em animais, especialmente em fígado e músculos.
  • B) Celulose é polissacarídeo estrutural vegetal. Não compõe reserva energética de animais nem tecido conjuntivo humano.
  • C) A sacarose não é a principal forma de armazenamento em humanos. Ela é um dissacarídeo obtido na dieta.
  • D) Amido é reserva energética de plantas, não de células hepáticas humanas.
  • E) Lactose é o açúcar do leite. Não é sintetizada no fígado como reserva energética corporal.
Publicidade

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Questão 04

Na digestão humana, diferentes enzimas atuam sobre carboidratos em etapas específicas. Considerando a digestão do amido, qual sequência descreve corretamente um processo fisiológico compatível com esse tema?

Gabarito: alternativa E). Correto. A digestão do amido começa na boca e é finalizada no intestino, gerando monossacarídeos para absorção.

Comentários por alternativa:

  • A) Amido não é convertido em glicogênio no lúmen intestinal para absorção. A absorção ocorre principalmente como monossacarídeos.
  • B) Pepsina atua sobre proteínas, e a bile emulsifica lipídios; nenhuma delas digere amido ou maltose.
  • C) Lactase atua sobre lactose, não sobre amido. Sacarose também não é produto da digestão do amido.
  • D) Humanos não produzem celulase digestiva. Além disso, celobiose não é produto típico da digestão humana do amido.
  • E) Correto. A digestão do amido começa na boca e é finalizada no intestino, gerando monossacarídeos para absorção.

Questão 05

Em um laboratório, foi proposta a hidrólise completa da sacarose, produzindo monossacarídeos que poderiam entrar na glicólise após transformações metabólicas adequadas. Quais são os produtos diretos dessa hidrólise?

Gabarito: alternativa C). Correto. A sacarose é um dissacarídeo formado por glicose e frutose.

Comentários por alternativa:

  • A) A sacarose não contém galactose em sua composição.
  • B) Glicose e galactose formam a lactose, não os produtos da hidrólise da sacarose.
  • C) Correto. A sacarose é um dissacarídeo formado por glicose e frutose.
  • D) Duas glicoses resultam da hidrólise da maltose, não da sacarose.
  • E) Maltose não é produto direto da quebra da sacarose.

Questão 06

Pesquisadores compararam polissacarídeos estruturais e de reserva em diferentes seres vivos. Em relação à quitina, ao glicogênio e à celulose, qual alternativa apresenta uma associação correta entre substância e função predominante?

Gabarito: alternativa B). Correto. Quitina é estrutural, glicogênio é reserva animal e celulose compõe a parede celular vegetal.

Comentários por alternativa:

  • A) Quitina não é reserva energética, e glicogênio não tem função de revestimento celular.
  • B) Correto. Quitina é estrutural, glicogênio é reserva animal e celulose compõe a parede celular vegetal.
  • C) Nenhum desses polissacarídeos exerce essas funções. São associações biológicas inadequadas.
  • D) Animais não possuem parede celular. Além disso, sementes armazenam amido, não glicogênio.
  • E) Celulose não é reserva em fungos, e glicogênio não desempenha função enzimática.

Questão 07

Uma equipe analisou dois monossacarídeos de fórmula molecular C6H12O6. Embora apresentassem a mesma fórmula, eles diferiam na organização dos átomos e no comportamento metabólico. Essa situação exemplifica principalmente o conceito de:

Gabarito: alternativa E). Correto. Glicose e frutose, por exemplo, são isômeros com mesma fórmula molecular e estruturas diferentes.

Comentários por alternativa:

  • A) Eletrólise não define a relação entre compostos orgânicos com mesma fórmula e estruturas distintas.
  • B) Polimerização forma macromoléculas, mas não explica dois monossacarídeos distintos com mesma fórmula molecular.
  • C) Saponificação relaciona-se a ésteres e lipídios, não à comparação estrutural entre monossacarídeos isômeros.
  • D) Neutralização envolve reação entre ácido e base, não diferença estrutural entre compostos de mesma fórmula.
  • E) Correto. Glicose e frutose, por exemplo, são isômeros com mesma fórmula molecular e estruturas diferentes.

Questão 08

Em um rótulo nutricional, um alimento informa conter grande quantidade de fibras insolúveis formadas majoritariamente por polissacarídeos vegetais não digeridos por enzimas humanas. A principal substância associada a essa descrição é:

Gabarito: alternativa A). Correto. A celulose é fibra vegetal e não é digerida por humanos devido às ligações beta entre glicoses.

Comentários por alternativa:

  • A) Correto. A celulose é fibra vegetal e não é digerida por humanos devido às ligações beta entre glicoses.
  • B) Glicogênio é digestível e é reserva animal, não principal fibra insolúvel de origem vegetal.
  • C) Maltose é dissacarídeo digestível, não fibra insolúvel vegetal.
  • D) Lactose pode ser digerida pela lactase; não corresponde à principal fibra vegetal insolúvel.
  • E) Sacarose é digerível por ação da sacarase, não sendo classificada como fibra insolúvel.

Questão 09

Em uma fermentação alcoólica realizada por leveduras, a glicose é convertida em etanol e CO2 em condições adequadas. Sobre o papel biológico da glicose nesse processo, a interpretação correta é que ela atua como:

Gabarito: alternativa D). Correto. A glicose é o substrato orgânico degradado para obtenção de energia na fermentação.

Comentários por alternativa:

  • A) Embora possa participar de sínteses celulares, esse não é seu papel principal no processo fermentativo descrito.
  • B) Glicose não é enzima. Ela é molécula reagente utilizada no metabolismo energético.
  • C) Na fermentação alcoólica, a glicose é consumida, não produzida como produto final.
  • D) Correto. A glicose é o substrato orgânico degradado para obtenção de energia na fermentação.
  • E) Na fermentação, a glicose não atua como aceptor final de elétrons.

Questão 10

Um estudante afirmou que a lactose e a sacarose são semelhantes por serem dissacarídeos, mas diferem quanto ao caráter redutor. Para avaliar essa afirmação, considere a estrutura dessas moléculas. Qual alternativa está correta?

Gabarito: alternativa C). Correto. Na lactose há carbono anomérico livre; na sacarose, os dois anoméricos participam da ligação.

Comentários por alternativa:

  • A) Gerar glicose após hidrólise não torna a sacarose redutora antes da quebra da molécula.
  • B) A presença de galactose não impede poder redutor. A lactose é redutora, e a sacarose não.
  • C) Correto. Na lactose há carbono anomérico livre; na sacarose, os dois anoméricos participam da ligação.
  • D) Nem todo dissacarídeo é redutor. Depende da existência de carbono anomérico livre.
  • E) A lactose pode sofrer rearranjos associados ao carbono anomérico livre e, por isso, é redutora.
Receba 2 Listas de Exercícios toda semana e se prepare para o Enem 2026. Botão Entrar no WhatsApp - Grupo VIP
CompartilharTweetEnviarCompartilharEnviar
Notícia Anterior

Questões: Modernismo: com gabarito

Próxima Notícia

Questões sobre verbos 6º ano

Postagens Relacionadas

Exercícios

Questões sobre animais invertebrados para Ensino Fundamental

Por
10 de agosto de 2026
Exercícios

Questões sobre animais vertebrados para Ensino Fundamental

Por
10 de agosto de 2026
Próxima Notícia

Questões sobre verbos 6º ano

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Pesquisar

Nenhum Resultado
Ver todos os resultados

Últimas Notícias

  • Questões sobre animais invertebrados para Ensino Fundamental
  • Residência USP 2027 aceita inscrições até 4 de setembro e reúne vagas em 14 profissões
  • Veja como solicitar a Bolsa Permanência Prouni de R$ 700 e quais cursos podem entrar
  • Questões sobre animais vertebrados para Ensino Fundamental
  • Pedido de isenção da Unifesp 2027 vale só para Medicina; veja quem pode solicitar o benefício
© 2024 Sisu.pro.br - Seu Site de Notícias.
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
  • App Caixa Tem: Baixar App, Entrar e Login
  • Assistente Virtual Bolsa Família
  • Bolsa Família
  • Bolsa Família
  • Consulte seu Bolsa Família
  • Contato
  • Expediente
  • Política de Privacidade
  • Portugues
    • Dúvidas de português
  • Pre Curso de Maquiagem
  • Quem Somos
  • Questões de História
  • Resultado do SISU – LP
  • Resumos de História
  • Teste Sitebot

© 2024 Sisu.pro.br - Seu Site de Notícias.

0

CARREGANDO… AGUARDE!