Sisu
  • Início
  • Contato
  • Expediente
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Contato
  • Expediente
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
Sisu
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
Home Exercícios

Questões sobre sujeitos históricos

Teste seus conhecimentos com questões interativas: Questões sobre sujeitos históricos.

Por
11 de junho de 2026
em Exercícios
Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no TelegramCompartilhar no Email

Na História, os sujeitos históricos são indivíduos e grupos que participam da construção dos processos sociais, políticos, culturais e econômicos. Eles não se resumem a grandes líderes: trabalhadores, mulheres, povos indígenas, africanos escravizados, movimentos sociais e instituições também atuam na transformação do tempo histórico.

Ao estudar sujeitos históricos, o estudante percebe que a História é feita por múltiplas vozes e interesses, em diferentes escalas. Isso ajuda a analisar fontes, conflitos, permanências e mudanças, compreendendo que a ação humana acontece em contextos marcados por relações de poder.

Questões sobre sujeitos históricos

Questão 01

1. Em uma aula sobre a Independência do Brasil, a professora propõe analisar quem participou desse processo além de D. Pedro. Qual interpretação melhor expressa a ideia de sujeitos históricos?

Gabarito: alternativa A). Correto. Sujeitos históricos envolvem diferentes grupos sociais que participam ativamente dos processos.

Comentários por alternativa:

  • A) Correto. Sujeitos históricos envolvem diferentes grupos sociais que participam ativamente dos processos.
  • B) Ignora a participação social ampla e reduz o processo a uma liderança individual.
  • C) Limita indevidamente os sujeitos históricos aos governantes e exclui outros agentes.
  • D) Desconsidera relações sociais, conflitos e conexões entre grupos no processo histórico.
  • E) Trata a população como passiva, contrariando a noção de ação humana na História.

Questão 02

2. Em uma discussão sobre a escravidão no Brasil, um estudante afirma que pessoas escravizadas não podem ser vistas como sujeitos históricos porque estavam submetidas à violência. Qual resposta melhor contesta essa afirmação?

Gabarito: alternativa A). Correto. Mesmo sob coerção, pessoas escravizadas agiram historicamente por meio de resistências e estratégias de vida.

Comentários por alternativa:

  • A) Correto. Mesmo sob coerção, pessoas escravizadas agiram historicamente por meio de resistências e estratégias de vida.
  • B) Confunde opressão com ausência total de ação histórica, o que não se sustenta.
  • C) Exclui os escravizados da análise e reduz a História aos dominadores.
  • D) Desvaloriza fontes e experiências de resistência, fundamentais para compreender o período.
  • E) Tira a agência dos oprimidos e limita a explicação histórica às normas escritas.

Questão 03

3. Ao estudar a Revolução Francesa, a turma analisa panfletos, cartazes e relatos de diferentes grupos sociais. O que esse trabalho revela sobre os sujeitos históricos?

Gabarito: alternativa A). Correto. A revolução envolveu diversos grupos sociais, e suas ações ajudam a compreender a dinâmica do processo.

Comentários por alternativa:

  • A) Correto. A revolução envolveu diversos grupos sociais, e suas ações ajudam a compreender a dinâmica do processo.
  • B) Reduz o processo a intelectuais e ignora a ação social concreta.
  • C) Confunde uso de fontes com substituição da análise histórica dos sujeitos.
  • D) Restringe sujeitos históricos a cargos formais e exclui a sociedade.
  • E) Apaga conflitos sociais reais e transforma o processo em algo abstrato.
Publicidade



Questão 04

4. Em uma aula sobre a ditadura militar no Brasil, o professor destaca greves operárias, movimento estudantil e campanhas por anistia. O que esse exemplo mostra sobre os sujeitos históricos?

Gabarito: alternativa A). Correto. Movimentos sociais atuaram como sujeitos históricos ao pressionar e disputar rumos políticos.

Comentários por alternativa:

  • A) Correto. Movimentos sociais atuaram como sujeitos históricos ao pressionar e disputar rumos políticos.
  • B) Desconsidera a pressão social sobre a abertura política e exagera a ação militar.
  • C) Apaga a importância política de estudantes e trabalhadores na resistência.
  • D) Nega a influência histórica dos movimentos sociais, o que contraria a evidência histórica.
  • E) Reduz a História às instituições e ignora a produção de fontes pelos movimentos.

Questão 05

5. Ao estudar os povos indígenas no Brasil colonial e contemporâneo, a professora pede que os alunos pensem em protagonismo histórico. Qual alternativa expressa melhor essa ideia?

Gabarito: alternativa A). Correto. Povos indígenas são sujeitos históricos que agem e resistem em diferentes períodos.

Comentários por alternativa:

  • A) Correto. Povos indígenas são sujeitos históricos que agem e resistem em diferentes períodos.
  • B) Trata os povos indígenas como passivos e exclui sua ação histórica.
  • C) Apaga a longa trajetória indígena anterior a 1988.
  • D) Desconhece a atuação contemporânea indígena nos processos históricos.
  • E) Separa de forma incorreta a história indígena da formação do Brasil.

Questão 06

6. Em uma atividade sobre História local, os estudantes entrevistam moradores antigos, comerciantes e lideranças comunitárias para estudar a transformação de um bairro. Qual conclusão sobre sujeitos históricos é mais adequada?

Gabarito: alternativa A). Correto. A história local também é feita por sujeitos diversos e suas experiências coletivas.

Comentários por alternativa:

  • A) Correto. A história local também é feita por sujeitos diversos e suas experiências coletivas.
  • B) Desvaloriza a escala local, onde também há sujeitos históricos importantes.
  • C) Confunde experiência individual com ausência de ação social coletiva.
  • D) Supervaloriza uma única fonte e empobrece a interpretação histórica.
  • E) Separa memória e História de modo inadequado e subestima a ação comunitária.

Questão 07

7. Em um debate, um aluno diz que a História deve estudar só grandes líderes, pois eles tomam decisões decisivas. Qual crítica está mais de acordo com o conceito de sujeitos históricos?

Gabarito: alternativa A). Correto. A História envolve lideranças e também outros grupos com atuação concreta.

Comentários por alternativa:

  • A) Correto. A História envolve lideranças e também outros grupos com atuação concreta.
  • B) Exagera na negação da liderança e apaga formas de organização social.
  • C) Limita a História a chefes políticos e militares, excluindo outros agentes.
  • D) Reduz a análise histórica a cronologia, sem interpretar sujeitos e contextos.
  • E) Troca um reducionismo por outro, ignorando a ação social direta.

Questão 08

8. Ao analisar a campanha abolicionista, a turma observa jornais, saraus, fugas, ações parlamentares e pressões populares. O que essa combinação permite compreender?

Gabarito: alternativa A). Correto. A abolição resultou de pressões e ações de diferentes sujeitos históricos.

Comentários por alternativa:

  • A) Correto. A abolição resultou de pressões e ações de diferentes sujeitos históricos.
  • B) Exagera o papel de uma pessoa e ignora mobilizações anteriores.
  • C) Confunde circulação de ideias com substituição da ação política.
  • D) Apresenta a abolição como espontânea, sem conflito histórico.
  • E) Exclui sujeitos concretos da explicação e exagera um fator externo.

Questão 09

9. Em um trabalho sobre migrações internas no Brasil, os alunos estudam famílias que se deslocaram em busca de trabalho, moradia e melhores condições de vida. Como esses grupos podem ser entendidos historicamente?

Gabarito: alternativa A). Correto. Migrações revelam ação humana diante de desigualdades e transformações sociais.

Comentários por alternativa:

  • A) Correto. Migrações revelam ação humana diante de desigualdades e transformações sociais.
  • B) Ignora os efeitos sociais e históricos das migrações.
  • C) Substitui sujeitos por dados abstratos e empobrece a análise.
  • D) Desconecta migração de contextos econômicos e políticos reais.
  • E) Trata experiências coletivas como irrelevantes para a História.

Questão 10

10. Uma questão de prova apresenta a frase: “Os sujeitos históricos são múltiplos e sua ação depende do tempo e do contexto em que vivem.” Qual interpretação está mais correta?

Gabarito: alternativa A). Correto. A ação histórica depende do contexto e das relações sociais de cada período.

Comentários por alternativa:

  • A) Correto. A ação histórica depende do contexto e das relações sociais de cada período.
  • B) Desconsidera que o contexto molda as possibilidades de ação.
  • C) Retira a ação humana do processo histórico, contrariando o enunciado.
  • D) Substitui análise histórica por explicação naturalizante.
  • E) Confunde sujeito histórico com registro documental estatal.
Receba 2 Listas de Exercícios toda semana e se prepare para o Enem 2026. Botão Entrar no WhatsApp - Grupo VIP
CompartilharTweetEnviarCompartilharEnviar
Notícia Anterior

Questões sobre narrativas históricas – parte 2

Próxima Notícia

Questões sobre sujeitos históricos – parte 2

Postagens Relacionadas

Exercícios

Questões sobre Napoleão Bonaparte

Por
11 de junho de 2026
Exercícios

Questões sobre Era Napoleônica – parte 2

Por
11 de junho de 2026
Próxima Notícia

Questões sobre sujeitos históricos - parte 2

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Pesquisar

Nenhum Resultado
Ver todos os resultados

Últimas Notícias

  • Questões sobre Napoleão Bonaparte
  • Questões sobre Era Napoleônica – parte 2
  • Questões sobre período do Terror – parte 2
  • Questões sobre período do Terror
  • Questões sobre girondinos – parte 2
© 2024 Sisu.pro.br - Seu Site de Notícias.
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
  • App Caixa Tem: Baixar App, Entrar e Login
  • Assistente Virtual Bolsa Família
  • Bolsa Família
  • Bolsa Família
  • Consulte seu Bolsa Família
  • Contato
  • Expediente
  • Política de Privacidade
  • Pre Curso de Maquiagem
  • Quem Somos
  • Resultado do SISU – LP
  • Teste Sitebot

© 2024 Sisu.pro.br - Seu Site de Notícias.

0

CARREGANDO… AGUARDE!