Sisu
  • Início
  • Contato
  • Expediente
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Contato
  • Expediente
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
Sisu
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
Home Exercícios

Questões sobre FEB – parte 2

Teste seus conhecimentos com questões interativas: Questões sobre FEB - parte 2.

Por
12 de junho de 2026
em Exercícios
Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no TelegramCompartilhar no Email

A Força Expedicionária Brasileira (FEB) participou da campanha da Itália na Segunda Guerra Mundial entre 1944 e 1945, integrando as tropas aliadas no combate ao nazifascismo. O tema envolve desde o contexto político do Estado Novo até o cotidiano dos combatentes brasileiros em um conflito de grande escala.

Estudar a FEB ajuda a compreender a participação do Brasil na guerra, os efeitos internos do conflito, a experiência dos soldados e a construção de memórias sobre o episódio. As questões a seguir retomam esses aspectos históricos com foco em análise e interpretação.

Questões sobre FEB – parte 2

Publicidade




Questão 01

A entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial foi resultado de um processo político e militar que se intensificou ao longo de 1942. Entre os fatores que ajudaram a aproximar o país dos Aliados, destaca-se

Gabarito: alternativa B). Correta. Os ataques a navios brasileiros foram decisivos para o abandono da neutralidade e a aproximação com os Aliados.

Comentários por alternativa:

  • A) A neutralidade não se manteve diante dos ataques e da pressão interna.
  • B) Correta. Os ataques a navios brasileiros foram decisivos para o abandono da neutralidade e a aproximação com os Aliados.
  • C) O Brasil não firmou tratado militar com a Alemanha nesse contexto.
  • D) Não houve ocupação militar do Brasil por tropas estadunidenses.
  • E) O Estado Novo não foi substituído por eleições diretas em 1942.

Questão 02

A criação da Força Expedicionária Brasileira deve ser entendida dentro da organização militar do país no contexto da guerra. Sobre a FEB, é correto afirmar que ela foi

Gabarito: alternativa D). Correta. A FEB foi uma força terrestre brasileira enviada à Itália para combater ao lado dos Aliados.

Comentários por alternativa:

  • A) Não era uma força de propaganda nem composta só por civis.
  • B) Não foi formada por refugiados europeus sob comando britânico.
  • C) A FEB não foi uma frota naval.
  • D) Correta. A FEB foi uma força terrestre brasileira enviada à Itália para combater ao lado dos Aliados.
  • E) A FEB não foi enviada ao Norte da África.

Questão 03

O slogan popular associado aos pracinhas brasileiros na Itália expressava a expectativa de resistência e coragem diante do inimigo. Essa expressão era

Gabarito: alternativa A). Correta. O ditado popular marcou a surpresa com a ida da tropa e virou símbolo da FEB.

Comentários por alternativa:

  • A) Correta. O ditado popular marcou a surpresa com a ida da tropa e virou símbolo da FEB.
  • B) É o lema da República, não da campanha.
  • C) Remete à campanha do petróleo, não à FEB.
  • D) Essa expressão não foi adotada pela FEB.
  • E) Não corresponde à memória da campanha italiana.
Publicidade




Questão 04

A participação brasileira na campanha da Itália exigiu preparação militar em ambiente diferente daquele encontrado no Brasil. Uma adaptação importante enfrentada pelos soldados foi

Gabarito: alternativa E). Correta. O clima frio e o relevo montanhoso da Itália exigiram preparação específica dos soldados brasileiros.

Comentários por alternativa:

  • A) O teatro de operações não era tropical nem amazônico.
  • B) Houve grande diferença entre a Itália e o Brasil.
  • C) A guerra não foi travada com cavalaria pesada como principal recurso.
  • D) Armamentos modernos continuaram sendo usados.
  • E) Correta. O clima frio e o relevo montanhoso da Itália exigiram preparação específica dos soldados brasileiros.

Questão 05

Durante a atuação da FEB, alguns combates ganharam destaque pela dificuldade estratégica e pela resistência das tropas alemãs. Entre esses episódios, é reconhecido historicamente

Gabarito: alternativa C). Correta. Monte Castelo foi um dos combates mais difíceis e simbólicos da participação brasileira na Itália.

Comentários por alternativa:

  • A) A FEB não chegou a Berlim.
  • B) Não houve ação da FEB em Buenos Aires.
  • C) Correta. Monte Castelo foi um dos combates mais difíceis e simbólicos da participação brasileira na Itália.
  • D) Portugal não foi ocupado pela FEB.
  • E) A FEB não participou do cerco de Varsóvia.

Questão 06

A experiência dos pracinhas brasileiros na Itália incluiu relações com a população local e com outras tropas aliadas. Um aspecto importante dessa vivência foi

Gabarito: alternativa B). Correta. A tropa conviveu com civis italianos e participou da libertação de áreas ocupadas pelo Eixo.

Comentários por alternativa:

  • A) Houve contato com aliados e com civis italianos.
  • B) Correta. A tropa conviveu com civis italianos e participou da libertação de áreas ocupadas pelo Eixo.
  • C) O comando da FEB era brasileiro, não italiano.
  • D) O alemão não foi língua oficial dos aliados.
  • E) A cooperação com aliados foi parte da campanha.

Questão 07

A propaganda e a imprensa tiveram papel relevante na formação da imagem pública da FEB no Brasil. Nesse sentido, a participação da tropa contribuiu para

Gabarito: alternativa E). Correta. A FEB alimentou patriotismo, mas também expôs tensões e contradições do período Vargas.

Comentários por alternativa:

  • A) A guerra repercutiu amplamente na sociedade brasileira.
  • B) O Exército continuou influente após a guerra.
  • C) A censura não terminou imediatamente com a guerra.
  • D) A aliança principal foi com os Aliados, não só com a URSS.
  • E) Correta. A FEB alimentou patriotismo, mas também expôs tensões e contradições do período Vargas.

Questão 08

Ao retornar ao Brasil, os combatentes da FEB encontraram um cenário político em transformação. Uma consequência importante dessa experiência foi

Gabarito: alternativa A). Correta. A participação contra o fascismo reforçou críticas ao autoritarismo e ajudou a pressionar pela democratização.

Comentários por alternativa:

  • A) Correta. A participação contra o fascismo reforçou críticas ao autoritarismo e ajudou a pressionar pela democratização.
  • B) Muitos veteranos passaram a criticar o autoritarismo.
  • C) Não houve ruptura total entre civis e militares.
  • D) Não se articulou projeto monárquico entre os veteranos.
  • E) Os ex-combatentes não assumiram o governo.

Questão 09

O estudo da FEB também envolve a análise de suas limitações e desigualdades internas. Um aspecto que aparece em pesquisas sobre o tema é

Gabarito: alternativa D). Correta. A FEB também revela desigualdades sociais e raciais presentes na sociedade brasileira da época.

Comentários por alternativa:

  • A) A participação não foi socialmente homogênea.
  • B) Mulheres não ocuparam majoritariamente o combate direto.
  • C) As hierarquias sociais não desapareceram no Exército.
  • D) Correta. A FEB também revela desigualdades sociais e raciais presentes na sociedade brasileira da época.
  • E) A segregação racial não terminou por decreto aliado.

Questão 10

Ao comparar a FEB com outros aspectos da história brasileira, muitos historiadores observam que sua memória pública foi construída de modo seletivo. Isso significa que

Gabarito: alternativa C). Correta. A memória da FEB foi marcada por seleção de fatos, exaltação heroica e também silenciamentos.

Comentários por alternativa:

  • A) A FEB permaneceu presente em várias formas de memória.
  • B) Há documentação e pesquisa sobre a campanha.
  • C) Correta. A memória da FEB foi marcada por seleção de fatos, exaltação heroica e também silenciamentos.
  • D) A participação brasileira teve reconhecimento entre aliados.
  • E) A FEB participou de batalhas reais na Itália.

Continue estudando este tema

  • QuestõesQuestões sobre FEB

Receba 2 Listas de Exercícios toda semana e se prepare para o Enem 2026. Botão Entrar no WhatsApp - Grupo VIP
CompartilharTweetEnviarCompartilharEnviar
Notícia Anterior

Questões sobre FEB

Próxima Notícia

Questões sobre República Populista

Postagens Relacionadas

Exercícios

Questões discursivas sobre a Segunda Guerra Mundial – 9º ano – parte 2

Por
27 de setembro de 2026
Exercícios

Questões fáceis de raciocínio lógico em PDF – 6º ano – parte 2

Por
27 de setembro de 2026
Próxima Notícia

Questões sobre República Populista

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Pesquisar

Nenhum Resultado
Ver todos os resultados

Últimas Notícias

  • Uni-Facef aplica hoje as provas do Vestibular 2027 às 14h
  • Provas da Residência USP 2027 acontecem hoje (27), às 13h
  • Vestibular UFG 2027: provas acontecem (27) hoje em dois turnos hoje (27)
  • Provas do extravestibular da UFT 2027 acontecem hoje em Arraias, Gurupi e Palmas
  • Prazo para recursos do Vestibular de Medicina UniGuairacá termina hoje (27)
© 2024 Sisu.pro.br - Seu Site de Notícias.
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
  • Agenda de vestibulares 2027: inscrições, provas e resultados
  • App Caixa Tem: Baixar App, Entrar e Login
  • Assistente Virtual Bolsa Família
  • Bolsa Família
  • Bolsa Família
  • Consulte seu Bolsa Família
  • Contato
  • Expediente
  • Política de Privacidade
  • Portugues
    • Dúvidas de português
  • Pre Curso de Maquiagem
  • Quem Somos
  • Questões de História
  • Resultado do SISU – LP
  • Resumos de História
  • Teste Sitebot

© 2024 Sisu.pro.br - Seu Site de Notícias.

0

CARREGANDO… AGUARDE!