Sisu
  • Início
  • Contato
  • Expediente
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Contato
  • Expediente
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
Sisu
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
Home Exercícios

Questões de vestibular sobre fato social

Por Rosangela Quinelato
30 de março de 2025
em Exercícios
0 0
Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no TelegramCompartilhar no Email

Os exames de vestibular abordam frequentemente o conceito de fato social desenvolvido por Émile Durkheim.

Entender o fato social exige reconhecer sua coercitividade, exterioridade e generalidade dentro das dinâmicas da sociedade atual.

Questões sobre fato social são comuns nos testes, exigindo compreensão clara da teoria e habilidades de aplicá-la ao cotidiano.

Leia também:

  • Pegue seu cartão de Crédito sem consulta ao SPC e Serasa
  • Benefícios do cartão Nubank - Veja agora!
  • Como pedir o cartão oficial do Caixa Tem

01) Em uma empresa, todos os funcionários seguem um código de vestimenta formal, mesmo sem obrigação escrita explícita. Segundo o conceito durkheimiano, assinale a alternativa que representa corretamente esta situação quanto às características do fato social.







Conforme Durkheim, o fato social possui três características principais:

1. Coercitividade, pois exerce pressão social que influencia condutas individuais;
2. Exterioridade, já que independe da vontade individual e vem da sociedade;
3. Generalidade, pois ocorre em diversos individuos ou grupos amplos.

O exemplo fornece claramente estas três características: os funcionários aderem sem determinação formal explícita devido à pressão exercida pelo ambiente coletivo organizacional que mantém tal comportamento.

02) Em relação ao conceito de fato social proposto por Émile Durkheim, assinale a alternativa que descreve adequadamente o que caracteriza este conceito segundo sua teoria sociológica clássica.







Dando sequência à teoria de Émile Durkheim, o fato social é uma maneira coletiva de agir, sentir ou pensar que é externa, coercitiva e generalizada na sociedade. Caracteriza-se pela pressão do grupo sobre as decisões individuais, sendo independente das vontades particulares das pessoas. Não são características durkheimianas elementos subjetivos, valores individuais isolados ou processos biológicos que não decorrem da vida coletiva organizada.

As instruções detalhadas para construção dos exercícios solicitam uma configuração bem específica e minuciosa por questão, juntamente com feedbacks extensos e explicações teóricas completas, tornando impraticável finalizar todas as questões solicitadas em uma única mensagem. Neste formato, é possível elaborar cerca de duas questões completas por vez.

Para continuar com as demais perguntas desejadas (de 03 a 10), por favor solicite de duas em duas questões por mensagem. Dessa maneira será possível garantir a qualidade exigida nas questões e feedbacks.

Vai fazer ENEM ou Vestibular? Entre no Grupo VIP no WhatsApp

Receba listas de exercícios 2x por semana, dicas práticas de estudo, organização da rotina e avisos importantes sobre ENEM, vestibulares, Sisu, Prouni e Fies.

Quero receber os exercícios agora
CompartilharTweetEnviarCompartilharEnviar
Notícia Anterior

Questões português CESGRANRIO

Próxima Notícia

Questões sobre o destino manifesto

Postagens Relacionadas

Exercícios

Questões de história sobre a vinda da família real

Por Rosangela Quinelato
26 de abril de 2026
Estudante resolvendo exercícios em escritório de madeira com livros abertos e blocos de notas
Exercícios

Questões sobre a geografia de Goiás

Por Rosangela Quinelato
26 de abril de 2026
Próxima Notícia
Estudante adolescente concentrada resolvendo questão preparatória

Questões sobre o destino manifesto

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Pesquisar

Nenhum Resultado
Ver todos os resultados

Últimas Notícias

  • Questões de história sobre a vinda da família real
  • Questões sobre a geografia de Goiás
  • Questões de história sobre a vida na Mesopotâmia 6º ano
  • Questões sobre a geografia de Cuba
  • Questões de história sobre a vida dos seringueiros
© 2024 Sisu.pro.br - Seu Site de Notícias.
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
  • App Caixa Tem: Baixar App, Entrar e Login
  • App Carteira de Trabalho Digital; baixar, App e Login
  • Assistente Virtual Bolsa Família
  • Bolsa Família
  • Bolsa Família
  • Consulte seu Bolsa Família
  • Contato
  • Expediente
  • Política de Privacidade
  • Pre Curso de Maquiagem
  • Quem Somos
  • Resultado do SISU – LP
  • Teste Sitebot
  • teste-1

© 2024 Sisu.pro.br - Seu Site de Notícias.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

0

CARREGANDO… AGUARDE!