Sisu
  • Início
  • Contato
  • Expediente
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Contato
  • Expediente
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
Sisu
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
Home Exercícios

Questões de Diagramas Lógicos para Concursos

Por Rosangela Quinelato
23 de abril de 2025
em Exercícios
0 0
Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no TelegramCompartilhar no Email

Questões de Diagramas Lógicos para Concursos são fundamentais para testes de raciocínio lógico e resolução de problemas. Elas frequentemente aparecem em vestibulares e no ENEM, desafiando candidatos a pensar criticamente. Dominar esses conceitos pode ser decisivo para obter uma boa pontuação.

As questões abordam desde proposições simples até raciocínios mais complexos, que exigem uma análise cuidadosa. A prática com diagramas lógicos pode aprimorar a agilidade e a precisão nas respostas. A compreensão profunda desses conceitos é uma ferramenta valiosa para o sucesso acadêmico e profissional.

A seguir, você encontrará uma lista de exercícios criados para desenvolver suas habilidades em raciocínio lógico, importantes para a sua jornada nos vestibulares.

Leia também:

  • Pegue seu cartão de Crédito sem consulta ao SPC e Serasa
  • Benefícios do cartão Nubank - Veja agora!
  • Como pedir o cartão oficial do Caixa Tem

01) Em uma sala de aula, 60% dos alunos estão usando óculos e 40% estão usando fones de ouvido. Sabendo que 20% dos alunos que usam óculos também usam fones de ouvido, quantos alunos usam apenas um ou outro?







Resolução Detalhada:
Considerando 100 alunos, temos 60 com óculos e 40 com fones. Desses, 20% de 60, ou seja, 12 alunos usam ambos. Assim, (60 + 40 – 12 = 88). Portanto, 88% representam estudantes usando um ou outro.

02) Em uma pesquisa, 70% dos entrevistados preferem café, 50% preferem chá e 20% afirmam gostar de ambos. Considerando 100 pessoas, quantas gostam só de café ou só de chá?







Resolução Detalhada:
Café: 70%, Chá: 50%, Ambos: 20%. Isso resulta em: (70 + 50 – 20) = 100% ajustados. Os que preferem só café ou chá são: 70 – 20 = 50 e 50 – 20 = 30. Então 50 + 30 = 80, e não é uma totalização precisa.

03) Um grupo de amigos decidiu organizar uma festa, mas 30% dos convidados disseram que não iriam. Entre os que disseram que iriam, 50% costumam levar um amigo. Se o grupo tinha 200 pessoas convidadas, quantas levariam amigos?







Resolução Detalhada:
200 – 30% = 140 confirmados. Destes, 50% levam amigos, o que resulta em 70 levando um amigo.

04) Em uma escola, 25% dos alunos são da série A, 30% são da série B, e 20% estão nas séries A e B. Se a escola tem 400 alunos, quantos alunos estão apenas na série A ou apenas na série B?







Resolução Detalhada:
Quantidade da série A: 25% de 400 = 100 alunos; série B: 30% de 400 = 120 alunos; interseção: 20% de 400 = 80 alunos. Portanto, estudantes somente da série A são 100 – 80 = 20. Da série B: 120 – 80 = 40. O total é 20 + 40 = 190.

05) Durante um campeonato de matemática, foi determinado que 80% dos participantes, 50% eram meninas e 30% eram meninos proficientes nas provas. Se o total de participantes foi 500, quantas meninas participarão e estão acima da média?







Resolução Detalhada:
Proficientes: 50% de 500 = 250; Meninos: 30% de 500 = 150. Então a interseção deve ser corrigida. No total, temos 210 meninas que são proficientes.

06) O aluno Carlos realizou uma pesquisa sobre as disciplinas preferidas de sua turma. Ele descobriu que 40% preferem matemática, 30% preferem português e 10% das preferências incluem os dois. Se a turma possui 50 alunos, quantos alunos preferem apenas matemática ou apenas português?







Resolução Detalhada:
Matemática: 20 alunos, Português: 15 alunos, Interseção: 5 alunos. Desse modo, temos 20 – 5 = 15 alunos em Matemática e 15 – 5 = 10 alunos em Português, resultando em 15 + 10 = 27 alunos.

07) No zoológico, 60% dos visitantes foram observar leões, enquanto 35% aproveitaram para ver ursos. Se 10% dos visitantes se interessaram por ambos, quantos visitantes estão apenas observando leões ou ursos, se o total de visitantes foi 200?







Resolução Detalhada:
Leões: 60% (120), ursos: 35% (70) e interseção: 10% (20). Portanto, leões (120 – 20) + ursos (70 – 20) = 110, resultado totalizando 135 visitantes.

08) Durante um evento de tecnologia, um organizador notou que 75% dos participantes gostavam de programação, 50% de design, e 20% estavam interessados em ambos. Se foram 300 participantes, quantos gostavam de programação ou design, mas não de ambos?







Resolução Detalhada:
Programação: 75% (225), Design: 50% (150), Ambos: 20% (60). O total resultante é 225 + 150 – 60, resultando em 205 participantes.

09) Na votação de um conselho estudantil, 65% dos alunos votaram para o representante da turma, 25% optaram pelo representante de atividades e 15% dos alunos votaram em ambos. Se a turma possui 200 alunos, quantos votaram apenas no representante da turma ou apenas no representante de atividades?







Resolução Detalhada:
Representantes da turma: 130 alunos confirmados são 65% de 200, enquanto representantes de atividades são 50. Os totalizados 200 menos a interseção fornece o resultado de 15, resultando em 90% final para decidir as preferências estendidas.

10) Em uma pesquisa feita com 500 estudantes universitários, 40% disseram que preferem estudar pela manhã, 50% à noite, e de todos, 10% preferem ambos. Qual é o número de estudantes que estudam apenas à tarde ou à noite?







Resolução Detalhada:
40% = 200 (manhã), 50% = 250 (noite), e 10% = 50 (ambos), totalizando ajustes para confecção de 300 que se dividem como alunos que optam por estudar ao longo do dia.

Vai fazer ENEM ou Vestibular? Entre no Grupo VIP no WhatsApp

Receba listas de exercícios 2x por semana, dicas práticas de estudo, organização da rotina e avisos importantes sobre ENEM, vestibulares, Sisu, Prouni e Fies.

Quero receber os exercícios agora
CompartilharTweetEnviarCompartilharEnviar
Notícia Anterior

Questões sobre vírgula

Próxima Notícia

Questões sobre região sudeste

Postagens Relacionadas

Estudante adolescente concentrado resolvendo questão preparatória para exames.
Exercícios

Questões de história sobre a Segunda Guerra Fria

Por Rosangela Quinelato
19 de abril de 2026
Estudante estudando na biblioteca com laptop e livros sobre mesa de madeira
Exercícios

Questões de história sobre a saúde no Brasil

Por Rosangela Quinelato
18 de abril de 2026
Próxima Notícia
Estudante estudando física em casa com livro aberto no escritório

Questões sobre região sudeste

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Pesquisar

Nenhum Resultado
Ver todos os resultados

Últimas Notícias

  • Questões de história sobre a Segunda Guerra Fria
  • Questões de história sobre a saúde no Brasil
  • Questões sobre a geografia crítica
  • Questões de História sobre a Roma Antiga com Gabarito
  • Questões sobre a Geografia Contemporânea
© 2024 Sisu.pro.br - Seu Site de Notícias.
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
  • App Caixa Tem: Baixar App, Entrar e Login
  • App Carteira de Trabalho Digital; baixar, App e Login
  • Assistente Virtual Bolsa Família
  • Bolsa Família
  • Bolsa Família
  • Consulte seu Bolsa Família
  • Contato
  • Expediente
  • Política de Privacidade
  • Pre Curso de Maquiagem
  • Quem Somos
  • Resultado do SISU – LP
  • Teste Sitebot
  • teste-1

© 2024 Sisu.pro.br - Seu Site de Notícias.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

0

CARREGANDO… AGUARDE!