A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) aprovou novos cursos de graduação com ingresso pelo Sistema de Seleção Unificada a partir de 2027. Entre as novidades para a UFJF Sisu 2027 estão os bacharelados em Relações Internacionais e Letras-Libras, ambos com aulas presenciais no período noturno e 30 vagas anuais cada.
As propostas foram aprovadas pelo Conselho Superior (Consu) em reuniões realizadas nos dias 9 e 15 de outubro de 2026. Ao todo, os três novos cursos criados pela universidade somam 90 vagas anuais, incluindo também o bacharelado em Ciência de Dados e Inteligência Artificial.
A ampliação ocorre em um contexto em que o Sisu segue como uma das principais portas de entrada para o ensino superior público. Na edição mais recente, Pedagogia como curso com mais vagas e a liderança da UFRJ entre as universidades mostram a dimensão da oferta nacional no sistema.
Leia também:
Quais são os novos cursos da UFJF no Sisu 2027
Para o ingresso a partir de 2027, a UFJF aprovou três novos bacharelados:
- Ciência de Dados e Inteligência Artificial — 30 vagas anuais, com aulas à noite;
- Relações Internacionais — 30 vagas anuais, no turno noturno;
- Letras-Libras — 30 vagas anuais, no período noturno.
No recorte da UFJF Sisu 2027, os cursos de Relações Internacionais e Letras-Libras ampliam as possibilidades para candidatos interessados em formação voltada a estudos internacionais e acessibilidade linguística.
Relações Internacionais terá foco em periferias globais e relações Sul-Sul
O bacharelado em Relações Internacionais ficará vinculado ao Instituto de Ciências Humanas (ICH). A elaboração do curso contou com participação de diferentes áreas da universidade, incluindo articulações com as faculdades de Direito, Economia e Letras, a Diretoria de Relações Internacionais e a Cátedra Sérgio Vieira de Mello.
Com 2.700 horas de carga horária, o curso terá como característica a atenção às periferias globais e às relações Sul-Sul. O conteúdo abordará América Latina, África e Ásia, além de temas como direitos humanos, meio ambiente, migrações e cooperação internacional.
Para quem pretende disputar vaga no Sisu, conhecer inscrição, nota de corte, cotas e lista de espera faz parte do planejamento, assim como comparar a proposta acadêmica de cada graduação antes de escolher a opção de curso.

Letras-Libras será sediado na Faculdade de Letras
O bacharelado em Letras-Libras será sediado na Faculdade de Letras. A proposta busca ampliar a formação acadêmica relacionada à Língua Brasileira de Sinais e fortalecer a acessibilidade linguística na universidade.
A UFJF destacou a importância da nova graduação para a formação de intérpretes de Libras. Já a licenciatura concentra-se principalmente na preparação de professores.
Para o funcionamento do bacharelado, a universidade prevê a atuação de docentes e a contratação de profissionais de tradução e interpretação de Libras e Língua Portuguesa.
Turno noturno e vagas anuais
Os novos cursos aprovados pela UFJF terão aulas presenciais no período noturno. No caso de Relações Internacionais e Letras-Libras, serão 30 vagas anuais para cada curso.
O formato pode ser um fator relevante na escolha dos candidatos, especialmente para quem precisa conciliar estudos com trabalho ou outras atividades. Além do turno, a análise da carga horária e do perfil da formação pode influenciar a decisão no momento da inscrição.
Ingresso será pelo Sisu a partir de 2027
A UFJF confirmou que o ingresso nos novos cursos será feito pelo Sisu a partir de 2027. Com isso, os candidatos interessados em concorrer às vagas de Relações Internacionais e Letras-Libras deverão considerar essas graduações entre as opções disponíveis no processo seletivo da universidade.
As propostas dos novos cursos foram aprovadas pelo Consu em reuniões nos dias 9 e 15 de outubro de 2026.

