A equação do segundo grau é um tema recorrente em provas de vestibulares e no ENEM. Compreender seus fundamentos é essencial para resolver problemas práticos e teóricos. Explore as raízes, o discriminante e aplicabilidades dessa equação em diversas situações.
As questões a seguir envolvem conhecimentos práticos e conceitos teóricos sobre equação do segundo grau. Prepare-se para testes desafiadores que refletem o que você poderá encontrar nas provas de seleção. Vamos exercitar!
Questões sobre equação do segundo grau
01) Uma fábrica de móveis constatou que o volume de vendas da cadeira quadrada pode ser modelado pela equação 2x² – 12x + 10 = 0. Qual é o número de cadeiras que a fábrica espera vender, se cada cadeira custa R$ 200?
Leia também:
02) Um projeto arquitetônico estima que a área de um terreno retangular é dada pela equação da forma 3x² – 12x + 24 = 0. Considerando que a área deve ser positiva, quais são as dimensões possíveis do terreno em metros?
03) Um estudante precisa resolver a equação 4x² + 8x – 12 = 0 para calcular a altura máxima de um objeto lançado. Qual é o valor máximo que este objeto atinge em função da equação dada?
04) Um arquiteto deseja modelar a forma de uma calçada usando a equação do segundo grau 5x² – 20x + 15 = 0. Para determinar onde devem ser feitos os cortes, qual é o valor das raízes?
05) Durante uma análise de desempenho, uma empresa modelou a receita mensal usando a equação 6x² – 30x + 24 = 0, onde x representa o mês. Qual o mês em que a receita atinge o ponto de equilíbrio?
06) Ao desenvolver um aplicativo, um programa precisa alcançar um custo mínimo que é descrito pela equação 2x² – 16x + 30 = 0. Qual será o custo mínimo estimado para o desenvolvimento, considerando x como o número de desenvolvedores?
07) Em uma competição de matemática, os alunos devem resolver 2x² + 10x + 5 = 0 para encontrar o custo total de uma questão elaborada. Qual é o custo mínimo necessário para resolver a questão pelo aluno?
08) Ao explorar um tema sobre projetos sustentáveis, um grupo necessita estudar a dependência da altura de plantas em relação à água. A equação que eles encontraram foi 3x² – 18x + 27 = 0. Quais seriam os valores que representariam a altura ideal das plantas?
09) Uma empresa de tecnologia estimou o custo de produção de um novo produto utilizando a equação 4x² – 16x + 15 = 0. Qual o valor para o número ideal de peças a serem produzidas?
10) Um projeto escolar exige que os alunos calculem a trajetória de um pequeno carro em uma pista, representada pela equação 2x² – 8x + 6 = 0. Qual o ponto onde o carro alcança a sua máxima altura durante o percurso?