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Questões sobre equação do segundo grau

Por Rosangela Quinelato
4 de abril de 2025
em Exercícios
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A equação do segundo grau é um tema recorrente em provas de vestibulares e no ENEM. Compreender seus fundamentos é essencial para resolver problemas práticos e teóricos. Explore as raízes, o discriminante e aplicabilidades dessa equação em diversas situações.

As questões a seguir envolvem conhecimentos práticos e conceitos teóricos sobre equação do segundo grau. Prepare-se para testes desafiadores que refletem o que você poderá encontrar nas provas de seleção. Vamos exercitar!

Questões sobre equação do segundo grau

01) Uma fábrica de móveis constatou que o volume de vendas da cadeira quadrada pode ser modelado pela equação 2x² – 12x + 10 = 0. Qual é o número de cadeiras que a fábrica espera vender, se cada cadeira custa R$ 200?

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Resolução Detalhada:
Para resolver a equação 2x² – 12x + 10 = 0, utilizamos a fórmula quadrática. Calculamos o discriminante Δ = (-12)² – 4*2*10 = 144 – 80 = 64. Então, as raízes são x = (12 ± √64)/4, resultando nas raízes x = 2 e x = 5. Portanto, a soma dessas quantidades é 7 cadeiras.

02) Um projeto arquitetônico estima que a área de um terreno retangular é dada pela equação da forma 3x² – 12x + 24 = 0. Considerando que a área deve ser positiva, quais são as dimensões possíveis do terreno em metros?







Resolução Detalhada:
A equação 3x² – 12x + 24 = 0 possui um discriminante Δ = (-12)² – 4*3*24 = 144 – 288 = -144. Portanto, não existem raízes reais. As dimensões do terreno conforme a equação são irreais. Considere outros parâmetros.

03) Um estudante precisa resolver a equação 4x² + 8x – 12 = 0 para calcular a altura máxima de um objeto lançado. Qual é o valor máximo que este objeto atinge em função da equação dada?







Resolução Detalhada:
O discriminante da equação 4x² + 8x – 12 é Δ = (8)² – 4*4*(-12) = 64 + 192 = 256. As raízes são x = (-8 ± √256)/(2*4) = -2 ± 4. Portanto, obtemos as raízes x₁ = 2 e x₂ = -6. A altura máxima é 4 metros.

04) Um arquiteto deseja modelar a forma de uma calçada usando a equação do segundo grau 5x² – 20x + 15 = 0. Para determinar onde devem ser feitos os cortes, qual é o valor das raízes?







Resolução Detalhada:
O discriminante da equação 5x² – 20x + 15 é Δ = (-20)² – 4*5*15 = 400 – 300 = 100. As raízes são x = (20 ± √100)/(2*5) = 4 ± 1, resultando em 1 e 3. Portanto, as raízes reais são 1 e 3 metros.

05) Durante uma análise de desempenho, uma empresa modelou a receita mensal usando a equação 6x² – 30x + 24 = 0, onde x representa o mês. Qual o mês em que a receita atinge o ponto de equilíbrio?







Resolução Detalhada:
Usando a fórmula de Bhaskara para a equação 6x² – 30x + 24 = 0, obtemos Δ = (-30)² – 4*6*24 = 900 – 576 = 324. Calculando as raízes, temos x = (30 ± √324)/(2*6) = (30 ± 18)/12. Resultando em x₁ = 4 e x₂ = 1. Assim, o mês onde a receita atinge o ponto de equilíbrio é no primeiro e no quarto mês.

06) Ao desenvolver um aplicativo, um programa precisa alcançar um custo mínimo que é descrito pela equação 2x² – 16x + 30 = 0. Qual será o custo mínimo estimado para o desenvolvimento, considerando x como o número de desenvolvedores?







Resolução Detalhada:
O discriminante da equação 2x² – 16x + 30 é Δ = (-16)² – 4*2*30 = 256 – 240 = 16. Portanto, as raízes são x = (16 ± √16)/(4) = 4 ± 1. Assim, as raízes são 3 e 5 unidades de custo, e o custo mínimo é 4.

07) Em uma competição de matemática, os alunos devem resolver 2x² + 10x + 5 = 0 para encontrar o custo total de uma questão elaborada. Qual é o custo mínimo necessário para resolver a questão pelo aluno?







Resolução Detalhada:
Para a equação 2x² + 10x + 5 = 0, obtemos Δ = (10)² – 4*2*5 = 100 – 40 = 60. As raízes são x = (-10 ± √60)/(2*2) = -5 ± √15/2. Portanto, o custo mínimo é de R$ 0,25.

08) Ao explorar um tema sobre projetos sustentáveis, um grupo necessita estudar a dependência da altura de plantas em relação à água. A equação que eles encontraram foi 3x² – 18x + 27 = 0. Quais seriam os valores que representariam a altura ideal das plantas?







Resolução Detalhada:
A equação 3x² – 18x + 27 = 0 tem um discriminante Δ = (-18)² – 4*3*27 = 324 – 324 = 0. Assim, as raízes são 3, refletindo uma altura ideal de 3 cm.

09) Uma empresa de tecnologia estimou o custo de produção de um novo produto utilizando a equação 4x² – 16x + 15 = 0. Qual o valor para o número ideal de peças a serem produzidas?







Resolução Detalhada:
Na equação 4x² – 16x + 15 = 0, determinamos o discriminante Δ = (-16)² – 4*4*15 = 256 – 240 = 16. As raízes são x = (16 ± √16)/(2*4) = 2 e 3. Portanto, o número de peças ideal a ser produzido é 2 e 3.

10) Um projeto escolar exige que os alunos calculem a trajetória de um pequeno carro em uma pista, representada pela equação 2x² – 8x + 6 = 0. Qual o ponto onde o carro alcança a sua máxima altura durante o percurso?







Resolução Detalhada:
Na equação 2x² – 8x + 6 = 0, o discriminante é Δ = (-8)² – 4*2*6 = 64 – 48 = 16. As raízes são x = (8 ± √16)/(2*2) = 4 ± 2, resultando em x₁ = 6 e x₂ = 2, onde a altura máxima do carro é alcançada nos pontos 1 e 3, totalizando 6 metros.

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