Os níveis de organização dos seres vivos variam desde células até ecossistemas. Cada nível representa uma complexidade crescente na interação e funcionalidade das unidades biológicas. Compreender essas hierarquias é essencial para o estudo da biologia e a preparação para vestibulares.
01) Um biólogo estuda a relação entre organismos que vivem em um lago. Esse ambiente é classificado como um nível de organização biológica relacionado a um conjunto de várias interações. Assinale a alternativa que descreve corretamente este nível.
Leia também:
02) Durante uma análise em um laboratório de biologia, um aluno observa diversos tipos celulares presentes em um tecido. Esses tipos celulares têm funções específicas que cooperam entre si dentro desse tecido. Assinale a alternativa que identifica corretamente este nível de organização.
03) Um estudante observa a cadeia alimentar em um bioma e se pergunta sobre a importância de cada nível envolvido, desde os produtores até os consumidores de topo. Esse sistema é um exemplo de um nível de organização ecológica. Assinale a alternativa que melhor descreve esse fenômeno.
04) Em um estudo sobre a biodiversidade, um grupo de pesquisadores se depara com diferentes comunidades em uma mesma região geográfica, caracterizadas por variedades de flora e fauna. Esse conjunto é um exemplo importante em ecologia. Assinale a alternativa que identifica a descrição correta.
05) Um pesquisador analisa o trabalho em equipe entre diferentes órgãos de um sistema específico do corpo humano. Cada órgão desempenha diferentes funções, mas todos trabalham juntos em prol do funcionamento do corpo. Assinale a alternativa que caracteriza corretamente este nível de organização.
06) Um estudante debate com seus colegas a importância das células em um organismo em comparação com a organização em sistemas completos. Ele percebe que, apesar de fundamentais, as células são apenas uma parte da complexidade da vida. Assinale a alternativa que representa corretamente a hierarquia das organizações.
07) Ao estudar um ambiente rico em biodiversidade, um aluno analisa como diferentes organismos interagem entre si e com o ambiente. Essa inter-relação é fundamental para a sobrevivência e manutenção do equilíbrio ecológico. Assinale a alternativa que melhor descreve essa interação.
08) Durante um experimento, um aluno observa como diferentes populações de uma mesma espécie em um habitat estão afetando-se mutuamente. Esse fenômeno é um exemplo de um nível de organização em biologia. Assinale a alternativa que descreve corretamente este fenômeno.
09) Um aluno analisa a formação de um órgão em um organismo complexo e procura entender como as células trabalham juntas para formar tecidos. Essa associação celular é um exemplo de um nível de organização biológica. Assinale a alternativa que corretamente identifica esse nível.
10) Um grupo de alunos investiga a interação entre um conjunto de diferentes espécies em um ecossistema. Eles avaliam como essa diversidade influencia o funcionamento do ecossistema e a sustentabilidade dos processos naturais. Assinale a alternativa que identifica corretamente o nível de organização que está sendo investigado.


