Sisu
  • Início
  • Contato
  • Expediente
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Contato
  • Expediente
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
Sisu
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
Home Exercícios

Questões sobre População Mundial – 8º ano

População Mundial no 8º ano: questões difíceis e contextualizadas

Por
17 de julho de 2026
em Exercícios
Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no TelegramCompartilhar no Email

A população mundial é um tema central para compreender como os seres humanos se distribuem pelo planeta, crescem ao longo do tempo e transformam os espaços geográficos. No 8º ano, esse conteúdo ajuda a relacionar natalidade, mortalidade, migrações e desigualdades regionais.

As questões a seguir abordam conceitos essenciais da população mundial com foco analítico, interpretação de dados e leitura crítica de processos demográficos, em nível mais avançado e contextualizado.

Questões sobre População Mundial – 8º ano

Questão 01

1. Em um gráfico demográfico de um país, observa-se queda da natalidade, redução da mortalidade infantil e aumento da expectativa de vida. Esse conjunto de mudanças indica, de forma mais adequada, que o país está passando por

Gabarito: alternativa B). Correta. Esses indicadores caracterizam a transição demográfica e a mudança no crescimento populacional.

Comentários por alternativa:

  • A) Natalidade e mortalidade não aumentam juntas nesse cenário.
  • B) Correta. Esses indicadores caracterizam a transição demográfica e a mudança no crescimento populacional.
  • C) Área territorial não explica mudanças demográficas.
  • D) Urbanização não eleva automaticamente a natalidade.
  • E) Migração de retorno não define esse conjunto de indicadores.

Questão 02

2. Em uma região com rápido envelhecimento populacional, o governo amplia políticas de saúde e previdência. A medida busca responder ao fato de que o envelhecimento altera

Gabarito: alternativa D). Correta. O envelhecimento modifica a estrutura etária e exige adaptações sociais e econômicas.

Comentários por alternativa:

  • A) Fronteiras não mudam por composição etária.
  • B) Envelhecimento não desloca capitais.
  • C) Idosos não determinam, por si, queda imediata da densidade.
  • D) Correta. O envelhecimento modifica a estrutura etária e exige adaptações sociais e econômicas.
  • E) População envelhecida não altera o clima diretamente.

Questão 03

3. Em muitos países africanos e asiáticos, a população cresce rapidamente, mas a riqueza produzida não acompanha o mesmo ritmo. Essa situação tende a agravar

Gabarito: alternativa A). Correta. O crescimento rápido pressiona serviços e infraestrutura quando não há expansão equivalente da economia.

Comentários por alternativa:

  • A) Correta. O crescimento rápido pressiona serviços e infraestrutura quando não há expansão equivalente da economia.
  • B) Crescimento populacional não forma geleiras.
  • C) A renda per capita não aumenta automaticamente.
  • D) Cidades não desaparecem por crescimento populacional.
  • E) Migração depende de muitos fatores, não apenas do crescimento.
Publicidade



Questão 04

4. Uma análise das pirâmides etárias de dois países mostra bases largas em um e topo alargado no outro. Essa comparação permite concluir que

Gabarito: alternativa E). Correta. A base larga indica população jovem; o topo largo revela envelhecimento.

Comentários por alternativa:

  • A) A pirâmide etária expressa idade e crescimento populacional.
  • B) A forma da pirâmide revela diferenças demográficas reais.
  • C) Topo alargado indica mais idosos, não crianças.
  • D) Base larga relaciona-se a mais nascimentos, não menos.
  • E) Correta. A base larga indica população jovem; o topo largo revela envelhecimento.

Questão 05

5. Em estudos sobre população mundial, a migração internacional é importante porque pode alterar a distribuição populacional entre países. Um efeito frequente desse processo é

Gabarito: alternativa C). Correta. Migrações redistribuem a população e podem mudar a composição social dos lugares.

Comentários por alternativa:

  • A) Deslocamento populacional não causa aquecimento global diretamente.
  • B) Migração não extingue fronteiras.
  • C) Correta. Migrações redistribuem a população e podem mudar a composição social dos lugares.
  • D) Migração move pessoas entre lugares, sem reduzir necessariamente a população mundial.
  • E) Migrar não elimina desigualdades regionais.

Questão 06

6. Em um país desenvolvido, a taxa de fecundidade permanece abaixo do nível de reposição por vários anos. Uma consequência demográfica provável, se essa tendência continuar, é

Gabarito: alternativa B). Correta. Fecundidade baixa prolongada tende a envelhecer a população e reduzir a base jovem.

Comentários por alternativa:

  • A) A população ativa não cresce automaticamente nessas condições.
  • B) Correta. Fecundidade baixa prolongada tende a envelhecer a população e reduzir a base jovem.
  • C) Não há reação automática que eleve a natalidade.
  • D) Fecundidade não cria fronteiras internas.
  • E) Campo e cidade não se igualam por causa da fecundidade.

Questão 07

7. Ao comparar mapas de densidade demográfica mundial, percebe-se grande concentração populacional em litorais, vales fluviais e planícies. Isso ocorre principalmente porque esses espaços costumam reunir

Gabarito: alternativa E). Correta. A concentração populacional se relaciona a recursos, circulação e oportunidades de trabalho.

Comentários por alternativa:

  • A) A história de colonização varia entre regiões.
  • B) Isolamento e ausência de rotas dificultam grandes aglomerações.
  • C) O clima varia e interfere na ocupação.
  • D) Os recursos não se distribuem de modo homogêneo.
  • E) Correta. A concentração populacional se relaciona a recursos, circulação e oportunidades de trabalho.

Questão 08

8. Uma cidade recebe grande número de migrantes vindos do campo e de outros países, ampliando bairros periféricos e a demanda por serviços. Esse fenômeno mostra que a urbanização, no contexto da população mundial, está relacionada principalmente

Gabarito: alternativa A). Correta. Urbanização envolve crescimento das cidades e adaptação do espaço à chegada de população.

Comentários por alternativa:

  • A) Correta. Urbanização envolve crescimento das cidades e adaptação do espaço à chegada de população.
  • B) Máquinas não substituem toda a população rural.
  • C) Cidades recebem migrantes de várias origens.
  • D) Urbanização não transforma áreas urbanas em fazendas.
  • E) A chegada de migrantes tende a ampliar, não reduzir, a população urbana.

Questão 09

9. Em diferentes regiões do mundo, a expectativa de vida varia bastante entre populações. Entre os fatores que mais ajudam a explicar essas diferenças estão

Gabarito: alternativa D). Correta. Condições de vida e acesso a serviços de saúde influenciam fortemente a expectativa de vida.

Comentários por alternativa:

  • A) Idiomas não alteram biologicamente a duração da vida.
  • B) A distância entre continentes não determina a longevidade.
  • C) O relevo influencia a ocupação, não a vida diretamente.
  • D) Correta. Condições de vida e acesso a serviços de saúde influenciam fortemente a expectativa de vida.
  • E) A cor das casas não define mortalidade.

Questão 10

10. Em debates sobre população mundial, a expressão “crescimento vegetativo” refere-se à diferença entre

Gabarito: alternativa C). Correta. Crescimento vegetativo é o saldo entre natalidade e mortalidade, sem contar migrações.

Comentários por alternativa:

  • A) Não se refere à divisão entre urbano e rural.
  • B) Migrações não compõem o crescimento vegetativo.
  • C) Correta. Crescimento vegetativo é o saldo entre natalidade e mortalidade, sem contar migrações.
  • D) Isso trata da estrutura econômica, não do crescimento vegetativo.
  • E) Densidade e urbanização são indicadores diferentes.

Continue estudando este tema

  • QuestõesQuestões sobre População Mundial – 8º ano – parte 2

Receba 2 Listas de Exercícios toda semana e se prepare para o Enem 2026. Botão Entrar no WhatsApp - Grupo VIP
CompartilharTweetEnviarCompartilharEnviar
Notícia Anterior

Questões sobre complemento nominal contextualizadas

Próxima Notícia

Questões sobre Região Sul – 7º ano – parte 2

Postagens Relacionadas

Exercícios

Questões sobre Temperatura e Calor – 9º ano

Por
18 de julho de 2026
Exercícios

Questões sobre Povos Pré Colombianos – 6º ano – parte 2

Por
18 de julho de 2026
Próxima Notícia

Questões sobre Região Sul - 7º ano - parte 2

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Pesquisar

Nenhum Resultado
Ver todos os resultados

Últimas Notícias

  • Questões sobre Temperatura e Calor – 9º ano
  • Questões sobre Povos Pré Colombianos – 6º ano – parte 2
  • Questões sobre teorias demográficas para simulado
  • Questões sobre Tecnologia e Novos Materiais – 7º ano – parte 2
  • Questões sobre Povos Pré Colombianos – 6º ano
© 2024 Sisu.pro.br - Seu Site de Notícias.
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
  • App Caixa Tem: Baixar App, Entrar e Login
  • Assistente Virtual Bolsa Família
  • Bolsa Família
  • Bolsa Família
  • Consulte seu Bolsa Família
  • Contato
  • Expediente
  • Política de Privacidade
  • Pre Curso de Maquiagem
  • Quem Somos
  • Resultado do SISU – LP
  • Teste Sitebot

© 2024 Sisu.pro.br - Seu Site de Notícias.

0

CARREGANDO… AGUARDE!