A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Instituto Federal Catarinense (IFC) abriram nesta quarta-feira, 22 de julho, as inscrições para o Vestibular Educação do Campo UFSC e Pedagogia – Ênfase em Educação do Campo IFC 2027. O processo seletivo é gratuito, recebe inscrições até 31 de agosto e oferece vagas para ingresso no primeiro semestre letivo de 2027.
Inscrições são feitas pela internet até 31 de agosto
Os candidatos devem preencher e enviar o Requerimento de Inscrição até as 23h59 do dia 31 de agosto, exclusivamente pela internet, no site do Vestibular Educação do Campo UFSC/IFC 2027.
A seleção oferece vagas para dois cursos: Licenciatura em Educação do Campo da UFSC, na área de Ciências Humanas e Sociais, e Licenciatura em Pedagogia – Ênfase em Educação do Campo do IFC.
Leia também:
Como serão os cursos
Na UFSC, o curso de Licenciatura em Educação do Campo será presencial e adotará a metodologia da Pedagogia da Alternância. O modelo combina períodos de formação na universidade e em Terras Indígenas Guarani com atividades realizadas nas comunidades de origem dos estudantes.
No IFC, a Licenciatura em Pedagogia – Ênfase em Educação do Campo será ofertada no município de Abelardo Luz, no Oeste de Santa Catarina, também com Pedagogia da Alternância, organizando a formação entre os períodos de atividades na instituição e os desenvolvidos nas comunidades dos estudantes.
Ações afirmativas e critérios de seleção
O processo seletivo contará com as políticas de ações afirmativas adotadas pela UFSC e pelo IFC. As medidas contemplam candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas brasileiras ou em escolas comunitárias conveniadas que atuam na educação do campo.
A seleção também inclui recortes relacionados à renda e à reserva de vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas, além de pessoas com deficiência.
Data da prova e locais de aplicação
A prova do vestibular está marcada para 18 de outubro, um domingo, e será composta por 10 questões objetivas de Língua Portuguesa, 20 questões objetivas de conhecimentos gerais e uma redação.
Os candidatos ao curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFSC poderão escolher entre Biguaçu e Imaruí para realizar a prova, conforme a opção indicada no momento da inscrição. Já os candidatos ao curso de Pedagogia – Ênfase em Educação do Campo do IFC farão a avaliação no campus da instituição, em Abelardo Luz.
Atendimentos especiais e confirmação da inscrição
Quem necessitar de condições especiais para a realização da prova deve fazer a solicitação entre 22 de julho e 31 de agosto. O resultado dos pedidos será divulgado em 2 de setembro.
A confirmação definitiva da inscrição e a divulgação dos locais de prova estão previstas para 1º de outubro.
Acessos úteis
Mais informações no site da instituição.


