O Cadastro Único (CadÚnico) é um programa do Governo Federal que tem como principal objetivo identificar e coletar uma série de informações sobre as famílias de baixa renda do país.
Essas são as famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social e econômica.
Nesse sentido, o Cadastro Único (CadÚnico) é um sistema que é utilizado para a concessão de diversos benefícios sociais, como por exemplo, o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a Tarifa Social de Energia Elétrica, dentre outros programas que poderiam ser aqui citados.
Leia também:
Para então facilitar o acesso dos usuários ao Cadastro Único, o governo federal disponibilizou um aplicativo para smartphones, que permite a realização do cadastro e da atualização das informações de uma forma simples e rápida.
Logo a seguir, confira como baixar o aplicativo do CadÚnico no seu aparelho celular.
Como baixar o aplicativo do Cadastro Único (CadÚnico) no seu celular
Passo 1 – Verificar se o seu aparelho celular é compatível com o aplicativo do Cadastro Único (CadÚnico)
O aplicativo do Cadastro Único está disponível para ser baixado nos dispositivos móveis (celulares) que tenham o sistema operacional Android e/ou iOS (aparelhos Apple).
Antes de baixar o aplicativo do CadÚnico, verifique se o seu celular é compatível com o sistema operacional necessário.
Para fazer isso, acesse a loja de aplicativos do seu celular e procure pelo aplicativo “Cadastro Único” ou simplesmente “CadÚnico”.
Portanto, digite algum desses termos na barra de pesquisa que está localizada logo na parte superior da tela quando você estiver dentro da loja de aplicativos.
Passo 2 – Baixar o aplicativo do Cadastro Único no seu celular
Logo depois de verificar a compatibilidade do seu aparelho celular, é só baixar o aplicativo do Cadastro Único (CadÚnico) na sua loja de aplicativos.
Para fazer isso, é só pesquisar pelo nome do aplicativo e clicar no botão de “Instalar” ou “Baixar”.
Passo 3 – Fazer o cadastro ou atualizar as suas informações
Logo depois de baixar o aplicativo, é possível fazer a inscrição no Cadastro Único, ou até mesmo atualizar as informações já existentes.
Para isso, é necessário informar alguns dados pessoais como por exemplo o nome completo, o número do CPF (Cadastro da Pessoa Física), a data de nascimento, o endereço e as informações mais relevantes sobre a renda familiar mensal per capita (por pessoa).
Sobre esse tópico, é importante ressaltar que para fazer o cadastro ou a atualização pelo aplicativo, é necessário ter um número de celular válido e uma conexão ativa de Internet.
Passo 4 – Acompanhar o status do seu cadastro
Logo após o cadastro ou logo depois da atualização das informações, é possível acompanhar o status do seu pedido dentro do próprio aplicativo.
Nesse sentido, é possível verificar se as informações que você enviou para o aplicativo foram, de fato, validadas ou se continua a ser necessário fazer o envio de algum documento complementar.
Em caso de houver alguma dúvida durante o processo, o usuário pode entrar em contato com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou com a Secretaria de Assistência Social do município onde você reside.
Baixar o aplicativo do Cadastro Único (CadÚnico) é uma forma simples e prática de realizar o seu cadastro ou a atualização das suas informações.
Com o aplicativo do CadÚnico, é possível ter acesso aos benefícios sociais do governo federal de uma forma mais rápida e eficiente.
Portanto, é só seguir todos os passos que foram indicados logo acima e então começar a usufruir dos benefícios que são oferecidos pelo Cadastro Único também em um formato digital.
Leia também: