Sisu
  • Início
  • Contato
  • Expediente
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Contato
  • Expediente
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
Sisu
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
Home Exercícios

Questões: alelos letais

Por Rosangela Quinelato
15 de abril de 2025
em Exercícios
0 0
Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no TelegramCompartilhar no Email

A associação entre alelos letais e a genética é fundamental para a compreensão da hereditariedade. Alelos letais são variantes genéticas que podem levar à morte do organismo, afetando a viabilidade dos descendentes. Esse fenômeno é crucial nas discussões sobre padrões de herança e evolução.

As manifestações de alelos letais podem ser observadas em diversas espécies, influenciando a cor, tamanho e saúde. Importância na genética de populações e na seleção natural também é notável. Muitas vezes, esses alelos permanecem ocultos devido à sua letalidade em combinações homozigóticas, mas atuam em heterozigose, mostrando efeitos vantajosos.

Estudar alelos letais é interessante tanto na Biologia quanto na Medicina, pois fornece insights sobre doenças genéticas. Questões sobre esse tópico são comuns em vestibulares e no ENEM, exigindo dos candidatos a compreensão de conceitos fundamentais de genética.

Leia também:

  • Pegue seu cartão de Crédito sem consulta ao SPC e Serasa
  • Benefícios do cartão Nubank - Veja agora!
  • Como pedir o cartão oficial do Caixa Tem

01) Em uma população de plantas, um alelo letal dominante (A) causa a morte de indivíduos homozigotos (AA). Se 80% das plantas são de genótipo heterozigoto (Aa) e 20% homozigoto (aa), qual a frequência do alelo A?







Resolução Detalhada:
Utilizando a fórmula de Hardy-Weinberg: p² + 2pq + q² = 1, onde p+q=1, sabe-se que 20% dos indivíduos são homozigotos (aa), logo, q² = 0.20. Assim, q = √0.20 e p = 1 – q. Portanto, a frequência de A (p) é aproximadamente 0.40.

02) Um estudo sobre um alelo letal recessivo (b) em uma população de ratos revela que 10% dos indivíduos são homozigotos recessivos (bb). Qual a frequência do alelo B, levando em conta o equilíbrio genético?







Resolução Detalhada:
Dado que 10% dos ratos são bb, temos q²=0.10, logo, q=√0.10. Assim, p=1-q e a frequência do alelo B (p) se calcula em torno de 0.70.

03) Em um experimento, investigadores analisam plantas onde um alelo letal (L) está envolvido na cor das flores. Se 60% são flores brancas (ll) e 40% são vermelhas (Ll), como estimar a frequência de L?







Resolução Detalhada:
Dado 60% de flores brancas (ll), temos q²=0.60, logo, q=√0.60 e p=1-q. Logo, a frequência de L (p) é 0.30.

04) No estudo de uma população de cães, um alelo recessivo letal (r) está presente. Se 25% dos filhotes da população têm o genótipo homozigoto (rr), qual seria a frequência do alelo R na população?







Resolução Detalhada:
25% dos filhotes são homozigotos rr, logo q²=0.25, devemos seguir para calcular os valores de R. Tem-se que q = 0.50, e p=1-q, posteriormente, a porcentagem de R fará 0.50.

05) Um alelo dominante letal (D) causa a morte em genótipos homo e heterozigotos (DD, Dd). Se, em uma espécie de aves, 10% dos indivíduos são homozigotos recessivos (dd), qual seria a frequência do alelo D?







Resolução Detalhada:
Dado que 10% dos indivíduos são dd (homozigotos recessivos), temos q²=0.10. Portanto, q = √0.10 e p=1-q. A frequência de D (p) é 0.30.

06) Em algumas linhagens de camundongos, um alelo letal recessivo (e) leva à morte de indivíduos homozigotos (ee). Com 16% dos camundongos apresentando o fenótipo recessivo, qual é a frequência do alelo E?







Resolução Detalhada:
Como 16% dos camundongos são ee, logo q²=0.16. Portanto, q=√0.16, e a frequência do alelo E (p) será 0.60, já que p=1-q.

07) Ao estudar um cenário de traços genéticos em uma população de flores; um alelo letal (Z) é introduzido. Se 25% das flores são amarelas (zz), qual é a frequência do alelo Z em relação aos dados fornecidos?







Resolução Detalhada:
Sendo 25% das flores zz, temos q²=0.25, logo, q=0.50. Portanto, p=1-q, assim a frequência de Z (p) é 0.40.

08) Em uma espécie de lagartixas, um alelo letal dominante (A) está presente. Se 90% das lagartixas são heterozigotas (Aa) e 10% são homozigotas recessivas (aa), como calcular a frequência do alelo A?







Resolução Detalhada:
Usamos a fórmula de Hardy-Weinberg para determinar a frequência de A (p). Se 90% são Aa, temos 0.90 e 0.10 para aa. Portanto, o calculo de p seria 0.40 – o que levaria a fazer a revisão do expoente da equação.

09) Durante um experimento com batatas, um alelo dominante letal (D) é estudado. Se 15% dos tubérculos possuem o fenótipo homozigoto recessivo (dd), qual é a frequência do alelo D na população?







Resolução Detalhada:
Como a homozigotia dd representa 15% da população, q²=0.15, assim, q=√0.15. Portanto, p=1-q. A frequência do alelo D (p) se apresenta como 0.40.

10) Em algumas aves, um alelo recessivo letal (w) está presente. Se 36% dos indivíduos são homozigotos recessivos (ww), qual é a frequência do alelo W na população?







Resolução Detalhada:
Tendo 36% como homozigotos ww, q²=0.36, logo, q=√0.36, resultando em p=1-q. Assim a frequência do alelo W (p) é 0.40.

Vai fazer ENEM ou Vestibular? Entre no Grupo VIP no WhatsApp

Receba listas de exercícios 2x por semana, dicas práticas de estudo, organização da rotina e avisos importantes sobre ENEM, vestibulares, Sisu, Prouni e Fies.

Quero receber os exercícios agora
CompartilharTweetEnviarCompartilharEnviar
Notícia Anterior

Questões de juros compostos Cesgranrio

Próxima Notícia

Questões efeitos da condenação

Postagens Relacionadas

Estudante resolvendo exercícios em escritório de madeira com livros abertos e blocos de notas
Exercícios

Questões sobre a Geografia Contemporânea

Por Rosangela Quinelato
18 de abril de 2026
Exercícios

Questões de História sobre a Roma Antiga

Por Rosangela Quinelato
18 de abril de 2026
Próxima Notícia
Estudante adolescente concentrado resolvendo questão preparatória para exames.

Questões efeitos da condenação

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Pesquisar

Nenhum Resultado
Ver todos os resultados

Últimas Notícias

  • Questões sobre a Geografia Contemporânea
  • Questões de História sobre a Roma Antiga
  • Questões de história sobre a Revolução Russa mais difícil
  • Questões sobre a friagem Geografia
  • Questões de História sobre a Revolução Russa com Gabarito
© 2024 Sisu.pro.br - Seu Site de Notícias.
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
  • App Caixa Tem: Baixar App, Entrar e Login
  • App Carteira de Trabalho Digital; baixar, App e Login
  • Assistente Virtual Bolsa Família
  • Bolsa Família
  • Bolsa Família
  • Consulte seu Bolsa Família
  • Contato
  • Expediente
  • Política de Privacidade
  • Pre Curso de Maquiagem
  • Quem Somos
  • Resultado do SISU – LP
  • Teste Sitebot
  • teste-1

© 2024 Sisu.pro.br - Seu Site de Notícias.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

0

CARREGANDO… AGUARDE!