Sisu
  • Início
  • Contato
  • Expediente
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Contato
  • Expediente
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
Sisu
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
Home Exercícios

Questões de Interação Gênica

Teste seus conhecimentos com questões interativas: Questões de Interação Gênica.

Por
9 de junho de 2026
em Exercícios
Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no TelegramCompartilhar no Email

A interação gênica ocorre quando dois ou mais genes, em loci diferentes, influenciam conjuntamente um mesmo caráter. Em vez de um gene determinar sozinho o fenótipo, a combinação de alelos pode produzir proporções fenotípicas que fogem ao padrão mendeliano clássico, exigindo análise cuidadosa de cruzamentos e da função biológica de cada gene.

Esse tema aparece em situações como cor de flores, forma de cristas em aves, pelagem em animais e produção de pigmentos. Nas questões a seguir, você vai interpretar heredogramas, cruzamentos e proporções para identificar tipos de interação gênica, como epistasia, genes complementares, polimeria e segregação com modificação da proporção fenotípica.

Questões de Interação Gênica

Questão 01

Em uma espécie de planta, a cor das flores depende de dois genes. O gene A permite a produção do pigmento, enquanto o gene B converte esse pigmento em vermelho. Plantas aa, independentemente de B, ficam brancas; plantas A_bb também ficam brancas. Apenas A_B_ produz flores vermelhas. Ao cruzar dois duplo-heterozigotos, a proporção fenotípica esperada é 9 vermelhas: 7 brancas. Essa interação é classificada como:

Gabarito: alternativa B). Correto. Dois genes são necessários para o fenótipo, e o homozigoto recessivo em um deles bloqueia a cor.

Comentários por alternativa:

  • A) Dominância incompleta gera fenótipo intermediário, não proporção 9:7.
  • B) Correto. Dois genes são necessários para o fenótipo, e o homozigoto recessivo em um deles bloqueia a cor.
  • C) Codominância expressa ambos alelos no heterozigoto, sem bloqueio em etapas metabólicas.
  • D) Poligenia aditiva gera variação contínua, não classes 9:7.
  • E) Epistasia dominante costuma produzir proporções como 12:3:1 ou 13:3, não 9:7.

Questão 02

Em camundongos, um gene C é necessário para produzir pigmento. Animais cc são albinos, independentemente do gene B, que define preto (B_) ou marrom (bb) quando há pigmento. Em um cruzamento CcBb x CcBb, a proporção fenotípica esperada é:

Gabarito: alternativa D). Correto. O gene C é epistático recessivo, mascarando o gene B e gerando a proporção 9:3:4.

Comentários por alternativa:

  • A) 1:2:1 sugere dominância incompleta ou codominância em um único gene.
  • B) 12:3:1 é típico de epistasia dominante, não de cc albino.
  • C) 9:7 indica genes complementares, não pigmento bloqueado por cc.
  • D) Correto. O gene C é epistático recessivo, mascarando o gene B e gerando a proporção 9:3:4.
  • E) 13:3 é uma razão comum de epistasia dominante/recessiva, mas não se aplica aqui.

Questão 03

Em uma espécie de abóbora, o formato do fruto depende de dois genes. O alelo dominante R produz fruto redondo, mas o gene P, em homozigose dominante, inibe a formação do fruto redondo e gera fruto alongado quando combinado com R_. No cruzamento RrPp x RrPp, a proporção fenotípica observada é 12 alongados: 3 redondos: 1 de outro formato. Esse padrão é exemplo de:

Gabarito: alternativa A). Correto. Um alelo dominante de um gene mascara a expressão do outro, formando a razão 12:3:1.

Comentários por alternativa:

  • A) Correto. Um alelo dominante de um gene mascara a expressão do outro, formando a razão 12:3:1.
  • B) Genes complementares costumam gerar 9:7, pois ambos são necessários ao fenótipo.
  • C) Poligenia produz variação quantitativa, não uma razão mendeliana modificada como 12:3:1.
  • D) Ligação ao sexo depende do cromossomo sexual, não de dois genes autossômicos interagindo.
  • E) Pleiotropia é um gene com vários efeitos, não interação entre dois loci.
Publicidade



Questão 04

Em cães, a forma da crista nasal depende de dois genes: um gene M determina a presença de melanina, e outro gene T determina o tipo de depósito de pigmento. Somente M_T_ produz a crista escura; M_tt e mmT_ resultam em cristas claras, e mmtt em ausência de pigmento. Em um cruzamento entre dois duplo-heterozigotos, a proporção 9:3:3:1 observada indica que:

Gabarito: alternativa E). Correto. A razão 9:3:3:1 é a proporção clássica de segregação independente sem modificação fenotípica.

Comentários por alternativa:

  • A) Codominância ocorre entre alelos do mesmo gene, não entre genes diferentes.
  • B) Dominância entre genes diferentes não é o padrão; dominância ocorre entre alelos do mesmo gene.
  • C) Epistasia recessiva altera a razão para 9:3:4 ou 9:7, não mantém 9:3:3:1.
  • D) Poligenia tende a produzir distribuição contínua, não quatro classes bem definidas.
  • E) Correto. A razão 9:3:3:1 é a proporção clássica de segregação independente sem modificação fenotípica.

Questão 05

Na pelagem de uma espécie de roedor, o gene A produz pigmento preto e o gene B intensifica a deposição de pigmento apenas quando A está presente. Indivíduos aabb e aaB_ são claros, enquanto A_bb é cinza e A_B_ é preto. Ao cruzar AaBb x Aabb, a proporção fenotípica esperada é:

Gabarito: alternativa C). Correto. Só o genótipo A_B_ é preto; A_bb é cinza; os genótipos aa são claros.

Comentários por alternativa:

  • A) 3:1 é típico de um monohibridismo simples, sem efeito do segundo gene.
  • B) 1:2:1 corresponde a dominância incompleta em um único gene.
  • C) Correto. Só o genótipo A_B_ é preto; A_bb é cinza; os genótipos aa são claros.
  • D) 9:3:4 indica epistasia recessiva, mas os genótipos aqui produzem outro padrão.
  • E) 12:3:1 é epistasia dominante, não compatível com o enunciado.

Questão 06

Em seres humanos, a altura é influenciada por vários genes e pelo ambiente. Em um estudo didático, três genes aditivos contribuem igualmente para o aumento da altura, sem dominância entre seus alelos. Essa forma de herança é chamada de:

Gabarito: alternativa B). Correto. Vários genes com efeito somatório caracterizam poligenia, frequentemente associada a variação contínua.

Comentários por alternativa:

  • A) Epistasia dominante envolve um gene mascarando outro, não efeito aditivo múltiplo.
  • B) Correto. Vários genes com efeito somatório caracterizam poligenia, frequentemente associada a variação contínua.
  • C) Herança monogênica recessiva depende de um único gene, não de vários loci.
  • D) Codominância é expressão simultânea de alelos do mesmo gene, não soma de efeitos de vários genes.
  • E) Ligação gênica é proximidade no cromossomo, não o tipo de efeito sobre o caráter.

Questão 07

Em uma planta, a produção do pigmento azul exige que os genes D e E estejam ambos em estado dominante. Plantas dd ou ee são amarelas. No cruzamento DdEe x DdEe, a proporção fenotípica esperada é 9 azuis: 7 amarelas. Essa proporção é típica de:

Gabarito: alternativa E). Correto. Ambos os genes dominantes são necessários para formar o pigmento, gerando a razão 9:7.

Comentários por alternativa:

  • A) Pleiotropia é um gene afetando múltiplas características, não dois genes complementares.
  • B) Epistasia dominante costuma modificar para 12:3:1 ou 13:3, não 9:7.
  • C) Herança intermediária produz fenótipo heterozigoto intermediário em um único gene.
  • D) Polimeria costuma gerar várias classes quantitativas, não só duas classes 9:7.
  • E) Correto. Ambos os genes dominantes são necessários para formar o pigmento, gerando a razão 9:7.

Questão 08

Um caráter em determinada espécie apresenta quatro fenótipos em uma razão aproximada de 9:3:3:1 em um cruzamento diíbrido. Isso sugere que, para esse caráter:

Gabarito: alternativa A). Correto. A proporção 9:3:3:1 é compatível com dois genes independentes, cada combinação gerando classe fenotípica própria.

Comentários por alternativa:

  • A) Correto. A proporção 9:3:3:1 é compatível com dois genes independentes, cada combinação gerando classe fenotípica própria.
  • B) Interação gênica costuma alterar a proporção mendeliana, como 9:7 ou 12:3:1.
  • C) Epistasia dominante modificaria a proporção para 12:3:1 ou 13:3.
  • D) Dominância incompleta envolve um único gene e geralmente produz 1:2:1.
  • E) Ligação ao sexo exigiria participação de cromossomos sexuais, o que não é indicado.

Questão 09

Em uma linhagem de peixes, um gene controla a produção de melanina e outro gene controla sua distribuição no corpo. Quando o gene de distribuição está em homozigose recessiva, a melanina produzida fica concentrada em poucas regiões, mesmo que o outro gene funcione normalmente. Esse caso é melhor descrito como:

Gabarito: alternativa D). Correto. O homozigoto recessivo em um gene mascara a expressão do outro, caracterizando epistasia recessiva.

Comentários por alternativa:

  • A) Poligenia envolve vários genes somando efeitos, sem um gene mascarando outro.
  • B) Codominância é expressão simultânea de alelos do mesmo gene, não mascaramento entre genes.
  • C) Dominância incompleta produz fenótipo intermediário entre alelos de um único gene.
  • D) Correto. O homozigoto recessivo em um gene mascara a expressão do outro, caracterizando epistasia recessiva.
  • E) Herança mitocondrial é transmitida pelo citoplasma materno, não por interação de dois genes nucleares.

Questão 10

Dois genes influenciam a mesma característica em uma espécie de inseto. O gene X determina a produção de enzima 1 e o gene Y determina a produção de enzima 2. Se qualquer um deles estiver em homozigose recessiva, a característica não se manifesta. Em uma análise genética, a principal evidência de que há interação gênica é observar:

Gabarito: alternativa C). Correto. A alteração da proporção mendeliana, como 9:7, é uma evidência clássica de interação entre genes.

Comentários por alternativa:

  • A) 1:2:1 aponta para dominância incompleta, não necessariamente para interação entre genes diferentes.
  • B) Fenótipos contínuos sugerem poligenia, mas não são a única evidência de interação gênica.
  • C) Correto. A alteração da proporção mendeliana, como 9:7, é uma evidência clássica de interação entre genes.
  • D) 3:1 é o padrão monogênico clássico, sem modificação fenotípica por outro locus.
  • E) Fenótipo igual em todos os genótipos indica ausência de variação detectável, não interação gênica.
Receba 2 Listas de Exercícios toda semana e se prepare para o Enem 2026. Botão Entrar no WhatsApp - Grupo VIP
CompartilharTweetEnviarCompartilharEnviar
Notícia Anterior

Questões de Imunologia com Gabarito

Próxima Notícia

Questões sobre Mesopotâmia

Postagens Relacionadas

Exercícios

Questões sobre gêneros jornalísticos

Por
15 de junho de 2026
Exercícios

Questões sobre gêneros digitais

Por
15 de junho de 2026
Próxima Notícia

Questões sobre Mesopotâmia

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Pesquisar

Nenhum Resultado
Ver todos os resultados

Últimas Notícias

  • Questões sobre gêneros jornalísticos
  • Questões sobre gêneros digitais
  • Questões sobre descolonização da Ásia
  • Questões sobre debate regrado
  • Questões sobre neocolonialismo
© 2024 Sisu.pro.br - Seu Site de Notícias.
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
  • App Caixa Tem: Baixar App, Entrar e Login
  • Assistente Virtual Bolsa Família
  • Bolsa Família
  • Bolsa Família
  • Consulte seu Bolsa Família
  • Contato
  • Expediente
  • Política de Privacidade
  • Pre Curso de Maquiagem
  • Quem Somos
  • Resultado do SISU – LP
  • Teste Sitebot

© 2024 Sisu.pro.br - Seu Site de Notícias.

0

CARREGANDO… AGUARDE!