Sisu
  • Início
  • Contato
  • Expediente
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Contato
  • Expediente
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
Sisu
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
Home Exercícios

Questões de vestibular sobre estações do ano

Por Rosangela Quinelato
7 de abril de 2025
em Exercícios
0 0
Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no TelegramCompartilhar no Email

As estações do ano são causadas pela inclinação do eixo terrestre e o movimento orbital ao redor do Sol.

Questões sobre estações do ano abordam movimento aparente do Sol, inclinação terrestre, solstícios e equinócios com frequência nas provas.

Entender impactos das estações do ano auxilia em questões interdisciplinares envolvendo geografia, física e meio ambiente.

Leia também:

  • Pegue seu cartão de Crédito sem consulta ao SPC e Serasa
  • Benefícios do cartão Nubank - Veja agora!
  • Como pedir o cartão oficial do Caixa Tem

01) Durante o solstício de verão, os habitantes de uma determinada cidade observam que o Sol ao meio-dia se encontra praticamente no zênite, projetando sombras bastante reduzidas. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a localização aproximada desta cidade e a data em que ocorre esse fenômeno no hemisfério sul.






No solstício de verão do hemisfério sul (em torno de 21 de dezembro), o Sol incide diretamente sobre o trópico de Capricórnio. São Paulo encontra-se próxima a essa latitude (23°27′ Sul), podendo observar o Sol praticamente no zênite (posição vertical máxima do Sol). Portanto, somente cidades situadas próximas ao trópico de Capricórnio têm essa experiência durante o solstício de verão austral.

02) Considere os movimentos anuais da Terra ao redor do Sol. Assinale a alternativa que relaciona corretamente a duração do dia e da noite durante os equinócios para qualquer ponto da superfície terrestre.






Nos equinócios (aproximadamente em 21 de março e 23 de setembro), o Sol incide diretamente sobre a linha do Equador, proporcionando condições iguais de iluminação para ambos os hemisférios. Nesses dias específicos, a duração do período claro (dia) e do período escuro (noite) é a mesma para qualquer ponto do planeta, sendo ambos períodos aproximadamente de 12 horas cada.

03) Considerando a situação do Brasil no hemisfério sul, assinale a alternativa correta sobre o Solstício de Inverno brasileiro.





Vai fazer ENEM ou Vestibular? Entre no Grupo VIP no WhatsApp

Receba listas de exercícios 2x por semana, dicas práticas de estudo, organização da rotina e avisos importantes sobre ENEM, vestibulares, Sisu, Prouni e Fies.

Quero receber os exercícios agora
CompartilharTweetEnviarCompartilharEnviar
Notícia Anterior

Questões sobre consumo e consumismo

Próxima Notícia

Questões sobre o antigo egito

Postagens Relacionadas

Estudante resolvendo exercícios em escritório de madeira com livros abertos e blocos de notas
Exercícios

Questões sobre a Geografia Contemporânea

Por Rosangela Quinelato
18 de abril de 2026
Exercícios

Questões de História sobre a Roma Antiga

Por Rosangela Quinelato
18 de abril de 2026
Próxima Notícia
Estudante resolvendo exercícios de história com livros, mapas e globo na mesa

Questões sobre o antigo egito

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Pesquisar

Nenhum Resultado
Ver todos os resultados

Últimas Notícias

  • Questões sobre a Geografia Contemporânea
  • Questões de História sobre a Roma Antiga
  • Questões de história sobre a Revolução Russa mais difícil
  • Questões sobre a friagem Geografia
  • Questões de História sobre a Revolução Russa com Gabarito
© 2024 Sisu.pro.br - Seu Site de Notícias.
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
  • App Caixa Tem: Baixar App, Entrar e Login
  • App Carteira de Trabalho Digital; baixar, App e Login
  • Assistente Virtual Bolsa Família
  • Bolsa Família
  • Bolsa Família
  • Consulte seu Bolsa Família
  • Contato
  • Expediente
  • Política de Privacidade
  • Pre Curso de Maquiagem
  • Quem Somos
  • Resultado do SISU – LP
  • Teste Sitebot
  • teste-1

© 2024 Sisu.pro.br - Seu Site de Notícias.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

0

CARREGANDO… AGUARDE!