A leishmaniose é uma doença infecciosa causada por parasitas do gênero Leishmania. A transmissão ocorre principalmente através da picada de flebotomíneos, mosquitos conhecidos como “pica-pau”.
Existem diferentes formas clínicas da doença, sendo as mais conhecidas a leishmaniose cutânea e a visceral. O tratamento e a prevenção são essenciais para controlar a disseminação desse parasita.
Questões: Leishmaniose
Leia também:
01) Em uma discussão sobre a leishmaniose visceral, um estudante menciona que a doença pode causar complicações muito sérias. Assinale a alternativa que melhor descreve as consequências da forma visceral da doença se não tratada adequadamente.
02) Um grupo de estudantes está revisando os métodos de prevenção da leishmaniose. Assinale a alternativa que contempla as melhores estratégias para evitar a transmissão da doença.
03) Considerando as características do vetor da leishmaniose, o flebotomíneo, assinale a opção que melhor descreve suas principais características ecológicas e comportamentais.
04) Um pesquisador está estudando os ciclos de vida do parasita Leishmania. Assinale a alternativa que melhor descreve as fases de desenvolvimento do parasita.
05) Ao estudar o tratamento da leishmaniose, um estudante mencionou os fármacos utilizados. Assinale a alternativa que apresenta o tratamento mais comum para a leishmaniose visceral.
06) Um professor está explicando a diferença entre as leishmanioses cutânea e visceral. Assinale a alternativa que melhor fundamenta a causa dessas diferenças.
e) O vetor não influencia a manifestação das formas cutânea e visceral.
07) Um candidato à prova do ENEM se depara com questões sobre a distribuição geográfica da leishmaniose no Brasil. Assinale a alternativa que identifica corretamente as áreas mais afetadas pela doença no país.
08) Um estudante deseja entender o impacto social da leishmaniose nas comunidades afetadas. Assinale a alternativa que melhor aborda as consequências sociais da doença.
09) Durante uma aula sobre as formas de diagnóstico da leishmaniose, um aluno levantou a questão sobre os métodos mais eficazes. Assinale a alternativa que descreve corretamente os métodos de diagnóstico.
10) Em um artigo sobre as causas socioeconômicas da leishmaniose, um estudante anotou que as condições que favorecem a transmissão da doença estão ligadas a fatores socioeconômicos. Assinale a alternativa que melhor representa esses fatores.