A Segunda Lei de Mendel, também conhecida como Lei da Segregação Independente, estabelece que os alelos de diferentes genes segregam-se de maneira independente durante a formação de gametas. Essa lei é fundamental para entender a hereditariedade.
Os princípios da Segunda Lei de Mendel são amplamente aplicados na genética moderna. Compreender esses conceitos é essencial para resolver questões sobre padrões de herança em vestibulares e no ENEM.
Questões: Segunda Lei de Mendel
01) Durante um experimento genético, um biólogo analisou dois pares de características em ervilhas: a cor da semente (amarela ou verde) e a forma da semente (lisa ou rugosa). Se a planta parental apresenta fenótipo amarelo e rugoso, enquanto a planta recessiva exibe características verde e lisa, assinale a alternativa que representa a proporção esperada de tipos fenotípicos na geração F₂.
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02) Um agricultor está estudando dois traços em uma população de plantas de tomate: resistência a uma doença (R) e tamanho da fruta (T). Ele deseja saber a proporção esperada de descendentes que manifestarão os dois traços dominantes. Assinale a alternativa que apresenta a proporção correta para o cruzamento entre plantas híbridas (RrTt).
03) Ao estudar a cor das flores em uma espécie de planta, um geneticista determina que a cor roxa (P) é dominante sobre a cor branca (p). Se duas plantas heterozigotas (Pp) são cruzadas, qual a proporção esperada de flores brancas na descendência? Assinale a alternativa que apresenta essa proporção corretamente.
04) Em uma experiência com ervilhas, foram observadas duas características: altura (alta ou baixa) e cor (verde ou amarela). Se um geneticista cruzou ervilhas altas amarelas homozigotas com ervilhas baixas verdes, qual a proporção esperada entre os diferentes fenótipos na F₂? Assinale a alternativa correta que expressa essa proporção.
05) Em um estudo sobre a herança de feições humanas, foi estabelecido que a cor dos olhos pode ser dominada por azul (B) ou por marrom (b). Se um indivíduo de olhos castanhos (Bb) é cruzado com um de olhos azuis (bb), qual a proporção esperada para a cor dos olhos na geração F₂? Assinale a alternativa correta.
06) Na sequência de um experimento, um grupo de biólogos testou a herança de dois traços em coelhos: a cor da pelagem (branca ou preta) e o comprimento das orelhas (longas ou curtas). Se um coelho homozigoto branco de orelhas curtas é cruzado com um coelho preto de orelhas longas, qual a proporção esperada dos fenótipos na geração F₂? Assinale a alternativa correta.
07) Um geneticista estuda a herança do tamanho das folhas em uma planta, onde grande (G) é dominante sobre pequeno (g). Se duas plantas heterozigotas (Gg) são cruzadas, qual é a proporção esperada de plantas pequenas na geração F₂? Assinale a alternativa que corresponde a isso.
08) Em uma experiência com bifurcação em ervilhas, um geneticista nota que a forma da semente (lisa ou rugosa) é independente da cor (verde ou amarela). Se duas plantas heterozigotas para essas características (RrYy) são cruzadas, qual a proporção esperada de sementes rugosas e amarelas na geração F₂? Assinale a alternativa correta.
09) No estudo da herança de dois traços em camundongos, onde a cor do pelo (preto ou branco) e a presença de manchas (com ou sem) são relevantes, um geneticista cruza camundongos pretos com manchas (BbMm) com camundongos brancos sem manchas (bbmm). Assinale a alternativa que representa a proporção dos fenótipos resultantes na geração F₂.
10) Ao estudar a herança duplicada em plantas de cebola, onde o aroma (A) é dominante sobre odor neutro (a), e o sabor (S) é dominante sobre doce (s), um horticultor cruza plantas AaSs com AaSs. Assinale a alternativa que expressa corretamente a proporção esperada de plantas que herdarão aroma e sabor.