Sisu
  • Início
  • Contato
  • Expediente
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Contato
  • Expediente
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
Sisu
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
Home Exercícios

Questões sobre Fuso Horario – 6º ano

Fuso horário no 6º ano: questões desafiadoras e contextualizadas

Por
15 de julho de 2026
em Exercícios
Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no TelegramCompartilhar no Email

O estudo dos fusos horários ajuda a entender por que a hora muda de um lugar para outro no planeta. Isso acontece porque a Terra gira e recebe a luz do Sol em momentos diferentes ao longo de sua superfície.

Nesta atividade, você vai analisar situações do cotidiano e comparar horários em diferentes regiões do mundo. Leia com atenção, observe os deslocamentos e pense na relação entre meridianos, longitude e variação do tempo.

Questões sobre Fuso Horario – 6º ano

Questão 01

1. Um estudante em Brasília embarca para Lisboa. Quando ele consulta a passagem, vê que o voo decola às 23h de domingo, no horário de Brasília. Sabendo que Lisboa está 3 horas à frente de Brasília, qual será o horário local da decolagem em Lisboa?

Gabarito: alternativa B). Correto. Lisboa está 3 horas à frente, então 23h em Brasília corresponde a 02h do dia seguinte em Lisboa.

Comentários por alternativa:

  • A) Brasília não está atrás nesse caso; Lisboa está adiantada.
  • B) Correto. Lisboa está 3 horas à frente, então 23h em Brasília corresponde a 02h do dia seguinte em Lisboa.
  • C) Os horários não são iguais entre essas cidades.
  • D) A diferença informada é de 3 horas, não 4.
  • E) Viajar não muda o horário local da partida.

Questão 02

2. Uma família sai de Recife às 14h para falar com parentes em Manaus no mesmo instante. Como Manaus fica 1 hora atrás de Recife, qual horário deve aparecer no relógio de Manaus quando em Recife forem 14h?

Gabarito: alternativa D). Correto. Se Manaus está 1 hora atrás, quando Recife marca 14h, Manaus marca 13h.

Comentários por alternativa:

  • A) A diferença informada é de 1 hora, não 2.
  • B) Os relógios não marcam o mesmo horário simultaneamente.
  • C) Manaus não está à frente de Recife.
  • D) Correto. Se Manaus está 1 hora atrás, quando Recife marca 14h, Manaus marca 13h.
  • E) A diferença não é de 3 horas.

Questão 03

3. Durante uma transmissão esportiva, um jogo começa às 18h em Londres. Sabendo que Tóquio está 9 horas à frente de Londres, qual será o horário da transmissão em Tóquio?

Gabarito: alternativa A). Correto. Somando 9 horas a 18h, obtém-se 03h do dia seguinte em Tóquio.

Comentários por alternativa:

  • A) Correto. Somando 9 horas a 18h, obtém-se 03h do dia seguinte em Tóquio.
  • B) Os fusos horários alteram a hora local.
  • C) A diferença indicada é de 9 horas, não 3.
  • D) Tóquio não está atrás de Londres.
  • E) A diferença informada não é de 12 horas.
Publicidade



Questão 04

4. Uma estudante compara o horário de saída de um trem em Santiago e o horário em Buenos Aires. Ela observa que, quando são 16h em Santiago, são 17h em Buenos Aires. Como se explica essa diferença?

Gabarito: alternativa E). Correto. Buenos Aires está 1 hora à frente de Santiago, o que explica a diferença observada.

Comentários por alternativa:

  • A) Buenos Aires não está atrás nesse exemplo.
  • B) Santiago não está à frente de Buenos Aires.
  • C) A explicação não envolve calendários diferentes.
  • D) Hemisfério Norte ou Sul não define sozinho o fuso horário.
  • E) Correto. Buenos Aires está 1 hora à frente de Santiago, o que explica a diferença observada.

Questão 05

5. Um site de notícias informa que uma entrevista será exibida às 22h em Nova York. Sabendo que Brasília está 1 hora à frente de Nova York, qual horário corresponderá à exibição em Brasília?

Gabarito: alternativa C). Correto. Se Brasília está 1 hora à frente, 22h em Nova York corresponde a 23h em Brasília.

Comentários por alternativa:

  • A) Brasília não está atrás de Nova York.
  • B) Os horários não são iguais.
  • C) Correto. Se Brasília está 1 hora à frente, 22h em Nova York corresponde a 23h em Brasília.
  • D) A diferença informada é de 1 hora, não 2.
  • E) O trajeto não altera o horário por perda de tempo.

Questão 06

6. Um pesquisador viaja de leste para oeste e percebe que o relógio local atrasa 1 hora ao chegar a cada nova cidade. Isso ocorre porque a Terra gira e os fusos seguem a divisão por longitudes. Qual afirmação explica melhor essa situação?

Gabarito: alternativa B). Correto. A rotação da Terra e a longitude determinam a organização dos fusos horários.

Comentários por alternativa:

  • A) Altitude não define o fuso horário.
  • B) Correto. A rotação da Terra e a longitude determinam a organização dos fusos horários.
  • C) Continentes diferentes não explicam, por si só, o fuso.
  • D) A distância do voo não muda o horário local.
  • E) As estações não definem fusos horários.

Questão 07

7. Em um exercício, o professor pede que os alunos descubram o horário em Roma, considerando que o evento começou às 19h em Cairo e Roma está 1 hora atrás de Cairo. Qual é o horário em Roma no momento do início do evento?

Gabarito: alternativa E). Correto. Se Roma está 1 hora atrás de Cairo, 19h em Cairo corresponde a 18h em Roma.

Comentários por alternativa:

  • A) A localização continental não define esse cálculo.
  • B) As cidades não têm o mesmo horário oficial nesse exemplo.
  • C) Roma não está à frente de Cairo.
  • D) A diferença indicada é de 1 hora, não 2.
  • E) Correto. Se Roma está 1 hora atrás de Cairo, 19h em Cairo corresponde a 18h em Roma.

Questão 08

8. Um grupo acompanha ao vivo uma palestra que começa às 8h em um país e às 20h do mesmo dia em outro. A diferença é de 12 horas, o que indica posições opostas em relação ao globo. O que essa situação mostra sobre os fusos horários?

Gabarito: alternativa A). Correto. A diferença de 12 horas está ligada à organização dos fusos pelos meridianos e à posição na Terra.

Comentários por alternativa:

  • A) Correto. A diferença de 12 horas está ligada à organização dos fusos pelos meridianos e à posição na Terra.
  • B) Não existe um único horário oficial para todo o planeta.
  • C) Calendários diferentes não explicam essa diferença horária.
  • D) A longitude é o fator principal, não a distância entre capitais.
  • E) O nascer do Sol ocorre em momentos diferentes conforme o fuso.

Questão 09

9. Uma videoconferência entre estudantes do Rio de Janeiro e de Assunção foi marcada para 15h no Rio. Sabendo que Assunção está 1 hora atrás do Rio de Janeiro, qual horário os estudantes paraguaios devem usar?

Gabarito: alternativa D). Correto. Se Assunção está 1 hora atrás, quando no Rio são 15h, em Assunção são 14h.

Comentários por alternativa:

  • A) A diferença informada é de 1 hora, não 2.
  • B) Os horários não coincidem nesse caso.
  • C) Assunção não está à frente do Rio.
  • D) Correto. Se Assunção está 1 hora atrás, quando no Rio são 15h, em Assunção são 14h.
  • E) Não há redução de 3 horas nesse exemplo.

Questão 10

10. Um professor propõe a seguinte situação: um navio sai de uma cidade às 22h de sábado e chega a outra cidade, 4 horas à frente, após uma viagem de 10 horas. Sem considerar perda de tempo no trajeto, qual será o horário local de chegada?

Gabarito: alternativa C). Correto. Partindo de 22h, soma-se 10 horas para chegar a 08h; como o destino está 4 horas à frente, o horário local é 04h, mas a alternativa correta aqui é a que organiza a conta no sentido pedido?

Comentários por alternativa:

  • A) A soma da viagem foi feita, mas falta considerar o fuso à frente.
  • B) A chegada não ocorre antes da partida no relógio local.
  • C) Correto. Partindo de 22h, soma-se 10 horas para chegar a 08h; como o destino está 4 horas à frente, o horário local é 04h, mas a alternativa correta aqui é a que organiza a conta no sentido pedido?
  • D) A diferença de fuso não é de 2 horas.
  • E) O fuso não cancela o tempo de viagem.

Continue estudando este tema

  • QuestõesQuestões sobre Fuso Horario – 6º ano – parte 2

Receba 2 Listas de Exercícios toda semana e se prepare para o Enem 2026. Botão Entrar no WhatsApp - Grupo VIP
CompartilharTweetEnviarCompartilharEnviar
Notícia Anterior

Questões sobre ONU de vestibular

Próxima Notícia

Questões sobre Água – 6º ano Ciencias

Postagens Relacionadas

Exercícios

Questões sobre Ártico – 8º ano

Por
15 de julho de 2026
Exercícios

Questões sobre Genetica – 8º ano

Por
15 de julho de 2026
Próxima Notícia

Questões sobre Água - 6º ano Ciencias

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Pesquisar

Nenhum Resultado
Ver todos os resultados

Últimas Notícias

  • Questões sobre Ártico – 8º ano
  • Questões sobre Genetica – 8º ano
  • Questões de Porcentagem – 8º ano
  • Questões sobre Áreas de Figuras Planas – 8º ano – parte 2
  • Questões sobre Gandhi – 9º ano – parte 2
© 2024 Sisu.pro.br - Seu Site de Notícias.
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
  • App Caixa Tem: Baixar App, Entrar e Login
  • Assistente Virtual Bolsa Família
  • Bolsa Família
  • Bolsa Família
  • Consulte seu Bolsa Família
  • Contato
  • Expediente
  • Política de Privacidade
  • Pre Curso de Maquiagem
  • Quem Somos
  • Resultado do SISU – LP
  • Teste Sitebot

© 2024 Sisu.pro.br - Seu Site de Notícias.

0

CARREGANDO… AGUARDE!