Sisu
  • Início
  • Contato
  • Expediente
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Contato
  • Expediente
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
Sisu
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
Home Exercícios

Questões sobre Questões Discursivas Brasil Colonial – 7º ano – parte 2

Brasil Colonial: análise histórica para o 7º ano

Por
15 de julho de 2026
em Exercícios
Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no TelegramCompartilhar no Email

Este conjunto de questões foi elaborado para desenvolver a leitura histórica sobre o Brasil Colonial, com foco em relações de trabalho, economia, sociedade e administração no período colonial.

As atividades exigem interpretação, comparação e reflexão, retomando conteúdos centrais do Brasil Colonial em nível mais aprofundado e adequado ao Ensino Médio.

Questões sobre Questões Discursivas Brasil Colonial – 7º ano – parte 2

Questão 01

A expansão da cana-de-açúcar no Brasil Colonial ajudou a organizar a economia da colônia. Qual alternativa explica melhor essa organização?

Gabarito: alternativa B). Correto. O açúcar estruturou a colônia para exportação, com forte vínculo ao comércio europeu e aos interesses metropolitanos.

Comentários por alternativa:

  • A) A produção colonial não priorizava o consumo interno.
  • B) Correto. O açúcar estruturou a colônia para exportação, com forte vínculo ao comércio europeu e aos interesses metropolitanos.
  • C) Não houve indústria autônoma com redução da dependência portuguesa.
  • D) A cana esteve ligada a latifúndio, trabalho compulsório e comércio atlântico.
  • E) A mineração não foi a base inicial de toda a economia colonial.

Questão 02

Na sociedade colonial brasileira, a escravidão indígena e africana assumiu formas diferentes em momentos distintos. Qual interpretação melhor caracteriza essa mudança?

Gabarito: alternativa D). Correto. A escravidão africana tornou-se central, enquanto a indígena enfrentou limites ligados à resistência, à catequese e a normas da Coroa.

Comentários por alternativa:

  • A) Não houve proibição geral do trabalho compulsório na colônia.
  • B) O trabalho assalariado teve pouca presença na estrutura colonial.
  • C) A tendência foi o aumento da escravidão africana, não o contrário.
  • D) Correto. A escravidão africana tornou-se central, enquanto a indígena enfrentou limites ligados à resistência, à catequese e a normas da Coroa.
  • E) A escravidão africana já existia antes da mineração, na economia açucareira.

Questão 03

A atuação dos jesuítas no Brasil Colonial foi importante em diferentes frentes. Qual alternativa sintetiza melhor esse papel?

Gabarito: alternativa A). Correto. Os jesuítas atuaram na catequese, na organização de aldeamentos e na difusão de valores cristãos coloniais.

Comentários por alternativa:

  • A) Correto. Os jesuítas atuaram na catequese, na organização de aldeamentos e na difusão de valores cristãos coloniais.
  • B) Os jesuítas frequentemente criticavam a exploração direta dos indígenas.
  • C) A catequese, não a expulsão, foi o centro da atuação missionária.
  • D) A ordem não teve papel principal na mineração colonial.
  • E) As missões integravam a colonização portuguesa, não eram politicamente autônomas.
Publicidade



Questão 04

Os povos indígenas reagiram de diversas formas à colonização portuguesa. Qual alternativa apresenta uma interpretação mais adequada dessas reações?

Gabarito: alternativa E). Correto. As respostas indígenas foram variadas e envolveram resistência, negociação, deslocamentos e adaptações.

Comentários por alternativa:

  • A) Houve conflitos e estratégias diversas, não submissão imediata.
  • B) As resistências indígenas ocorreram durante todo o período colonial.
  • C) Também houve negociação e alianças entre alguns grupos.
  • D) Apesar da violência, povos indígenas mantiveram práticas e estratégias próprias.
  • E) Correto. As respostas indígenas foram variadas e envolveram resistência, negociação, deslocamentos e adaptações.

Questão 05

A ocupação do interior colonial foi favorecida por diferentes atividades. Qual alternativa relaciona melhor esse processo à expansão territorial?

Gabarito: alternativa C). Correto. As bandeiras, a captura de indígenas e a busca por metais impulsionaram a interiorização colonial.

Comentários por alternativa:

  • A) Os tratados não foram a causa inicial da expansão interior.
  • B) Não houve colonização por camponeses europeus em massa.
  • C) Correto. As bandeiras, a captura de indígenas e a busca por metais impulsionaram a interiorização colonial.
  • D) A interiorização teve impacto territorial amplo, não só missionário.
  • E) A expansão não dependeu apenas de capitais estrangeiros.

Questão 06

No sistema colonial, a relação entre colônia e metrópole era marcada pelo pacto colonial. O que isso significava na prática?

Gabarito: alternativa B). Correto. O pacto colonial subordinava a economia colonial aos interesses da metrópole e restringia a autonomia comercial.

Comentários por alternativa:

  • A) A colônia não tinha liberdade comercial ampla.
  • B) Correto. O pacto colonial subordinava a economia colonial aos interesses da metrópole e restringia a autonomia comercial.
  • C) A administração colonial não era independente.
  • D) Havia circulação entre colônia e metrópole, embora controlada.
  • E) A lógica colonial não priorizava industrialização local.

Questão 07

A formação de vilas e cidades no Brasil Colonial estava ligada à administração e ao controle do território. Qual alternativa interpreta melhor essa relação?

Gabarito: alternativa E). Correto. Vilas e cidades ajudaram a organizar a administração, a justiça e a arrecadação colonial.

Comentários por alternativa:

  • A) A soberania continuou com a Coroa portuguesa.
  • B) A urbanização colonial começou antes da Independência.
  • C) As vilas tinham funções administrativas importantes.
  • D) A iniciativa portuguesa foi decisiva na fundação de muitos núcleos.
  • E) Correto. Vilas e cidades ajudaram a organizar a administração, a justiça e a arrecadação colonial.

Questão 08

A mineração alterou a vida na colônia em vários aspectos. Qual alternativa descreve melhor esse impacto?

Gabarito: alternativa A). Correto. A mineração estimulou migração interna, urbanização e maior ação fiscal da Coroa.

Comentários por alternativa:

  • A) Correto. A mineração estimulou migração interna, urbanização e maior ação fiscal da Coroa.
  • B) A mineração ampliou, não reduziu, a circulação interna.
  • C) A agricultura de abastecimento continuou importante.
  • D) Houve forte fiscalização e cobrança de impostos.
  • E) O impacto da mineração foi amplo na sociedade colonial.

Questão 09

A sociedade colonial era hierarquizada e desigual. Qual alternativa melhor explica essa estrutura social?

Gabarito: alternativa D). Correto. A hierarquia colonial combinava riqueza, origem, escravidão e vínculos políticos com a metrópole.

Comentários por alternativa:

  • A) Havia forte desigualdade jurídica e social.
  • B) A elite estava ligada à terra, ao comércio e à posse de escravizados.
  • C) A mobilidade social era limitada.
  • D) Correto. A hierarquia colonial combinava riqueza, origem, escravidão e vínculos políticos com a metrópole.
  • E) A religião influenciava, mas não era o único critério.

Questão 10

A atuação dos bandeirantes gerou interpretações diferentes na história do Brasil Colonial. Qual análise é mais adequada?

Gabarito: alternativa C). Correto. As bandeiras ampliaram o território, mas estiveram ligadas à violência e ao apresamento de indígenas.

Comentários por alternativa:

  • A) As expedições tiveram objetivos econômicos e de captura de mão de obra.
  • B) Não tinham finalidade de proteção indígena.
  • C) Correto. As bandeiras ampliaram o território, mas estiveram ligadas à violência e ao apresamento de indígenas.
  • D) Interesses privados foram centrais em muitas expedições.
  • E) As bandeiras não tinham função eleitoral.

Continue estudando este tema

  • QuestõesQuestões Discursivas Brasil Colonial – 7º ano

Receba 2 Listas de Exercícios toda semana e se prepare para o Enem 2026. Botão Entrar no WhatsApp - Grupo VIP
CompartilharTweetEnviarCompartilharEnviar
Notícia Anterior

Questões Tipos de Sujeito – 7º ano

Próxima Notícia

Questões sobre número dos substantivos com gabarito

Postagens Relacionadas

Exercícios

Questões Reforma Protestante – 7º ano

Por
15 de julho de 2026
Exercícios

Questões sobre formas geométricas na arte

Por
15 de julho de 2026
Próxima Notícia

Questões sobre número dos substantivos com gabarito

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Pesquisar

Nenhum Resultado
Ver todos os resultados

Últimas Notícias

  • Questões Reforma Protestante – 7º ano
  • Questões sobre formas geométricas na arte
  • Questões sobre Questões Variedades Linguisticas – 6º ano – parte 2
  • Questões sobre Idh – 7º ano – parte 2
  • Questões sobre Questões Grécia Antiga – 6º ano – parte 2
© 2024 Sisu.pro.br - Seu Site de Notícias.
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
  • App Caixa Tem: Baixar App, Entrar e Login
  • Assistente Virtual Bolsa Família
  • Bolsa Família
  • Bolsa Família
  • Consulte seu Bolsa Família
  • Contato
  • Expediente
  • Política de Privacidade
  • Pre Curso de Maquiagem
  • Quem Somos
  • Resultado do SISU – LP
  • Teste Sitebot

© 2024 Sisu.pro.br - Seu Site de Notícias.

0

CARREGANDO… AGUARDE!