O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), é gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) e oferece vagas, em cursos de graduação, oferecidos pelas instituições federais de todo o País.
Na primeira edição de 2023, a seleção contou com 128 instituições públicas, sendo 63 universidades federais. Foram oferecidas 6.402 opções de cursos de graduação, e 226.399 vagas.
Quem poderá se inscrever no Sisu 2023?
O estudante terá direito a fazer a inscrição, que estará disponível por meio do acesso único, se participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 e não zerar a redação.
Leia também:
Quando abre a inscrição?
Geralmente a inscrição do Sisu 2023.2 é realizada no mês de junho e os estudantes ingressarão nas instituições, no segundo semestre.
Como se inscrever?
O candidato deverá acessar o site do Mec e especificar:
- Em ordem de preferência, as suas opções de vaga em instituição de educação superior participante, local de oferta, curso, turno; e
- A modalidade de concorrência, podendo optar por concorrer:
- às vagas reservadas em decorrência do disposto na Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, observada a regulamentação em vigor;
- b) às vagas destinadas às demais políticas de ações afirmativas eventualmente adotadas pela instituição no Termo de Adesão ao Sisu; ou
- c) às vagas destinadas à ampla concorrência.
Classificação
Conforme edital da seleção estão abaixo os critérios para a classificação de candidatos no Sisu:
- Maior nota na redação;
- Maior nota na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
- Maior nota na prova de Matemática e suas Tecnologias;
- Maior nota na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
- Maior nota na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Como é o cálculo da nota de corte?
O Sistema calcula a nota de corte (menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso, baseado no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.
Resultado e Lista de espera
O resultado da chamada regular será divulgado na página do MEC e o candidato não aprovado em tal chamada poderá participar da Lista de Espera do Programa.