UFPE terá 7.012 vagas para o Sisu 2023

22 de novembro de 2022

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) ofertará 7.012 vagas, distribuídas em 105 cursos presenciais de graduação, dos campi Recife, Vitória e Caruaru no Processo Seletivo UFPE para o Sisu 2023.

Sisu 2023 UFPE

De acordo com o termo de adesão são oferecidas 5.522 vagas para o Campus Recife; 430 vagas para o Campus Vitória; e 1.060 vagas para o Campus Caruaru. Metade do quantitativo está reservado ao sistema de cotas.

Não participarão do Processo Seletivo UFPE | Sisu 2023 os cursos presenciais de Música/Canto – Bacharelado, Música/Instrumento – Bacharelado, Música/Licenciatura, Dança/Licenciatura e Letras Língua Brasileira de Sinais Libras/Licenciatura, que serão regidos por resolução específica, em consonância com o parágrafo único, art. 5º, da Portaria Normativa MEC n° 21/2012.

No termo de adesão da UFPE com o Sisu 2023, assim que divulgado, o estudante poderá conferir os cursos, vagas, local de oferta, pesos das notas do Enem, as modalidades de vagas e a documentação para a matrícula.

Inclusão Regional

A Resolução nº 24/2022 estabelece o Argumento de Inclusão Regional para todos os cursos presenciais dos campi Vitória e Caruaru e para o curso de Medicina do Campus Recife. O objetivo é estimular o ingresso à UFPE pelos estudantes, que fizeram o ensino médio em Pernambuco.

Ainda conforme o documento, a nota final do Enem terá os seguintes acréscimos: 10% para candidatos aos cursos de Vitória e Caruaru que cursaram e concluíram todo o Ensino Médio em escolas regulares e presenciais das mesorregiões da Zona da Mata pernambucana e do Agreste pernambucano; 5% para candidatos ao curso de Medicina do Campus Recife que cursaram e concluíram todo o Ensino Médio em escolas regulares e presenciais em Pernambuco e para candidatos aos cursos de Vitória e Caruaru que tiverem cursado e concluído, no mínimo, 2/3 do Ensino Médio em escolas regulares e presenciais das mesorregiões da Zona da Mata pernambucana e do Agreste pernambucano; e 3% para candidatos ao curso de Medicina do Campus Recife que tiverem cursado e concluído, no mínimo, 2/3 do Ensino Médio em escolas regulares e presenciais em Pernambuco.

De acordo com a Universidade, o acréscimo terá efeito apenas classificatório, não sendo levado em conta na análise do atendimento de eventuais critérios eliminatórios. Os candidatos que forem possíveis beneficiários tanto do Argumento de Inclusão Regional quanto do Sistema de Cotas deverão optar, no ato da inscrição, por uma dessas duas ações afirmativas, não sendo permitida a sua aplicação cumulativa.

Cronograma Sisu 2023

Em breve, o Ministério da Educação divulgará o cronograma referente ao Sisu 2023, cuja inscrição será logo após a divulgação do resultado do Enem 2022. Na primeira edição de 2022, foram oferecidas mais de 206.000 vagas, em mais de 110 Instituições Federais.

Inscrição

As inscrições para o Sisu 2023 serão realizadas no período de 14 a 17 de fevereiro de 2023, através exclusivamente do site oficial do processo seletivo do MEC.

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.