Sisu

Como funciona a nota de corte no Sisu?

22 de janeiro de 2019

Uma vez por dia, o site do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) divulga as notas de corte de cada um dos cursos disponíveis. Trata-se da menor nota para ser aprovado no curso, naquele momento, considerando o número de inscritos, a nota dos inscritos e o número de vagas disponível em cada modalidade . Embora não seja uma garantia da vaga, é possível usar a informação para orientar a escolha.

Durante o período de inscrição no Sisu, o candidato pode consultar, em seu boletim, a classificação parcial na opção de curso escolhido. A classificação parcial é calculada a partir das notas dos candidatos inscritos na mesma opção. Trata-se, assim como a nota de corte, de uma referência e não de um garantia de vaga.

Exemplo: se ao final do primeiro dia, logo que for publicada a nota de corte, você estiver na 79ª posição, em uma modalidade/curso que tenha 30 vagas, será que vale a pena manter a opção? Significa que 49 pessoas precisam desistir para que você consiga a vaga. É o momento de pensar se deseja tentar a lista de espera, uma vez que há muitas pessoas na frente, ou tentar outro curso, ou outra universidade, ou mesmo outra modalidade (atente-se à documentação necessária para cada modalidade).

Durante o período de inscrição, o candidato pode modificar a opção de curso quantas vezes quiser. Será considerada no processo seletivo a última opção confirmada pelo estudante.

Inscrições no Sisu 2019.1

As inscrições do Sisu 2019 do primeiro semestre tiveram início na madrugada desta terça-feira, dia 22 de janeiro. O prazo encerra-se às 23h59 do dia 25 de janeiro, próxima sexta-feira. A divulgação do resultado contendo a chamada regular do Sisu 2019 ocorrerá no dia 28 de janeiro. Para a primeira edição do Sisu 2019 foram ofertadas mais de 235 mil vagas.

 

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.