O Sisu é o Sistema de Seleção Unificada, que usa a nota do Enem para selecionar candidatos para vagas em instituições públicas de ensino superior. Em 2024, o Sisu oferece mais de 264 mil vagas, em 6.827 cursos, de 127 instituições participantes.
Cursos que mais oferecem vagas no Sisu 2024:
Confira abaixo os cursos com mais vagas para o Sisu:
- Pedagogia: 9.952 vagas
- Administração: 9.385 vagas
- Matemática: 8.585 vagas
- Ciências Biológicas: 8.523 vagas
- Direito: 7.871 vagas
- Química: 6.793 vagas
- Física: 6.648 vagas
- Engenharia Civil: 6.057 vagas
- Medicina: 5.733 vagas
- Ciências Contábeis: 5.512 vagas.
Para que servem as notas de corte?
As notas de corte são as pontuações mínimas para que um candidato fique entre os potencialmente selecionados para cada curso, turno e modalidade de concorrência.
Leia também:
As notas de corte são atualizadas diariamente durante o período de inscrição, que vai de 22 a 25 de janeiro, e servem como referência para o candidato monitorar sua inscrição. As notas de corte finais serão divulgadas no dia 30 de janeiro, junto com o resultado do processo seletivo.
Veja como acessar
Para acessar o Sisu, você deve ter uma conta gov.br, que é o sistema de acesso único do governo federal. Se você ainda não tem uma conta gov.br, você pode criar uma neste endereço. Caso já tenha uma conta cadastrada, basta digitar seu CPF e senha. Você pode se inscrever em até duas opções de curso.
Confira dicas para aumentar suas chances no Sisu
- Escolha os cursos que possuem menor nota de corte, que tenham mais vagas ou menos concorrência.
- Inscreva-se em mais de um curso, de preferência em áreas afins, para ter mais opções.
- Lembre-se de colocar como primeira opção o curso que você mais quer, pois o sistema sempre selecionará a primeira opção caso você tenha nota para ser aprovado nas duas opções.
- Fique atento às datas do sisu e participe de todas as chamadas.
- Não deixe de fazer a sua matrícula se for selecionado na chamada regular, pois isso garante a sua vaga.
- Se não for selecionado, manifeste o seu interesse na lista de espera e acompanhe a convocação que será realizada pelas instituições de ensino.