MEC divulgou o Edital do Sisu 2022, veja o cronograma completo

19 de janeiro de 2022

O edital do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2022/1 está disponível para consulta, cujo documento foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), com o cronograma e as regras da seleção para o primeiro semestre.

Inscrição Sisu 2022

As inscrições do SiSU 2022/1 serão realizadas de 15 a 18 de fevereiro, pelo site sisu.mec.gov.br, gratuitamente. Veja como é a consulta de vagas da seleção.

  • Os interessados poderão se inscrever em até duas opções de curso/turno/instituição e deverão escolher a modalidade em que seus perfis se encaixam: ampla concorrência, cotas ou ações afirmativas.
  • As opções escolhidas pelos candidatos poderão ser alteradas até o término das inscrições, às 23h59 do dia 18 de fevereiro.
  • Durante o período, o sistema divulgará diariamente um balanço ao inscritos, mostrando em que posição eles estão na disputa pelas vagas.

Resultado – chamada regular

O Ministério da Educação (MEC) fará apenas uma chamada regular, cuja lista de aprovados será publicada no site do SiSU, no dia 22 de fevereiro.

Lista de Espera

Os candidatos que se inscreverem e não forem convocados na chamada regular (em nenhuma das duas opções de curso) poderão manifestar interesse pela lista de espera do SiSU 2022/1 de 22 a 28 de fevereiro. As demais chamadas serão feitas com base nos nomes que participaram da manifestação por vaga e serão de responsabilidade das universidades.

Cronograma SiSU 2022/1

  • Inscrições: 15 a 18 de fevereiro;
  • Resultado: 22 de fevereiro;
  • Manifestações da lista de espera: 22 a 28 de fevereiro;
  • Matrícula dos candidatos: 23 a 28 de fevereiro;
  • Convocação da Lista de Espera: 22 a 28 de fevereiro.

Como será o SiSU 2022/1?

O SiSU 2022/1 é destinado aos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 e que tiraram acima de zero na redação. O resultado Enem será liberado em 11 de fevereiro.

Modalidades de concorrência

Veja abaixo as modalidades de concorrência da seleção:

  • Ampla concorrência: A ampla concorrência é destinada à população em geral, independemente do local de estudo ou renda.
  • Lei de Cotas: As instituições federais são obrigadas a reservar no mínimo 50% de suas vagas para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas. Dentro da reserva, existem oportunidades exclusivas para pretos, pardos e indígenas; alunos de baixa renda e pessoas com deficiência.
  • Ações afirmativas: Modalidade de cotas facultativa na qual a reserva de vagas fica a critério das instituições. Entram nelas, por exemplo, as oportunidades regionais, para reforma agrária, para pessoas com deficiência independente da trajetória escolar, quilombolas, ciganos e transgêneros.

Demais informações podem ser conferidas no Edital do Sisu 2022.1.

No Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.