Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – Ifsudeste MG

30 de março de 2017

Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – Ifsudeste MG foi criado mediante a integração do Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio Pomba; da Escola Agrotécnica Federal de Barbacena e do Colégio Técnico Universitário da UFJF; mas reconhecido como Instituto Federal somente em dezembro de 2008.

Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – Ifsudeste MG

Atualmente está localizado em seis regiões mineiras, o IF Sudeste MG oferece 25 cursos de graduação em cinco diferentes campi.

Campi e cursos

Campus Barbacena

Situado na Rua Monsenhor José Augusto, nº 204, Bairro São José, Barbacena – MG
http://www.barbacena.ifsudestemg.edu.br  (32) 3693-8600

Cursos oferecidos: Administração, Agronomia, Ciências Biológicas, Educação Física, Nutrição, Química, Técnico em Agroindústria, Técnico em Agropecuária, Técnico em Enfermagem, Técnico em Hospedagem, Técnico em Informática, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Nutrição e Dietética, Técnico em Química, Técnico em Segurança do Trabalho, Tecnologia em Alimentos, Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Gestão de Turismo e Tecnologia em Sistemas para Internet.

Campus Juiz de Fora

Situado na Rua Bernardo Mascarenhas, nº 1.283, Bairro Fábrica, Juiz de Fora – MG
http://www.jf.ifsudestemg.edu.br     (32) 4009-3003

Cursos oferecidos: Engenharia Mecatrônica, Física, Sistemas de Informação, Técnico em Design de móveis, Técnico em Edificações, Técnico em Eletromecânica, Técnico em Eletrônica, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Eventos, Técnico em Informática, Técnico em Mecânica, Técnico em Metalurgia, Técnico em Secretariado, Técnico em Transações Imobiliárias e Técnico em Transporte Rodoviário.

Campus Muriaé

Situado na Avenida Monteiro de Castro, nº 550, Bairro Barra, Muriaé – MG
http://www.muriae.ifsudestemg.edu.br    (32) 3696-2850

Cursos oferecidos: Administração, Tecnologia em Design de Moda, Técnico em Comércio, Técnico em Eletromecânica, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Secretariado, Técnico em Agroecologia, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Informática, Técnico em Orientação Comunitária, Técnico em Reforma de Roupas e Técnico em Secretariado.

Campus Rio Pomba

Situado na Avenida Dr. José Sebastião da Paixão, s/nº, Bairro Lindo Vale, Rio Pomba – MG
http://www.riopomba.ifsudestemg.edu.br     (32) 3571-5700

Cursos: Administração, Agroecologia, Ciência da Computação, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Matemática, Técnico em Administração, Técnico em Agente Comunitário de Saúde, Técnico em Florestas, Técnico em Informática, Técnico em Informática para internet, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Secretariado, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Zootecnia, Técnico em Agropecuária, Técnico em Alimentos, Tecnologia em Laticínios e Zootecnia.

Campus Santos Dumont

Situado na Rua Técnico Panamá, nº 45, Quarto Depósito, Santos Dumont – MG
http://www.santosdumont.ifsudestemg.edu.br    (32) 3251-1565

Cursos oferecidos: Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Guia de Turismo, Técnico em Mecânica, Técnico em Transporte de Cargas e Técnico em Manutenção Metroferroviária.

Campus São João Del Rei

Situado na Rua Américo Davim Filho, s/nº, Bairro Vila São Paulo, São João Del Rei – MG
http://www.sjdr.ifsudestemg.edu.br  (32) 3372-5367

Cursos oferecidos: Letras (Língua Espanhola), Letras (Língua Portuguesa), Técnico em Controle Ambiental, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática, Técnico em Informática para Internet, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Vendas, Tecnologia em Gestão de Tecnologia da Informação e Tecnologia em Logística.

Formas de Ingresso IFSudesteMG

Vestibular Tradicional

O Vestibular Tradicional do IF Sudeste MG é geralmente aplicado no mês de dezembro, apenas para 50% de suas vagas de graduação, destinadas à Ampla Concorrência. As provas são constituídas por 60 questões objetivas de Códigos e Linguagens, Ciências da Natureza e Matemática e Ciências Humanas, além de Redação.

Sistema de Cotas 

Com a regulamentação da Lei de Cotas, o IF Sudeste MG decidiu adotar nova distribuição de vagas para o Processo de Seleção. Para os cursos superiores de graduação, 30% das vagas são reservadas para ampla concorrência e 70% são divididas entre estudantes oriundos da rede pública que se declaram (ou não) negros, pardos e indígenas, além de vestibulandos com renda familiar bruta igual, inferior ou superior a 1,5 salário mínimo, além de assentados da Reforma Agrária.

Sisu e Enem

O IF Sudeste MG utiliza o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) como critério de seleção para preenchimento de 50% das vagas de seus cursos de graduação e tecnologia. O Sistema de Seleção é baseado no desempenho obtido pelo candidato na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Ensino a Distância 

O IF Sudeste MG oferece esta modalidade para os cursos técnicos. Ao todo, são 13 opções de cursos, ministrados nos campi de Barbacena, Juiz de Fora e Rio Pomba. A Seleção é constituída por 60 questões objetivas sobre Língua Portuguesa e Literatura, Matemática, Biologia, Física, Geografia, História e Química.

Acesse outros vestibulares que estão disponíveis na diversas Instituição de Ensino Superior brasileiras.

Conheça as Universidades e Institutos Federais de Educação que utilizam o Sisu para ingresso em seus diversos cursos.

No Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.