Sisu 2021: UEMG, cursos, vagas e como participar

15 de setembro de 2020

A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) utiliza o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para ingresso em quase todos os cursos de graduação; e as vagas são oferecidas na primeira edição da seleção.

Vagas e cotas

A UEMG oferece quase 6.000 vagas por meio do SiSU e as oportunidades são distribuídas, nas modalidades de ampla concorrência e ações afirmativas.

As vagas para ações afirmativas destinam-se aos seguintes estudantes cotistas:

  • Candidatos declarados negros, de baixa renda e egressos de escola pública (21% das vagas);
  • Candidatos declarados quilombolas, de baixa renda e egressos de escola pública (3%);
  • Candidatos declarados indígenas, de baixa renda e egressos de escola pública (3%);
  • Candidatos declarados ciganos, de baixa renda e egressos de escola pública (2%);
  • Outros candidatos de baixa renda e egressos de escola pública (16%);
  • Pessoas com deficiência (5%)

A UEMG oferece 132 cursos de graduação no SiSU, que são ministrados nos campi e unidades situadas em Poços de Caldas, Diamantina, Belo Horizonte, Ituiutaba, João Monlevade, Ubá, Barbacena, Abaeté, Carangola, Cláudio e Frutal.

Cursos que não entram no SiSU

Há cursos que a UEMG não oferece por meio do SiSU, que são as carreiras que exigem habilidades específicas, como Música e Artes Plásticas.

O ingresso a outros cursos, como licenciaturas em Letras, Química, Pedagogia, Sistemas de Informação e Produção Sucroalcooleira, por exemplo, é feito por meio de vestibular pelas notas do Enem.

Bônus

Os estudantes que se inscreverem no SiSU nas vagas de ações afirmativas, modalidade Critério de Inclusão Regional, contam com acréscimo de 15% sobre a nota obtida no sistema de seleção.

Tal modalidade é destinada aos estudantes que cursaram integralmente o Ensino Médio, em escolas situadas na mesma mesorregião, da unidade de oferta do curso da UEMG; ou em cidade situada no raio de até 150 km do município, no qual está sediada a unidade.

Pesos e notas mínimas

A UEMG não adota notas mínimas para se candidatar aos seus cursos no SiSU, mas os candidatos não podem zerar nenhuma área do Enem, cujas áreas têm peso 1, em todos os cursos de graduação, da universidade mineira.

Para mais informações sobre como funciona a UEMG no SiSU, o estudante poderá conferir o termo de adesão ao Sisu, que é divulgado poucos dias antes da inscrição para a seleção.

No Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.