Sisu 2021: UFCG, cursos, vagas e como participar

21 de setembro de 2020

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Paraíba, aderiu ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para ingresso, em seus cursos superiores, desde o ano de 2015. A Instituição participa das duas edições oferecidas em cada ano.

Vagas e Cotas

A UFCG oferece 3.160 vagas para o primeiro semestre letivo e mais de 1.500 oportunidades no segundo semestre, que são oferecidas, em seus campi, nas cidade de Campina Grande, Cajazeiras, Cuité, Patos, Pombal, Sousa e Sumé, na Paraíba.

Metade das vagas é reservada para candidatos que fizeram todo o ensino médio em escola pública, conforme determina a Lei de Cotas. A Universidade oferece dentro das cotas, vagas específicas para estudantes de baixa renda, autodeclarados pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência.

Os cursos, vagas, notas mínimas e pesos são especificados por meio do Termo de Adesão ao SiSU, que é divulgado no site do Comprov antes do período das inscrições para o SiSU abrirem.

Cursos que não estão no SiSU

Os cursos de Música, Letras-Libras e Educação do Campo NÃO são oferecidos no SiSU; e a UFCG realiza vestibulares próprios para a seleção de tais graduações. Para o curso de Música, por exemplo, a universidade exige um teste de habilidade específica.

Como participar do SiSU?

As inscrições do SiSU são abertas no início de cada semestre, sendo a primeira edição em janeiro e a segunda no final de junho ou início de julho.

O SiSU permite ao candidato a escolha de até duas opções de cursos, no qual o participante pode trocar a graduação/turno/instituição e modalidade de concorrência até o último dia de inscrições da seleção.

Chamadas

O Ministério da Educação (MEC) divulga apenas uma chamada no site do SiSU. Os candidatos que não forem convocados na primeira chamada, poderão manifestar interesse na lista de espera do SiSU.

No Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.