Sisu 2021: UFMG, cursos, vagas e como participar

31 de agosto de 2020

A UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) oferece todas as vagas da instituição (para ambos os semestres letivos) somente na primeira edição do Sistema; exceto para os cursos, que exigem teste de habilidade específica ou possuem vestibular específico.

O candidato deverá observar atentamente se o curso desejado tem ingresso no primeiro semestre, no segundo ou em ambos; já que não é permitido escolher o semestre de ingresso.

Vagas e cursos

Geralmente, são oferecidas mais de 6 mil vagas para os dois semestres. No SiSU 2020/1, por exemplo, a UFMG ofertou 6.309 vagas, as quais foram distribuídas em 90 cursos, ofertados nos campi de Belo Horizonte e Montes Claros.

Do total de cursos que a Universidade oferece, dez não são disponibilizados no SiSU. O ingresso é realizado por meio de vestibulares específicos ou que medem a aptidão do estudante para a carreira.

Cursos da UFMG que não são oferecidos no SiSU:

  • Artes Visuais (exige THE);
  • Música (exige THE);
  • Teatro (exige THE);
  • Cinema de animação e Artes Visuais (exige THE);
  • Dança (exige THE);
  • Design de Moda (exige THE);
  • Educação do Campo;
  • Formação Intercultural para Educadores Indígenas;
  • Letras-Libras;

Cotas

Do total de vagas oferecidas pela UFMG, 50% são destinadas a estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública, como determina a Lei nº 12.711/2012, conhecida também como Lei de Cotas.

Para essas modalidades, há vagas reservadas a candidatos, cuja renda familiar bruta per capita mensal seja menor ou igual a 1,5 salário mínimo; autodeclarados Pretos, Pardos e Indígenas (PPI); e também para pessoas com deficiência (PCD), desde que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública.

Como entrar na UFMG por meio do SiSU?

Todos os estudantes que terminaram o ensino médio e fizeram o último Enem poderão participar do SiSU, desde que não tenham zerado a redação. A UFMG não exige nota mínima para se candidatar.

Os interessados precisam se inscrever no SiSU do primeiro semestre de cada ano, por meio do site do Sistema, após a divulgação do cronograma da seleção.

Como funciona?

Ao se inscrever, o sistema automaticamente calcula a média do candidato no Enem. Algumas instituições estabelecem pesos para cada prova do Enem, mas esse não é o caso da UFMG, pois todas as provas têm peso 1 em todos os cursos.

A UFMG libera, anualmente, as notas dos aprovados na última posição em cada um dos seus cursos oferecidos no SiSU.

Resultado

O resultado da primeira chamada, com aqueles que foram aprovados na UFMG, será divulgado pelo SiSU,  em seu próprio site, com as respectivas datas de matrículas.

Após a 1ª chamada, o candidato não aprovado que desejar participar das chamadas subsequentes para os cursos de graduação da UFMG deverá, obrigatoriamente, manifestar interesse em participar da Lista de Espera do Sistema, se inscrevendo dentro dos prazos determinados no próprio site do SiSU.

As chamadas subsequentes serão divulgadas pela própria UFMG, e será da responsabilidade dos candidatos interessados acompanhá-las.

No Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.