Sisu

Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT

20 de abril de 2017

Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, criada em dezembro de 1970, sediada em Cuiabá, é uma Instituição de Ensino Superior Federal, vinculada ao Ministério da Educação. Objetiva a promoção do ensino, a pesquisa e a extensão nos diferentes ramos do conhecimento, bem como a divulgação cientifica, técnica e cultural.

Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT

Ela abrange quatro importantes centros urbanos do estado levando educação de qualidade para os jovens mato-grossenses. Ela possui aproximadamente área física total de 4,3 milhões de metros quadrados, tendo sua área construída totalizada em 159 mil m². Suas quatro unidades educacionais são constituídas por 27 institutos e faculdades, 163 salas de aula e 198 laboratórios.

Cursos e Campi UFMT

Campus Cuiabá

Situado na Avenida Fernando Correa da Costa, nº 2.367, Boa Esperança, Cuiabá – MT
http://www.ufmt.br/ufmt/site/page/index/Cuiaba    (65) 3615-8115

Cursos oferecidos: Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Comunicação Social (Jornalismo), Comunicação Social (Publicidade e Propaganda), Comunicação Social (Radialismo), Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Florestal, Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Estatística, Filosofia, Física, Geografia, Geologia, História, Letras (Português e Francês), Letras (Português e Inglês), Letras (Português e Literaturas), Letras (Português e Espanhol), Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Música, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Química, Saúde Coletiva, Serviço Social, Sistemas de Informação e Zootecnia.

Campus Rondonópolis

Situado na Rodovia MT 270, km 06, Bairro Sagrada Família, Rondonópolis – MT
http://www.ufmt.br/ufmt/site/page/index/Rondonopolis    (66) 3410-4000

Cursos oferecidos: Biblioteconomia, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Enfermagem, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Mecânica, Geografia, História, Letras (Língua Inglesa), Letras (Língua Portuguesa), Licenciatura em Informática, Matemática, Pedagogia, Psicologia e Zootecnia.

Campus Araguaia

Situado na Avenida Governador Jaime Campos, nº 6.390, Barra do Garças – MT
http://189.11.214.36/     (66) 3405-5317

Cursos oferecidos: Agronomia, Biomedicina, Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Comunicação Social (Jornalismo), Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia de Alimentos, Engenharia Civil, Farmácia, Física, Geografia, Letras, Matemática e Química.

Campus Sinop

Situado na Avenida Alexandre Ferronato, nº 1.200, Setor Industrial, Sinop – MT
http://www.ufmt.br/ufmt/site/secao/index/sinop/2125    (66) 3531-1663

Cursos oferecidos: Agronomia, Enfermagem, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Florestal, Farmácia, Licenciatura Plena em Ciências Naturais e Matemática (Hab. em Física, Química ou Matemática), Medicina Veterinária e Zootecnia.

Formas de Ingresso na UFMT

Sistema de Cotas 

Além das vagas de Ação Afirmativa oferecidas pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU), que são 30% para estudantes oriundos da rede pública e 20% para negros, a Instituição realiza um processo seletivo específico para estudantes negros de baixa renda. Para participar, é necessário ter realizado a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), possuir registro no Cadastro Único do governo federal e, se aprovado, fazer pré-matrícula no site da Universidade, além de preencher ficha socioeconômica e entregar documentação comprobatória.

Sisu

Desde 2009, ela utiliza o Enem como critério para seleção de candidatos. Anualmente, 50% das vagas ofertadas são destinadas para Ampla Concorrência e os outros 50% para Ação Afirmativa, sendo 30% para estudantes oriundos da rede pública e 20% para negros de família de baixa renda. Para participar, o candidato deve participar da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio.

Enem

O Enem é utilizado para ingresso por transferência facultativa, voltado para estudantes regularmente matriculados em cursos superiores de graduação e tecnológicos, e por admissão de graduado, destinado para candidatos que tenham concluído algum curso superior.

Ensino a Distância 

Ela é considerada a primeira instituição de ensino superior a oferecer curso de graduação a distância no país. Em 1994, a Universidade realizou seu primeiro vestibular especial e 350 professores da rede pública foram matriculados no curso. Em 2006, ela aderiu ao Sistema Universidade Aberta do Brasil. Atualmente ela oferece cursos de Licenciatura em Pedagogia, Pedagogia para a Educação Infantil, Ciências Naturais, Matemática e os Bacharelados em Administração e Administração Pública em 31 polos, além de pós-graduação, cursos de aperfeiçoamento e extensão.

Acesse outros vestibulares que estão disponíveis nas diversas instituições brasileiras.

Conheça as Universidades e Institutos Federais de Educação que utilizam o Sisu para ingresso em seus diversos cursos.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply