A introdução à genética explora os princípios fundamentais da hereditariedade e a transmissão de características. Esse conhecimento é essencial para o entendimento da biologia moderna. Questões sobre genética em vestibulares e no ENEM costumam trazer contextos práticos e dilemas éticos.
01) João é portador de um alelo recessivo que causa uma doença genética. Sendo assim, ele deseja saber se pode transmitir esse alelo a seus filhos. Qual é a probabilidade de seus filhos herdarem a doença, considerando que sua esposa é portadora de um alelo saudável?
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02) Durante uma experiência, cientistas analisam duas plantas de ervilha: uma amarela (dominante) e uma verde (recessiva). Se essas plantas forem cruzadas, qual é a proporção esperada de plantas amarelas e verdes na próxima geração?
03) Ana e Bruno decidem criar um cachorro com características específicas, como pelagem longa (dominante) e curta (recessiva). Se ambos os pais têm pelagem longa, mas são portadores do alelo recessivo, qual a chance de um filhote ter pelagem curta?
04) Um conjunto de culturas de batatas apresenta duas variedades: uma com batatas grandes (dominantes) e outra com batatas pequenas (recessivas). Se um agricultor quiser saber a proporção de batatas grandes em uma nova colheita, a partir do cruzamento entre as plantas, que proporção ele pode esperar?
05) Ao estudar a herança dos grupos sanguíneos, Murilo descobre que o grupo A é determinado por alelos IAI ou IAi. Se um indivíduo de grupo sanguíneo A é cruzado com um grupo sanguíneo O (ii), quais serão os possíveis grupos sanguíneos da prole?
06) Clara estuda a herança de características em algumas variações de flores. Ao cruzar uma planta de flores vermelhas (dominante) com outra de flores brancas (recessivas), que tipo de aspecto ela deve observar em termos de dominância e proporção fenotípica?
07) Em uma aula sobre genética aplicada, um aluno pergunta como as doenças genéticas se manifestam em um indivíduo. Considerando que algumas doenças são recessivas, como a fibrose cística, qual é a probabilidade de um casal, ambos portadores do alelo, ter um filho afetado pela condição?
08) Um geneticista analisa a transmissão de características em ratos, onde a cor da pelagem pode ser preta (dominante) ou branca (recessiva). Se um rato preto (Bb) for cruzado com um rato branco (bb), qual seria a expectativa fenotípica da prole?
09) Durante um projeto na escola, uma garota está observando a herança de padrões de penas em aves, onde penas longas são dominantes sobre penas curtas. Se ela cruzar duas aves negras com penas longas e não tiver certeza do genótipo delas, qual a possível proporção de aves com penas longas na prole?
10) Em um experimento de cruzamento, um estudante cruza duas variedades de feijão, uma de flor rosa (dominante) e outra de flor branca (recessiva). Qual deve ser a proporção esperada na próxima geração em relação às cores das flores?