Como evitar o Aquecimento Global: entenda o que podemos fazer

1 de outubro de 2021

Como evitar o aquecimento global? Neste post veremos as principais ações que ajudam a evitar que o planeta aqueça.

O Que É O Aquecimento Global

Aquecimento global é um processo acelerado pelo ser humano que está aumentando a temperatura média global e na atmosfera. Esse fenômeno é causado pelos gases de efeito estufa, que prendem o calor emitido pelo sol na superfície do planeta.

Isso faz com que o mundo fique cada vez mais quente e menos propicio para ser habitado pelos seres humanos.  mundo está, a cada dia, se tornando mais quente e não se trata somente de um

Se você quer saber como evitar esse processo e criar um mundo melhor para você, seus filhos e o resto do planeta, continue lendo nossa matéria.

Ações para minimizar o impacto do aquecimento global

Abaixo listamos alguns hábitos que podem ser alterados para evitar que o planeta continue aquecendo. Lembre-se, algumas coisas podem parecer complexas, mas são cada vez mais necessárias.

Consumir Menos Carne

A agropecuária ajuda em muito a contribuir com o aquecimento do planeta, pois exige desmatamento em larga escala para os pastos. Segundo estudos, 80% do desmatamento ocorrido na Amazônia é de responsabilidade desta atividade econômica.

E aqui não falamos em acabar com essa atividade importante para a economia brasileira, mas de consumo responsável. Menos consumo levaria os produtores a repensar esse sistema.

Faço o uso consciente dos recursos

Em resumo, use os recursos naturais com responsabilidade. E aqui estamos falando do consumo de água, energia elétrica, papel, madeira e, principalmente, plástico.

Hoje, consumimos mais do que a natureza pode repor e isso é um problema que pode não ter solução em breve. Se o aumento do consumo continuar em ritmos atuais, em apenas nove anos vamos precisar de dois planetas apenas para subsistência.

Use painéis solares

Apesar de ter uma matriz energética mais verde e equilibrada do que muitos países, boa parte da energia que utilizamos vem da queima de combustíveis fosseis e de hidroelétricas que tem certo impacto ambiental.

Para economizar energia podemos seguir por dois caminhos:

  • Reduzir o consumo de energia elétrica;
  • Investir em energia renovável como é o caso da energia solar ou eólica.

Reduzir Geração de Resíduos

Desperdiçamos muitas coisas e isso ajuda a aumentar a necessidade de produzir mais novos intens. Pense como você pode diminuir o consumo e tente seguir as dicas abaixo:

  • Evitar o desperdício de alimentos e reduzindo uso de plástico;
  • Adquirindo bens duráveis e evitando os descartáveis;
  • Apostando em reciclagem;

Créditos de Carbono

Perguntamos ao site Menos Carbono, uma referência no assunto, como funciona esse mercado de créditos de carbono. Segundo explicado, esse mercado surgiu na esteira do Protocolo de Kyoto, como uma forma de compensar as emissões de gás carbônico. Ele consiste na comercialização de créditos de redução de emissão dos gases de efeito estufa. Cada crédito é equivalente a uma tonelada gás carbônico que não foi emitida ou foi retirada da atmosfera.

Espero que este conteúdo lhe tenha sido útil e já que você tem interesse em saber como evitar o aquecimento global, tente ser mais responsável no consumo diário e repassar essas dicas para o máximo possível de pessoas.

No Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.