A Universidade Federal de Pernambuco divulgou que ofertará 7.012 vagas no Processo Seletivo UFPE/Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2022 para ingresso em 105 cursos de graduação.
De acordo com a Universidade, serão 40 vagas a mais na comparação com o Sisu 2021, correspondentes ao novo curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT), a ser oferecido no Campus da cidade de Caruaru.
Distribuição das vagas UFPE Sisu 2022
As vagas serão destinadas aos cursos de graduação presenciais dos campi tendo a distribuição abaixo:
- Recife (5.522 vagas),
- Caruaru (1.060 vagas),
- Vitória (430 vagas), com ingresso em 2022 por meio do Sisu, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) em conjunto com a UFPE. Metade do quantitativo total será reservada às cotas.
De acordo com a Universidade, as provas do Enem 2021 serão utilizadas integralmente na seleção da UFPE. A nota final, para efeito de classificação, será obtida por uma média ponderada das notas das provas objetivas e da prova de redação, de acordo com os pesos estabelecidos pela Universidade. As notas mínimas (ponto de corte) foram ajustadas pelos cursos oferecidos pela UFPE.
As normas referentes à inscrição no Processo Seletivo UFPE/Sisu 2022 serão estabelecidas em editais complementares da Universidade. O cronograma do Sisu 2022 será definido pelo MEC e divulgado pelo ministério e pela UFPE.
Cursos que não participarão do Sisu 2022
De acordo com a universidade, não participarão do Processo Seletivo UFPE/Sisu 2022 os cursos presenciais de:
- Música/Canto – Bacharelado;
- Música/Instrumento – Bacharelado;
- Música/Licenciatura;
- Dança/Licenciatura;
- Letras Língua Brasileira de Sinais Libras/Licenciatura e Licenciatura Intercultural Indígena.
- Tais cursos serão regidos por resolução específica, em consonância com o parágrafo único, artigo 5º, da Portaria Normativa MEC n° 21/2012.
Engenharias CTG (RECIFE)
Ainda de acordo com a Universidade, os candidatos classificados no conjunto Engenharias CTG (Recife), via Processo Seletivo UFPE/Sisu 2022, ingressarão no primeiro ano do ciclo básico dos cursos, devendo, no decorrer do segundo semestre letivo, fazer a escolha definitiva por um dos cursos. Fazem parte das Engenharias CTG (Recife) os seguintes cursos: Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia de Energia; Engenharia Eletrônica; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; Engenharia de Materiais; Engenharia Naval; Engenharia Química; e Engenharia de Telecomunicações.
Inclusão Regional
O Cepe aprovou ainda a reafirmação do Argumento de Inclusão Regional para todos os cursos presenciais dos campi Caruaru e Vitória e para o curso de Medicina do Campus Recife para estudantes que cursaram o Ensino Médio em escolas regulares e presenciais no Estado de Pernambuco.
Nessa condição, para efeito de classificação, haverá os seguintes acréscimos na nota final do Enem:
- 10% para os cursos de Vitória e Caruaru, aos candidatos que tiverem cursado e concluído todo o Ensino Médio em escolas regulares e presenciais das mesorregiões da Zona da Mata e do Agreste pernambucanos;
- 7% para o curso de Medicina do Campus Recife, aos candidatos que tiverem cursado e concluído todo o Ensino Médio em escolas regulares e presenciais em Pernambuco;
- 3% para os cursos de Vitória e Caruaru, aos candidatos que tiverem cursado e concluído, no mínimo, 2/3 do Ensino Médio nas escolas regulares e presenciais das mesorregiões da Zona da Mata e do Agreste pernambucanos, e para o curso de Medicina do Campus Recife, aos candidatos que tiverem cursado e concluído, no mínimo, 2/3 do Ensino Médio nas escolas regulares e presenciais em Pernambuco.
As portarias com o detalhamento das informações citadas acima serão publicadas em breve pela universidade.
Nenhum Comentário