Questões norteadoras são perguntas que direcionam o estudante a reflexões mais profundas sobre o conteúdo. Elas promovem um aprendizado ativo e crítico. Além disso, essas questões podem estimular a aplicação prática do conhecimento adquirido.
01) Um estudante observa o crescimento de uma planta em duas situações: em uma vaso com solo rico em nutrientes, enquanto outra é colocada em solo árido. Ambas receberam a mesma quantidade de água. Quais fatores podem influenciar o crescimento das plantas?
Leia também:
02) Em uma pesquisa sobre poluição, um grupo de estudantes decidiu observar os diferentes tipos de resíduos encontrados em uma praia. Eles encontraram plástico, vidro e lixo orgânico. Qual é a importância de classificar esses resíduos?
03) Um professor deseja demonstrar a importância da prática de hábitos saudáveis na vida dos alunos. Ele propõe um projeto, onde cada aluno deve anotar sua alimentação diária e atividades físicas. O que isso ensina sobre autocuidado?
04) Ao estudar a revolução industrial, um aluno percebe que os avanços tecnológicos na época resultaram em mudanças significativas na organização do trabalho. Qual é a relação entre tecnologia e economia nesse contexto?
05) Um aluno leu sobre uma obra literária que retrata a vida de pessoas em um contexto de desigualdade social. Qual é a função social da literatura ao abordar temas como a desigualdade?
06) Estudantes analisando o impacto das mídias sociais na comunicação atual perceberam mudanças significativas em informações e relações interpessoais. Qual o efeito das redes sociais na qualidade da comunicação?
07) Um grupo de pesquisadores está estudando a relação entre consumo de açúcar e saúde mental. Eles notaram que altos níveis de açúcar estão associados a mudanças de humor. Como isso pode ser explicado?
08) Após a leitura de um artigo sobre hábitos de consumo sustentável, um aluno decidiu mudar seus padrões de compra. Como essa mudança pode afetar sua perspectiva de responsabilidade ambiental?
09) Ao analisar uma situação de polarização política nas redes sociais, um estudante questiona como a informação pode ser distorcida. Quais fatores contribuem para essa distorção na comunicação?
10) Analisando o impacto do uso de plásticos, um grupo de estudantes pretende desenvolver soluções para reduzir seu consumo. Quais estratégias podem ser implementadas para essa redução?


