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Home Exercícios

Questões de ondas ENEM

Por Rosangela Quinelato
19 de março de 2025
em Exercícios
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As ondas são fenômenos vibracionais que se propagam em diferentes meios. Elas podem ser classificadas em ondas mecânicas e eletromagnéticas, dependendo da necessidade de um meio material para a propagação. O entendimento das propriedades das ondas, como frequência e comprimento, é essencial para a física moderna e suas aplicações.

Saber analisar gráficos e equações de ondas é imprescindível para resolver questões em vestibulares e no ENEM. As ondas transportam energia, sendo uma base fundamental na compreensão de vários fenômenos físicos. Questões sobre ondas podem abranger desde a teoria até aplicações práticas no cotidiano.

O estudo das ondas é importante, pois está ligado a várias áreas do conhecimento, como acústica, óptica e telecomunicações. Ao se prepararem para o ENEM e vestibulares, os alunos devem praticar diversas questões que explorem esses conceitos centrais.

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01) Em uma experiência de laboratório, um estudante observa as ondas sonoras emitidas por um instrumento musical. Ele mede a frequência da onda sonora como sendo 440 Hz e deseja calcular o comprimento de onda considerando a velocidade do som de 340 m/s. Qual é essa medida?







Resolução Detalhada:
Passo 1: Para encontrar o comprimento de onda (λ), use a fórmula λ = v/f. Aqui, f = 440 Hz e v = 340 m/s.
Passo 2: Substituindo, temos λ = 340 m/s / 440 Hz = 0,7727 m, que arredondamos para 0,77 m.

02) Um estudante em um experimento de física observa uma onda de luz com comprimento de onda de 500 nm e calcula a frequência dessa onda. Sabendo que a velocidade da luz é de aproximadamente 3 x 10⁸ m/s, qual é a frequência da onda?







Resolução Detalhada:
Passo 1: Converta o comprimento de onda de 500 nm para metros: 500 nm = 500 x 10⁻⁹ m.
Passo 2: Use a fórmula f = v/λ, onde v = 3 x 10⁸ m/s e λ = 500 x 10⁻⁹ m. Assim, f = 3 x 10⁸ m/s / (500 x 10⁻⁹ m) = 6 x 10¹⁴ Hz.

03) Durante uma aula, um professor demonstra como o som se propaga em diferentes condições. Ele observa que a velocidade do som em um gás (ar) é de 343 m/s e pergunta aos alunos qual será a velocidade do som se forem considerar a mesma onda em água, onde a velocidade do som é de 1482 m/s. O que muda na velocidade do som entre esses dois meios?







Resolução Detalhada:
Passo 1: A velocidade do som é afetada por fatores como densidade e elasticidade do meio. No água, a densidade e elasticidade promovem uma velocidade maior em comparação ao ar.
Passo 2: A relação entre a velocidade do som e as propriedades do meio é muito importante e resulta na diferença observada.

04) Um estudante quer calcular a frequência de uma onda eletromagnética que possui um comprimento de onda de 300 nm. Se a velocidade dessa onda é de 3 x 10⁸ m/s, qual é a sua frequência? Que implicação temos sobre esta frequência na prática cotidiana?







Resolução Detalhada:
Passo 1: Converta 300 nm para metros: 300 nm = 300 × 10⁻⁹ m.
Passo 2: Utilize f = v/λ, então, f = (3 x 10⁸ m/s) / (300 x 10⁻⁹ m) = 1 x 10¹⁵ Hz.

05) Em uma aula sobre acústica, os alunos analisam a relação entre a frequência de um som e sua altura percebida. Um som de 480 Hz é comparado a outro que possui 240 Hz. Como classificar a diferença entre esses sons e qual impacto isso tem na percepção humana?







Resolução Detalhada:
Passo 1: A frequência de um som está diretamente relacionada à sua altura; sons mais graves têm frequências menores, e sons mais agudos têm frequências maiores.
Passo 2: Um som de 480 Hz é reconhecido como mais agudo que um de 240 Hz, o que impacta como percebemos esse som no contexto acústico.

06) Em um laboratório, um grupo de estudantes estuda a refração da luz ao atravessar diferentes meios. Eles medem a velocidade da luz no vácuo como 3 x 10⁸ m/s e no vidro como 2 x 10⁸ m/s. Qual é o índice de refração do vidro e como isso afeta a passagem da luz?







Resolução Detalhada:
Passo 1: O índice de refração é dado por n = c/v, onde c é a velocidade no vácuo e v é a velocidade no meio.
Passo 2: Portanto, n = (3 x 10⁸ m/s) / (2 x 10⁸ m/s) = 1,5, indicando que a luz desacelera ao entrar no vidro.

07) Uma onda viajando com uma velocidade de 25 m/s e um comprimento de onda de 5 m é analisada. Qual é a frequência dessa onda e qual sua relação com a energia transportada?







Resolução Detalhada:
Passo 1: Calcule a frequência usando a fórmula f = v/λ, onde v = 25 m/s e λ = 5 m. Assim, f = 25 m/s / 5 m = 5 Hz.
Passo 2: A frequência indica quanto de energia a onda pode transportar: quanto maior a frequência, maior a energia transportada.

08) Um experimento sobre a difração de ondas é conduzido e um estudante observa a formação de padrões de interferência ao passar por uma fenda. Se a distância entre as fendas é fixada em 1,0 mm e a distância até o ponto de observação em 2,0 m, qual é a condição para que o padrão de difração se manifeste?







Resolução Detalhada:
Passo 1: Para que ocorra a difração significativa, o comprimento de onda da onda deve ser da mesma ordem de grandeza ou menor que a largura da fenda.
Passo 2: Medidas proporcionais entre a fenda e o comprimento de onda garantem a visibilidade do fenômeno de difração.

09) Um estudante examina a interferência de ondas em um tubo de ressonância. Ele observa que a menor onda estacionária tem um comprimento de 2,0 m e que a velocidade da onda é de 340 m/s. Qual a frequência fundamental desse tubo? O que isso implica em seu uso prático?







Resolução Detalhada:
Passo 1: A frequência fundamental pode ser calculada usando f = v/λ, onde v = 340 m/s e λ = 2,0 m.
Passo 2: Portanto, f = 340 / 2 = 170 Hz, sendo relevante em som e tubo de ressonância.

10) Em uma aula prática, um professor demonstra a propagação de ondas eletromagnéticas e sua interação com diferentes materiais. Um aluno questiona como a velocidade da luz no vácuo se compara à velocidade da luz em um meio como o vidro. Como essa relação é estabelecida, e qual é a fundamental diferença entre os dois casos?







Resolução Detalhada:
Passo 1: A velocidade da luz no vácuo é uma constante e a maior que pode ser observada: 299.792.458 m/s.
Passo 2: No vidro, a velocidade diminui por conta de seu índice de refração, implicando em um trânsito mais lento de partículas de luz.

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