Sisu
  • Início
  • Contato
  • Expediente
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Contato
  • Expediente
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
Sisu
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
Home Exercícios

Questões de química do Enem 2018

Por Rosangela Quinelato
25 de abril de 2025
em Exercícios
0 0
Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no TelegramCompartilhar no Email

A prova de química do ENEM 2018 trouxe questões que exploram a aplicação prática dos conceitos químicos. Os temas abordados englobaram reações químicas, propriedades dos materiais e estequiometria, entre outros. A análise crítica e a resolução de problemas são essenciais para o bom desempenho nas provas de vestibular e ENEM.

01) Durante uma experiência de laboratório, um estudante misturou ácido clorídrico (HCl) com carbonato de sódio (Na₂CO₃). Ao observar a reação, ele notou a formação de bolhas de gás. Qual o gás liberado durante a reação? Assinale a alternativa correta.







Leia também:

  • Pegue seu cartão de Crédito sem consulta ao SPC e Serasa
  • Benefícios do cartão Nubank - Veja agora!
  • Como pedir o cartão oficial do Caixa Tem
A reação entre ácido clorídrico e carbonato de sódio é representada pela equação: HCl + Na₂CO₃ → NaCl + CO₂ + H₂O. O gás formado é o dióxido de carbono (CO₂), que se manifesta como bolhas durante a reação.

02) Em uma análise de qualidade da água, um estudante determinou a concentração de íons sulfato (SO₄²⁻) em uma amostra. Para tanto, ele utilizou uma reação de precipitação com cloreto de bário (BaCl₂). Qual o precipitado formado nessa reação? Assinale a alternativa correta.







A reação é representada pela equação: BaCl₂ + Na₂SO₄ → BaSO₄(s) + 2NaCl. O sulfato de bário (BaSO₄) é um precipitado branco, que se forma por ser insolúvel em água.

03) Ao observar uma amostra de ácido acético (CH₃COOH) concentrado, um aluno se questionou sobre as propriedades desse ácido. Ele sabe que o ácido é um líquido incolor e que possui um odor característico. Qual a propriedade que melhor descreve o ácido acético? Assinale a alternativa correta.







O ácido acético é um líquido claro e volátil que possui um odor pungente. Sua estrutura química o classifica como um ácido fraco, que não se dissocia totalmente em solução aquosa.

04) Um estudante deseja entender a relação entre temperatura e a solubilidade de uma substância. Para isso, ele dissolveu sal comum (NaCl) em água quente. Assinale a alternativa que melhor descreve o que ocorre com a solubilidade à medida que a temperatura aumenta.







A solubilidade da maioria dos sais iônicos, como NaCl, aumenta com o aumento da temperatura, facilitando sua dissolução na água. Isso ocorre porque o calor ajuda a quebrar as ligações iônicas, permitindo uma maior interação com as moléculas de água.

05) Um estudante pesquisador analisou uma solução de ácido nítrico (HNO₃) e percebeu a presença de íons nitrato (NO₃⁻) após a realização de um teste. Qual é a principal característica do ácido nítrico em relação ao seu comportamento em água? Assinale a alternativa correta.







O ácido nítrico (HNO₃) é um ácido forte que se dissocia completamente em água. Sua dissociação libera os íons H⁺ e NO₃⁻, resultando em uma solução altamente ácida.

06) Considerando o funcionamento de uma bateria comum, um estudante se questionou quais compostos estão envolvidos nas reações eletroquímicas. A bateria é composta por um eletrodo positivo (cátodo) e um negativo (ânodo). Quais são os principais íons que se deslocam durante a reação? Assinale a alternativa que apresenta corretamente esses íons.







As baterias de íon de lítio funcionam através do movimento de íons Li⁺ entre o ânodo e o cátodo durante as reações eletroquímicas, o que gera a corrente elétrica ao serem redox.

07) Ao estudar os combustíveis fósseis, um aluno se deparou com a fórmula química do metano (CH₄). Quando combustionado, qual a reação química principal que ocorre, e quais são os produtos gerados nessa reação? Assinale a alternativa correta.







A combustão do metano é representada pela equação: CH₄ + 2O₂ → CO₂ + 2H₂O. Os produtos são CO₂ e H₂O, sendo que a combustão completa gera calor e libera energia.

08) Um estudante, no laboratório de física, estudava a densidade de diferentes líquidos e se deparou com o óleo e a água. Ele notou que o óleo flutua na água. Qual é a razão por trás desse fenômeno? Assinale a alternativa que apresenta a explicação correta.







A flutuação do óleo na água se deve à diferença de densidade. O óleo, sendo menos denso que a água, se posiciona acima dela, formando duas camadas distintas.

09) Um aluno, ao realizar um experimento com reações de neutralização, misturou hidróxido de sódio (NaOH) com ácido clorídrico (HCl). Qual o produto resultante da rotação entre o ácido e a base nesta reação? Assinale a alternativa correta.







A equação da reação de neutralização é: NaOH + HCl → NaCl + H₂O. O resultado é a formação de NaCl, um sal, e água, caracterizando uma reação clássica de neutralização ácido-base.

10) Um estudante investiga as propriedades dos gases e se depara com a lei de Boyle, que relaciona pressão e volume. Ele deseja saber caso o volume de um gás dobre, o que acontece com a pressão, mantendo a temperatura constante. Assinale a alternativa correta.







A lei de Boyle estabelece que o produto da pressão (P) e volume (V) de um gás é uma constante (PV = k). Portanto, quando o volume dobra, a pressão é reduzida pela metade, mantendo a temperatura constante.

Vai fazer ENEM ou Vestibular? Entre no Grupo VIP no WhatsApp

Receba listas de exercícios 2x por semana, dicas práticas de estudo, organização da rotina e avisos importantes sobre ENEM, vestibulares, Sisu, Prouni e Fies.

Quero receber os exercícios agora
CompartilharTweetEnviarCompartilharEnviar
Notícia Anterior

Quincas Borba questões

Próxima Notícia

Questões: energia 8º ano

Postagens Relacionadas

Estudante estudando na biblioteca com laptop e livros sobre mesa de madeira
Exercícios

Questões de História sobre a Segunda Guerra Mundial: Ensino Fundamental

Por Rosangela Quinelato
20 de abril de 2026
Estudante resolvendo exercícios de história com livros, mapas e globo na mesa
Exercícios

Questões de história sobre a Segunda Guerra Mundial com mapas

Por Rosangela Quinelato
19 de abril de 2026
Próxima Notícia
Estudante estudando física em casa com livro aberto no escritório

Questões: energia 8º ano

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Pesquisar

Nenhum Resultado
Ver todos os resultados

Últimas Notícias

  • Questões de História sobre a Segunda Guerra Mundial: Ensino Fundamental
  • Questões de história sobre a Segunda Guerra Mundial com mapas
  • Questões sobre a geografia da Alemanha com gabarito
  • Questões de História sobre a Segunda Guerra Mundial com Gabarito
  • Questões sobre a geografia cubana
© 2024 Sisu.pro.br - Seu Site de Notícias.
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
  • App Caixa Tem: Baixar App, Entrar e Login
  • App Carteira de Trabalho Digital; baixar, App e Login
  • Assistente Virtual Bolsa Família
  • Bolsa Família
  • Bolsa Família
  • Consulte seu Bolsa Família
  • Contato
  • Expediente
  • Política de Privacidade
  • Pre Curso de Maquiagem
  • Quem Somos
  • Resultado do SISU – LP
  • Teste Sitebot
  • teste-1

© 2024 Sisu.pro.br - Seu Site de Notícias.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

0

CARREGANDO… AGUARDE!