A racionalização de denominadores é uma técnica vital para simplificar expressões matemáticas. Essa abordagem é frequentemente requerida nas provas de vestibular e ENEM, pois envolve manipulações algébricas. Entender como aplicar essa técnica facilitará a resolução de problemas complexos.
Ao racionalizar um denominador, substituímos uma fração com um número irracional no denominador por uma fração equivalente com denominador racional. Essa habilidade não apenas simplifica o cálculo, mas também melhora a clareza das soluções. Prepare-se para desenvolver seu raciocínio lógico e algébrico!
Esses exercícios serão uma oportunidade para você praticar a racionalização de denominadores. Para cada questão apresentada, escolha a alternativa que considera correta. Boa sorte!
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01) Ao calcular a expressão (2)/(√3), um estudante decidiu racionalizar o denominador. Qual é o resultado dessa racionalização? Assinale a alternativa que representa corretamente a expressão simplificada.
02) Um aluno está resolvendo a expressão (5)/(√2 + 1) e precisa racionalizar o denominador. Qual é a correta forma simplificada que ele deve obter? Assinale a alternativa desejada.
03) Na expressão (3)/(√5 − 2), um estudante decide racionalizar o denominador. Qual é a expressão simplificada que ele deve encontrar? Assinale a alternativa correta.
04) Considerando a expressão (4)/(√7 + 3), um aluno deseja simplificá-la. Qual o resultado correto após a racionalização do denominador? Assinale a alternativa que apresenta a resposta adequada.
05) Em relação à expressão (1)/(√6 − 2), um estudante precisa racionalizar o denominador. Qual é a forma correta e simplificada que ele deve encontrar após a racionalização? Assinale a alternativa correta.
06) Um aluno está trabalhando com a expressão (8)/(√3 + 1). Ele deseja racionalizar o denominador. Qual é a expressão resultante correta após a racionalização? Assinale a alternativa apropriada.
07) Ao analisar a expressão (6)/(√8 – 2), um estudante deseja racionalizá-la. Qual será a fórmula simplificada correta após a técnica de racionalização? Assinale a alternativa que mais se adequa.
08) Um aluno tenta simplificar a expressão (9)/(√10 – 3). Qual deve ser a forma final correta após a racionalização do denominador? Assinale a alternativa mais apropriada.
09) Na expressão (14)/(√5 + 1), um estudante deseja simplificá-la. Qual é a forma correta que ele deve encontrar após a racionalização? Assinale a alternativa desejada.
10) Em relação à expressão (7)/(√6 – 1), um estudante quer encontrar uma forma simplificada após a racionalização. Escolha a alternativa que apresenta o resultado correto.


