A equação do 2º grau é um tema frequente nos vestibulares e no ENEM, abordando conceitos fundamentais de matemática. Dominar esse conteúdo é essencial para resolver problemas variados, desde questões algébricas a aplicabilidades práticas. Prepare-se para encarar questões desafiadoras que exigem raciocínio lógico e habilidades de resolução.
01) Um projetista está criando um modelo de uma parábola cuja equação é dada por y = -2x² + 4x + 6. Qual é a coordenada Y do vértice desta parábola? Assinale a alternativa correta para encontrar a solução.
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02) Um estudante de matemática se depara com a equação 3x² – 12x + 9 = 0. Ele gostaria de saber a soma das raízes dessa equação. Assinale a alternativa correta que representa a soma das raízes.
03) Considere a equação quadrática x² – 5x + 6 = 0. Determine o produto das raízes. Assinale a alternativa que representa corretamente este valor.
04) Uma fábrica produz um item que custa R$0,50 para produzir. Se a demanda é representada pela função p(x) = -3x² + 30x, sendo x a quantidade vendida, determine o preço de venda quando a demanda é máxima. Qual é o valor do preço correspondente? Assinale a alternativa correta.
05) Um engenheiro está projetando uma parábola de suporte para uma ponte. Ele determina que a equação da estrutura é dada por y = x² – 6x + 9. Quer saber se a parábola tem raízes. Assinale a alternativa que demonstra a viabilidade de existência de raízes reais.
06) Em uma escola, o professor pediu para os alunos resolverem a equação x² – 2x – 8 = 0. Qual é o valor da soma das raízes dessa equação? Assinale a alternativa correta que representa essa soma.
07) Um artista está criando uma obra onde a trajetória de um projeto pode ser modelada pela função de 2x² + 4x – 6 = 0. O artista deseja saber se o gráfico cruzará o eixo X ao longo de sua trajetória. Assinale a alternativa que indica o número de raízes que essa equação possui.
08) Uma empresa lançou um novo produto com uma função de lucro de L(x) = -x² + 8x – 15, onde x é o número de produtos vendidos. Determine a quantidade de produtos vendidos que maximiza o lucro. Assinale a alternativa correta que informa o número de produtos.
09) Considerando que a função f(x) = x² – 8x + 16 representa uma parábola, qual o discriminante dessa função? Assinale a alternativa correta que representa o valor do discriminante.
10) Um agricultor sabe que a quantidade de produtos que pode vender é dada pela função quadrática p(x) = -x² + 10x. Caso ele queira maximizar sua produção, qual será a quantidade de produtos que ele deve vender? Assinale a alternativa que representa a solução correta para esta situação.


