Sisu
  • Início
  • Contato
  • Expediente
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Contato
  • Expediente
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
Sisu
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
Home Exercícios

Questões sobre o Sistema Nervoso

Teste seus conhecimentos com questões interativas: Questões sobre o Sistema Nervoso.

Por
9 de junho de 2026
em Exercícios
Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no TelegramCompartilhar no Email

O sistema nervoso coordena respostas do corpo por meio da recepção, integração e emissão de comandos. Ele envolve encéfalo, medula espinal, nervos e células especializadas, permitindo desde reflexos rápidos até funções complexas como memória, linguagem e tomada de decisão.

Nesta seleção de questões difíceis, os contextos priorizam situações do cotidiano e da fisiologia humana para avaliar compreensão de vias neurais, sinapses, divisão funcional do sistema nervoso e mecanismos de regulação. Leia com atenção, compare as alternativas e identifique a única resposta correta em cada item.

Questões sobre o Sistema Nervoso

Questão 01

Durante um exame clínico, o médico toca rapidamente a região infrapatelar de um paciente com o martelo de reflexo, e a perna se estende quase imediatamente. Esse movimento é explicado principalmente por qual característica do arco reflexo?

Gabarito: alternativa B). Correto. Reflexos medulares são rápidos e automáticos, com integração principal na medula espinal.

Comentários por alternativa:

  • A) O córtex pode modular, mas não é necessário para iniciar o reflexo.
  • B) Correto. Reflexos medulares são rápidos e automáticos, com integração principal na medula espinal.
  • C) O antagonista relaxa por inibição recíproca; não precisa contrair antes.
  • D) A percepção consciente pode ocorrer depois, não antes do reflexo.
  • E) Sensitivos levam a informação; motores executam a resposta junto com interneurônios.

Questão 02

Um estudante lesionou a raiz dorsal de um nervo espinal em acidente esportivo. Qual alteração é a mais esperada nesse segmento do corpo?

Gabarito: alternativa D). Correto. A raiz dorsal conduz fibras sensitivas; sua lesão afeta principalmente a aferência sensorial.

Comentários por alternativa:

  • A) Cerebelo atua no SNC; a raiz dorsal é via periférica sensitiva.
  • B) Paralisia é mais típica de lesão motora, não da raiz dorsal isolada.
  • C) Neurotransmissores musculares não são produzidos por essa raiz.
  • D) Correto. A raiz dorsal conduz fibras sensitivas; sua lesão afeta principalmente a aferência sensorial.
  • E) Autônomo pode ser afetado em outras vias, mas não exclusivamente aqui.

Questão 03

Em uma sinapse química entre neurônios, após a chegada do potencial de ação ao terminal pré-sináptico, qual evento ocorre primeiro?

Gabarito: alternativa A). Correto. A entrada de Ca2+ desencadeia a fusão das vesículas e a liberação do neurotransmissor.

Comentários por alternativa:

  • A) Correto. A entrada de Ca2+ desencadeia a fusão das vesículas e a liberação do neurotransmissor.
  • B) A liberação depende de Ca2+; não ocorre de forma instantânea e independente.
  • C) A membrana pós-sináptica responde ao neurotransmissor; não “fecha” assim.
  • D) Neurotransmissores não viram ATP na fenda sináptica.
  • E) Isso ocorre em sinapses elétricas, não na química.
Publicidade



Questão 04

Uma pessoa recebeu anestésico local em uma cirurgia odontológica. O efeito imediato esperado é a redução da condução nervosa porque o anestésico:

Gabarito: alternativa E). Correto. Anestésicos locais reduzem a geração e propagação do potencial de ação ao bloquear canais de Na+.

Comentários por alternativa:

  • A) Dopamina não é o principal mecanismo periférico da anestesia local.
  • B) O bloqueio é reversível na maioria dos casos, não destruição permanente.
  • C) Acetilcolina não é o alvo principal dos anestésicos locais.
  • D) Mielinização é lenta e não explica anestesia imediata.
  • E) Correto. Anestésicos locais reduzem a geração e propagação do potencial de ação ao bloquear canais de Na+.

Questão 05

Um aluno percebe que o ruído do ventilador deixa de ser notado após alguns minutos, embora o aparelho continue ligado. Esse fenômeno está mais relacionado a:

Gabarito: alternativa C). Correto. A adaptação sensorial diminui a percepção de estímulos contínuos e pouco relevantes.

Comentários por alternativa:

  • A) Nervo auditivo não sofre fadiga muscular, pois não é músculo.
  • B) Os receptores não morrem em minutos; isso seria patológico.
  • C) Correto. A adaptação sensorial diminui a percepção de estímulos contínuos e pouco relevantes.
  • D) Som é informação sensorial, não impulso motor.
  • E) A adaptação envolve circuitos periféricos e centrais.

Questão 06

Durante uma prova, um estudante fica ansioso, com taquicardia e sudorese. Essas respostas são, predominantemente, efeitos da ativação de qual divisão do sistema nervoso?

Gabarito: alternativa B). Correto. Taquicardia e sudorese são respostas clássicas da divisão simpática.

Comentários por alternativa:

  • A) A parassimpática favorece repouso e digestão, geralmente reduzindo a frequência cardíaca.
  • B) Correto. Taquicardia e sudorese são respostas clássicas da divisão simpática.
  • C) A somática controla músculos esqueléticos voluntários.
  • D) A entérica atua principalmente no trato gastrointestinal.
  • E) A medula participa, mas a resposta é regulada pelo sistema autonômico.

Questão 07

Em uma análise comparativa, um professor afirma que substâncias neurotransmissoras liberadas em sinapses podem gerar efeitos excitatórios ou inibitórios. Isso depende principalmente:

Gabarito: alternativa E). Correto. O mesmo neurotransmissor pode ter efeitos diferentes conforme o receptor e a via intracelular.

Comentários por alternativa:

  • A) Mielina não produz hormônios; ela isola axônios.
  • B) Cor não determina função biológica do neurotransmissor.
  • C) Função do neurônio não define sozinha se a resposta será excitatória ou inibitória.
  • D) Hemoglobina transporta oxigênio no sangue, não atua na fenda sináptica.
  • E) Correto. O mesmo neurotransmissor pode ter efeitos diferentes conforme o receptor e a via intracelular.

Questão 08

Em uma desmielinização, a velocidade de condução de impulsos nervosos cai significativamente. A explicação mais adequada é que a mielina:

Gabarito: alternativa A). Correto. A mielina acelera a condução ao permitir propagação saltatória entre nódulos de Ranvier.

Comentários por alternativa:

  • A) Correto. A mielina acelera a condução ao permitir propagação saltatória entre nódulos de Ranvier.
  • B) Reserva energética é função metabólica, não da mielina.
  • C) Neurotransmissores são produzidos principalmente no terminal axonal, não na mielina.
  • D) A mielina não bloqueia oxigênio de forma total.
  • E) Dendritos recebem estímulos; a mielina recobre axônios.

Questão 09

Uma pessoa sofre acidente com lesão bilateral da medula espinal torácica, interrompendo vias descendentes do encéfalo para segmentos abaixo da lesão. Qual função será mais diretamente prejudicada?

Gabarito: alternativa D). Correto. A interrupção medular compromete comando motor voluntário e pode alterar reflexos abaixo da lesão.

Comentários por alternativa:

  • A) Digestão pode ser modulada, mas não é a função mais diretamente interrompida.
  • B) Hipófise é controlada por eixo neuroendócrino, não diretamente por essa via motora.
  • C) Audição e equilíbrio dependem sobretudo de estruturas encefálicas específicas.
  • D) Correto. A interrupção medular compromete comando motor voluntário e pode alterar reflexos abaixo da lesão.
  • E) Hemácias são produzidas na medula óssea, não na medula espinal.

Questão 10

Ao comparar cérebro e cerebelo, um professor pede a melhor descrição funcional do cerebelo em uma tarefa de aprender a tocar piano. A alternativa correta é:

Gabarito: alternativa C). Correto. O cerebelo ajusta movimentos e contribui para coordenação motora e equilíbrio.

Comentários por alternativa:

  • A) Decisões conscientes envolvem várias áreas corticais, não só o cerebelo.
  • B) Dor é processada por vias sensoriais e áreas corticais específicas.
  • C) Correto. O cerebelo ajusta movimentos e contribui para coordenação motora e equilíbrio.
  • D) Hormônios digestivos são produzidos por glândulas e pelo sistema endócrino.
  • E) Memória de longo prazo envolve sobretudo circuitos corticais e hipocampais.
Receba 2 Listas de Exercícios toda semana e se prepare para o Enem 2026. Botão Entrar no WhatsApp - Grupo VIP
CompartilharTweetEnviarCompartilharEnviar
Notícia Anterior

Questões de Química do ENEM

Próxima Notícia

Questões sobre Ecologia

Postagens Relacionadas

Exercícios

Questões sobre meme

Por
13 de junho de 2026
Exercícios

Questões da Prova do DETRAN

Por
13 de junho de 2026
Próxima Notícia

Questões sobre Ecologia

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Pesquisar

Nenhum Resultado
Ver todos os resultados

Últimas Notícias

  • Questões sobre meme
  • Questões da Prova do DETRAN
  • Questões da Prova ACLS em PDF
  • Questões sobre Brics
  • Questões sobre Período Regencial
© 2024 Sisu.pro.br - Seu Site de Notícias.
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
  • App Caixa Tem: Baixar App, Entrar e Login
  • Assistente Virtual Bolsa Família
  • Bolsa Família
  • Bolsa Família
  • Consulte seu Bolsa Família
  • Contato
  • Expediente
  • Política de Privacidade
  • Pre Curso de Maquiagem
  • Quem Somos
  • Resultado do SISU – LP
  • Teste Sitebot

© 2024 Sisu.pro.br - Seu Site de Notícias.

0

CARREGANDO… AGUARDE!