Alfabetização: Conheça a importância da escrita para o desenvolvimento das crianças

7 de maio de 2020

A alfabetização é um dos momentos mais importantes na vida de uma pessoa, pois é através do desenvolvimento da capacidade de ler e escrever que aprimoramos nossa capacidade de interagir com outras pessoas e expor nossas ideias.

Pensando nisso, decidimos escrever o presente artigo com informações sobre como você pode ajudar seus filhos nessa fase tão importante e como a escrita pode ajudar no desenvolvimento de uma criança!

Imagem do site megafrases.com.br

Importância da prática da escrita no desenvolvimento da criança

É essencial praticar a escrita, pois a mesma além de ser importante para a comunicação, também melhora a ortografia, pois os movimentos das mãos necessários para formar palavras promovem a memória muscular.

As habilidades motoras finas se desenvolvem à medida que a coordenação e a consciência virtual e espacial são exercidas. Além disso, a caligrafia ajuda a ter mais controle sobre pequenos músculos da mão.

Outros benefícios que a escrita oferece no processo de alfabetização:

  • Ajuda a ver a palavra como um todo
  • Promove a velocidade da escrita
  • Ajuda a melhorar a memória
  • Da a escrita um caráter pessoal
  • Permite maior velocidade de gravação
  • Ajuda a manter o tamanho das letras uniformes
  • Promove a separação adequada das palavras
  • Colabora para aprender rapidamente o gerenciamento da linha

Como podemos perceber, a utilização do alfabeto cursivo é essencial para ajudar não só no processo de alfabetização, mas também no desenvolvimento da criança como um todo.

Formas de ajudar seu filho no desenvolvimento da leitura e da escrita

O método de ensino

É essencial que o método de ensino da leitura seja agradável, estimulante e motivador para a criança. Permita que ela o acompanhe nas leituras, pergunte qual é o animal da história que está desenhado no livro e com qual letra começa o nome dele, por exemplo.

Ensine a montar sílabas

Aprender a juntar as letras e montar sílabas, como exemplo, B+A, é importante para que a criança as identifique nas palavras e possam soletrá-las de forma adequada.
Podendo no futuro próximo, ler suas próprias frases.

Use papel com linhas escuras ou realçadas

Se o seu filho tiver dificuldade em não sair da linha ao escrever letras que se estendem para cima (como “T”) ou para baixo (como “y”), compre ou imprima em casa os papéis com linhas mais escuras para ajudá-los a não ultrapassá-las.

Revistinhas que possuem letras pontilhadas

Você pode comprar aquelas revistinhas que vem com letras pontilhadas para as crianças cobrirem e aprenderem o formato das letras.
Está opção é uma maneira divertida e descontraída de ajudar o seu filho.

Cadernos de caligrafia

Os cadernos de caligrafia são excelentes para ajudar as crianças no processo de escrita, uma vez que permitem que as mesmas tenham uma noção do espaço e consigam treinar sua letra.

Estimule o uso do dicionário

O uso do dicionário é essencial, pois existem milhares de palavras na língua portuguesa, inclusive, algumas delas têm sons semelhantes, mas escrita e significados diferentes. Portanto, quando houver dúvida de como escrever tal palavra, é importante mostrar ao seu filho que você pode fazer uso do dicionário para ter certeza de como é a escrita e o significado da palavra.

Gostou do artigo? Então siga com o nosso blog, em breve traremos muitos outros artigos educativos de qualidade!

No Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.