Ao chegar o início do ano, é comum que várias pessoas comecem a fazer promessas para mudar de vida, como praticar exercícios físicos, começar uma dieta e ter hábitos saudáveis.
No entanto, também é comum que, ao fim do ano, nada do que foi prometido tenha realmente ocorrido, iniciando um ciclo vicioso e prejudicial.
No ano de 2020, as pessoas tiveram de ficar um longo período dentro de casa, fazendo com que surgissem alguns efeitos negativos na saúde, sendo sentidos em diversos âmbitos.
Leia também:
Com isso, alguns abandonaram a prática de exercício físico e pararam de fazer atividades que proporcionam prazer, o que acarretou em problemas com a autoestima, saúde mental e com o corpo.
Portanto, em 2021 é a hora para mudar definitivamente os hábitos e ter uma vida melhor, mais prazerosa, com disposição e autoestima.
Além disso, muitas pessoas acham que para ter essas mudanças precisa ser um processo árduo e sem prazer, quando, na verdade, hábitos saudáveis têm o objetivo contrário a essa ideia e podem ser adquiridos com mais prazer, apesar de demandar disciplina.
Alimentação
Começando com a alimentação, o consumo de alimentos gordurosos e açucarados podem ter um bom gosto, mas a longo prazo podem ser muito prejudiciais, principalmente se ingeridos com frequência.
Alimentos com alto teor de gordura e açúcar têm muita caloria e interferem no funcionamento de diversos sistemas. Exemplo disso é a saúde bucal e a interferência na diabetes.
Com isso, diversas doenças graves podem surgir ou serem agravadas, como:
- Hipertensão;
- Obesidade;
- Diabetes;
- Gastrite;
- Cáries.
No último caso, a cárie ocorre por conta das bactérias presentes na boca que fermentam em contato com o açúcar, corroendo a estrutura dental.
Para que a identificação desses problemas ocorra, bem como o tratamento correto seja feito, um profissional de convênio odontológico, médico ou mesmo no atendimento particular, deverá ser consultado.
Desse modo, é preciso buscar outros alimentos para ter uma refeição balanceada.
Para isso, é preciso incluir frutas, legumes e verduras no cardápio, por serem mais nutritivos. Além disso, pode ser necessário quebrar alguns estigmas, compreendendo que também são gostosos de comer.
Dentre os alimentos que podem ser explorados estão:
- Linhaça;
- Frutas vermelhas;
- Vegetais verdes escuros;
- Azeite de oliva;
- Oleaginosas;
- Feijão;
- Batata doce;
- Maçã;
- Alho;
- Couve;
- Peixes;
Exercício Físico
Não tem como deixar o corpo parado, sem atividade. Isso porque as articulações “enferrujam”, os ossos ficam fracos e o coração e outros órgãos ficam sujeitos a doenças.
Além disso, a falta de exercícios pode impactar em problemas como a depressão e a ansiedade.
Isso porque a movimentação auxilia na circulação sanguínea, capacidade pulmonar e fortalecimento dos tecidos, além de contribuir com a liberação de hormônios como a endorfina e a serotonina, responsáveis pelo bem-estar e sensação de prazer.
Mais ainda, uma das várias vantagens da prática é que há um leque diverso de atividades que podem ser feitas conforme objetivos e gostos de cada pessoa.
Hidratação
Beber água é uma prática recomendada por todos os profissionais da área da saúde, como médicos e dentistas.
Isso porque a água é benéfica para todo o organismo, contribuindo para o emagrecimento, melhor funcionamento dos rins, limpeza bucal, prevenção de doenças e muito mais.
Por esse motivo, o recomendado é que cada pessoa consuma pelo menos dois litros de água por dia.
Contudo, como esse pode ser um ato difícil de lembrar, há duas dicas que podem contribuir com a ingestão adequada: uso da garrafa ao lado, para te acompanhar onde for; e a cada vez que a pessoa for ao banheiro, tomar um copo de água.
Com isso será possível manter o fluxo do organismo fluindo e o melhor funcionamento dos rins.
Cabe mencionar ainda que com o advento da internet e diversas ferramentas tecnológicas, atualmente é possível programar aplicativos para lembrar da ingestão da água.
Saúde bucal
Vários problemas com a saúde bucal podem se estender para o resto do organismo, podendo causar complicações como doenças cardiovasculares e o câncer. Portanto, a necessidade de cuidar dos dentes e da boca como um todo é fundamental.
Para ter uma saúde bucal em dia e um sorriso bonito, é preciso escovar os dentes três vezes ao dia, ao final de cada refeição.
Com um pouco de creme dental, é feita a limpeza movimentando as cerdas da escova das gengivas para “fora” em grupos.
O uso do fio dental também é importante, pois ele alcança regiões que a escova não consegue, devendo ser passado entre os dentes com cuidado para não machucar a gengiva.
Por fim, é necessário destacar a importância de ir ao dentista regularmente, para avaliar a cavidade oral e realizar o acompanhamento dos tratamentos que podem ser necessários.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Ideal Odonto, empresa especializada em planos odontológicos com atendimento acessível para devolver o sorriso dos pacientes.