4 hábitos saudáveis para 2021

27 de janeiro de 2021

Ao chegar o início do ano, é comum que várias pessoas comecem a fazer promessas para mudar de vida, como praticar exercícios físicos, começar uma dieta e ter hábitos saudáveis.

No entanto, também é comum que, ao fim do ano, nada do que foi prometido tenha realmente ocorrido, iniciando um ciclo vicioso e prejudicial.

No ano de 2020, as pessoas tiveram de ficar um longo período dentro de casa, fazendo com que surgissem alguns efeitos negativos na saúde, sendo sentidos em diversos âmbitos.

Com isso, alguns abandonaram a prática de exercício físico e pararam de fazer atividades que proporcionam prazer, o que acarretou em problemas com a autoestima, saúde mental e com o corpo.

Portanto, em 2021 é a hora para mudar definitivamente os hábitos e ter uma vida melhor, mais prazerosa, com disposição e autoestima.

Além disso, muitas pessoas acham que para ter essas mudanças precisa ser um processo árduo e sem prazer, quando, na verdade, hábitos saudáveis têm o objetivo contrário a essa ideia e podem ser adquiridos com mais prazer, apesar de demandar disciplina.

Alimentação

Começando com a alimentação, o consumo de alimentos gordurosos e açucarados podem ter um bom gosto, mas a longo prazo podem ser muito prejudiciais, principalmente se ingeridos com frequência.

Alimentos com alto teor de gordura e açúcar têm muita caloria e interferem no funcionamento de diversos sistemas. Exemplo disso é a saúde bucal e a interferência na diabetes.

Com isso, diversas doenças graves podem surgir ou serem agravadas, como:

  • Hipertensão;
  • Obesidade;
  • Diabetes;
  • Gastrite;
  • Cáries.

No último caso, a cárie ocorre por conta das bactérias presentes na boca que fermentam em contato com o açúcar, corroendo a estrutura dental.

Para que a identificação desses problemas ocorra, bem como o tratamento correto seja feito, um profissional de convênio odontológico, médico ou mesmo no atendimento particular, deverá ser consultado.

Desse modo, é preciso buscar outros alimentos para ter uma refeição balanceada.

Para isso, é preciso incluir frutas, legumes e verduras no cardápio, por serem mais nutritivos. Além disso, pode ser necessário quebrar alguns estigmas, compreendendo que também são gostosos de comer.

Dentre os alimentos que podem ser explorados estão:

  • Linhaça;
  • Frutas vermelhas;
  • Vegetais verdes escuros;
  • Azeite de oliva;
  • Oleaginosas;
  • Feijão;
  • Batata doce;
  • Maçã;
  • Alho;
  • Couve;
  • Peixes;

Exercício Físico

Não tem como deixar o corpo parado, sem atividade. Isso porque as articulações “enferrujam”, os ossos ficam fracos e o coração e outros órgãos ficam sujeitos a doenças.

Além disso, a falta de exercícios pode impactar em problemas como a depressão e a ansiedade.

Isso porque a movimentação auxilia na circulação sanguínea, capacidade pulmonar e fortalecimento dos tecidos, além de contribuir com a liberação de hormônios como a endorfina e a serotonina, responsáveis pelo bem-estar e sensação de prazer.

Mais ainda, uma das várias vantagens da prática é que há um leque diverso de atividades que podem ser feitas conforme objetivos e gostos de cada pessoa.

Hidratação

Beber água é uma prática recomendada por todos os profissionais da área da saúde, como médicos e dentistas.

Isso porque a água é benéfica para todo o organismo, contribuindo para o emagrecimento, melhor funcionamento dos rins, limpeza bucal, prevenção de doenças e muito mais.

Por esse motivo, o recomendado é que cada pessoa consuma pelo menos dois litros de água por dia.

Contudo, como esse pode ser um ato difícil de lembrar, há duas dicas que podem contribuir com a ingestão adequada: uso da garrafa ao lado, para te acompanhar onde for; e a cada vez que a pessoa for ao banheiro, tomar um copo de água.

Com isso será possível manter o fluxo do organismo fluindo e o melhor funcionamento dos rins.

Cabe mencionar ainda que com o advento da internet e diversas ferramentas tecnológicas, atualmente é possível programar aplicativos para lembrar da ingestão da água.

Saúde bucal

Vários problemas com a saúde bucal podem se estender para o resto do organismo, podendo causar complicações como doenças cardiovasculares e o câncer. Portanto, a necessidade de cuidar dos dentes e da boca como um todo é fundamental.

Para ter uma saúde bucal em dia e um sorriso bonito, é preciso escovar os dentes três vezes ao dia, ao final de cada refeição.

Com um pouco de creme dental, é feita a limpeza movimentando as cerdas da escova das gengivas para “fora” em grupos.

O uso do fio dental também é importante, pois ele alcança regiões que a escova não consegue, devendo ser passado entre os dentes com cuidado para não machucar a gengiva.

Por fim, é necessário destacar a importância de ir ao dentista regularmente, para avaliar a cavidade oral e realizar o acompanhamento dos tratamentos que podem ser necessários.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Ideal Odonto, empresa especializada em planos odontológicos com atendimento acessível para devolver o sorriso dos pacientes.

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