Inscrições Sisu 2017-2 para seleção de candidatos para as universidades públicas brasileiras, cujo ingresso será no segundo semestre de 2017.
Inscrições Sisu 2017-2
-Início das Inscrições: 29 de maio;
-Término das Inscrições: 1º de junho;
-Resultado Sisu 2017-2: 5 de junho;
-Matrícula de Candidatos: 9 de junho a 13 de junho;
-Lista de Espera Sisu 2017-2: 5 a 19 de junho de 2017.
As inscrições, gratuitas, poderão ser feitas pelo site http://sisu.mec.gov.br.
Leia também:
Critérios para Inscrição no Sisu 2017-2
Só poderá se inscrever o estudante que participou da edição de 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que tirou nota acima de zero na prova de redação.
O estudante poderá se inscrever em até duas opções de vaga e, no ato, deverá incluí-las em ordem de preferência.
Sisu 2017 2º semestre
O Sisu ocorre em duas edições em cada ano. O MEC determina um período de inscrições durante o qual o candidato poderá:
– Inscrever-se em até dois cursos ofertados pelas universidades participantes (primeira e segunda opção);
– Alterar suas opções quantas vezes quiser durante o prazo de inscrições.
Ao final da etapa de inscrições, o Sisu convocará os candidatos que tiverem melhor classificação em cada curso, por modalidade de concorrência, conforme a nota do Enem 2016.
Caso a nota do candidato permita convocação nas duas opções de vaga, ele será selecionado em sua primeira opção.
Nota de corte dos candidatos Sisu
Conforme informações do Mec, durante o prazo de inscrições, o Sisu calcula a nota de corte para cada curso uma vez por dia.
O cálculo toma como base o número de vagas disponíveis e o total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência. A nota de corte válida será aquela registrada no último dia de inscrições. Até esse fechamento, o candidato pode optar por mudar de cursos ou universidades.
Acesse as notas de corte Medicina Sisu 2017-1
Modalidades de concorrência Sisu
O candidato poderá escolher se concorre às vagas de “ampla concorrência”, às vagas reservadas de acordo com a Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012); ou às vagas destinadas para as demais políticas afirmativas de cada instituição.
Percentual da reserva de vagas para a Lei de Cotas
De acordo com o MEC, todas as universidades que participam do Sisu reservaram, pelo menos, 37,5% das vagas para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas. Até 2016, as instituições deverão atingir o percentual de 50% de vagas reservadas.
Nota mínima Enem para participar do Sisu
Há duas formas, primeiro, será vetada a participação de candidatos que tenham zerado a redação. Em segundo lugar, o MEC esclarece que algumas instituições adotam notas mínimas para inscrição em determinados cursos. Nesses casos, o próprio sistema alertará o candidato durante o processo de inscrição.
Notas de corte por área de conhecimento
Resultado e matrículas dos aprovados Sisu
O resultado do Sisu poderá ser consultado no boletim do candidato, na página do Sisu, nas instituições participantes e no telefone 0800-616161. A matrícula deverá ser realizada diretamente na instituição em que o aluno foi selecionado.
Documentos necessários inscrição Sisu
Para se inscrever no Sisu, o candidato precisará apenas do número de inscrição e senha cadastrados no Enem. Em caso de aprovação, os estudantes deverão ficar atentos à documentação exigida pela universidade para a matrícula.
Sisu e Prouni: qual a diferença?
O Sisu é a sigla para Sistema de Seleção Unificada. Através dele, as instituições públicas selecionam alunos tendo como critério a nota do candidato no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
O Prouni concede bolsas de estudos integrais ou parciais em universidades de iniciativa privadas. O foco são estudantes que saíram de escolas públicas e de baixa renda.
O Enem também é usado em outras ações do MEC, como o Ciência sem Fronteiras e o Fies.
Veja outras informações em relação ao Sisu edições anteriores
-Consulte a concorrência Sisu edição 2017;
-Cursos e maiores notas do corte