Como se inscrever no Sisu 2017

24 de novembro de 2016

Como se inscrever no Sisu 2017, que é o Sistema de Seleção Unificada; que seleciona candidatos para as diversas Universidades e Institutos Federais de Educação; que oferecem educação gratuita.

Acesse as Instituições Públicas de ensino superior das diversas regiões brasileiras. O Sisu possibilita a mobilidade do candidato, que poderá escolher seu curso em qualquer região do País.

Como se inscrever no Sisu 2017?

O Sisu 2017 será disponibilizado pelo Inep após a divulgação do Resultado do Enem, edição 2016, que está previsto para 19 de janeiro de 2017.

Após a divulgação do Resultado o Inep liberará o sistema para inscrições para mais de 200.000 vagas das diversas universidades e institutos federais de educação.

O Sisu acontece duas vezes por ano; sendo uma no primeiro e outra no segundo semestres. Após as chamadas regulares, há a liberação das chamadas em lista de espera; que é realizada pelas próprias Instituições de Ensino, em que o candidato realizou inscrição.

Passos para realizar a inscrição junto ao Sisu

Abaixo os passos para realizar a inscrição junto ao Sisu, de acordo com informações do Inep:

1º passo:  Entre na página oficial de Inscrições Sisu. Acesse o botão laranja ‘Fazer Inscrição‘. É nele que tudo começa. O MEC ativará o link após publicar o Edital referente ao Sisu 2017.

2º passo: Para entrar no  sistema de inscrições do Sisu 2017 é simples. Basta digitar seu número de inscrição no Enem; sua senha cadastrada e escrever o que aparecer na imagem de segurança para provar que você não é um robô.  O sistema automaticamente  acessará as notas alcançadas no Enem edição 2016; e colocará automaticamente para disputar as vagas do curso e instituição escolhidos.

3º passo: O candidato deverá confirmar seus dados de contato, como celular e e-mail. Poderá clicar também em “Usar os mesmos dados do Enem”. Selecione a opção “Estou ciente do aviso sobre os dados de contato” e clique em confirmar.

4º passo: Inicie sua inscrição no Sisu 2017 escolhendo a sua primeira opção de curso de graduação.

5º passo: Escolha sua primeira opção de curso; procurando por município, por instituição ou por curso.

6º Passo: Escolha seu curso de preferência. No caso da busca realizada por instituição, o candidato verá uma lista com todos os cursos disponíveis. Clique em cima do curso pretendido e confira o número de vagas e suas modalidades. Em seguida, clique em “Escolher este curso”.

7º passo: Escolha a modalidade de vaga, se é por cotas ou ampla concorrência. Selecione entre as opções de vaga para ampla concorrência ou para ações afirmativas. O número de vagas e os critérios das ações afirmativas podem variar de acordo com cada curso/instituição. Será  necessário observar a documentação que será apresentada para o caso de vagas por cotas.

8º passo: Confirmar a opção de curso. Após clicar em “Confirmar minha inscrição nesta opção”; o candidato verá um resumo das informações sobre o curso escolhido em primeira opção. Se você trocar de ideia, ainda pode “Cancelar opção” ou “Escolher outro curso”. Se não, é só partir direto para a segunda opção de curso, que terá o mesmo procedimento.

Sisu 2017

Conheça as Instituições mais procuradas no Sisu;

Acesse aqui os cursos que mais receberam inscrições para o Sisu e as respectivas notas de corte.

Veja as maiores notas de corte para o curso de Medicina.

Dicas para estudos Enem 2017:

-Acesse provas de outras edições do Enem para revisar seus estudos;

-Analise os temas de redações que caíram em outras edições do Enem;

–Dicas para redação nota 1000 no Enem.

No Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.