Sisu 2018: UFES oferecerá 4960 vagas na seleção

Sisu 2018: UFES oferecerá 4960 vagas na seleção

27 de novembro de 2017

Sisu 2018: UFES oferecerá 4960 vagas na seleção pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), que divulgou o edital  com as  as normas para acesso aos cursos de graduação da Universidade; para o primeiro e segundo semestres de 2018, cuja seleção será feita por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Sisu 2018: UFES oferecerá 4960 vagas na seleção

As 4960 vagas serão distribuídas em 92 cursos conforme abaixo:

-2.478 vagas ofertadas no Sisu – ampla concorrência;
-0 vagas ofertadas no Sisu – ações afirmativas;
-2.482 vagas ofertadas no Sisu – Lei nº 12.711/2012

No termo de adesão estão especificados os cursos, turnos, modalidades, notas mínimas e pesos de cada área do conhecimento.

Veja a concorrência da UFES no Sisu 2017. Acesse também as notas de cortes da UFES.

As vagas e cursos serão para os campis de Goiabeiras, Maruípe, Alegre e São Mateus. São 2.478 vagas destinadas à ampla concorrência e 2.482 vagas ofertadas aos candidatos que concorrerão por meio da reserva de vagas (Lei 12.711/2012).

Os cursos de licenciatura em Educação do Campo, Letras-Libras, Letras –Português e Italiano e Intercultural Indígena, além dos cursos de bacharelado e licenciatura em Música terão processos seletivos específicos, realizados pela Universidade.

Mudanças UFES 2018

No processo seletivo de 2018, uma das mudanças será no processo de verificação dos candidatos autodeclarados PPI (pretos, pardos e indígenas). Além da entrega, via protocolado, de fotografia tamanho 10 x 15 acompanhada de autodeclaração impressa e assinada, e da análise da documentação pela Comissão de Verificação de Autodeclaração, os candidatos que a banca julgar necessário serão convocados para entrevista presencial. Caso um candidato convocado não compareça à entrevista, será automaticamente desclassificado do Processo Seletivo Sisu/2018.

Outra mudança do Sisu 2018 será a inclusão de deficientes na reserva de vagas, conforme Decreto 9.034/2017, publicado em abril.

Enem

Poderão participar do Sisu os candidatos que tenham concluído o Ensino Médio e que realizaram este ano o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Após a divulgação do resultado do Enem (prevista para o dia 19 de janeiro), o candidato deve verificar, para o curso pleiteado, a nota mínima estabelecida pela Ufes para cada área do conhecimento e também a média necessária no exame nacional.

As ações afirmativas atenderão ao estabelecido pela Portaria MEC nº 18, 2012, com metade das vagas destinadas a estudantes egressos de escola pública. Dentro desse percentual, também está prevista cota para autodeclarados pretos, pardos e indígenas e para deficientes.

Os classificados deverão realizar a pré-matrícula online, via Internet, no endereço eletrônico www.sisu.ufes.br, onde o candidato confirmará seu interesse pela vaga. Posteriormente, será realizada pela Ufes a matrícula definitiva dos candidatos. Ambas as etapas de matrícula são obrigatórias.

Inscrições Sisu 2018: 23 a 26 de janeiro

As inscrições para o Sisu serão realizadas exclusivamente pela internet, por meio da página eletrônica do Sisu. Os interessados poderão se candidatar no período de 23 de janeiro até as 23h e 59 minutos  do dia 26 de janeiro, observando o horário oficial de Brasília, conforme edital do Sistema de Seleção Unificada.

Modalidades de Vagas Sisu 2018

Abaixo as modalidades de vagas que são oferecidas no Sisu, edição 2018:

-A0: Ampla concorrência
-L1: Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo; que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;
-L2: Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas; com renda familiar bruta per capita igual; ou inferior a 1,5 salário mínimo; e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
-L5: Candidatos que, independentemente da renda; tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
-L6: Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que; independentemente da renda; tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;
-L9: Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo; e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
-L10: Candidatos com deficiência autodeclarados pretos; pardos ou indígenas; que tenham renda familiar bruta per capita igual; ou inferior a 1,5 salário mínimo; e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;
-L13: Candidatos com deficiência que, independentemente da renda; tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;
-L14: Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que; independentemente da renda.

 Sisu 2017

Notas de corte por área de conhecimento;

-Consulte a concorrência Sisu edição 2017;

Acesse as notas de corte Medicina Sisu 2017-1

Consulte as notas de corte Medicina Sisu 2017-2

Conheça as Universidades e Institutos Federais de Educação; que utilizam o Sisu para ingresso em seus diversos cursos.

No Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.