Como funciona o Sisu 2018?

17 de janeiro de 2018

Como funciona o Sisu 2018 para o estudantes que está em busca de uma vaga no Ensino Superior e ainda não sabe como funciona o Sistema de Seleção Unificada.

Sisu-Início

Desde 2009 o ingresso nas universidades teve várias alterações, pois as instituições públicas de Ensino Superior passaram a oferecer suas vagas utilizando um sistema informatizado gerenciado pelo MEC; denominado Sistema de Seleção Unificada.

Esse programa do Governo Federal fez com muitas universidades selecionassem seus alunos por meio desse sistema, que utiliza as notas do Enem para ingresso nos cursos de graduação.

Como concorrer a uma vaga pelo Sisu?

Para o estudante concorrer a uma vaga pelo Sisu, é preciso:

-Ter feito a última prova do Enem;

-Não ter zerado a redação.

Algumas instituições podem definir notas mínimas para determinados cursos, por isso é preciso ficar atento e observar os termos de adesão das universidades, que especificam as vagas, cursos, turnos, modalidades de vagas e notas mínimas do Enem.

Sisu 2018-1 Cronograma

De acordo com o edital, o Sisu terá o seguinte calendário:

-Inscrições: de 23 a 26 de janeiro, após alteração do MEC, divulgada em 18 de janeiro de 2018

Resultado: 29 de janeiro;

-Matrícula dos candidatos selecionados: 30 de janeiro a 7 de fevereiro;

-Manifestação pela lista de espera: 29 de janeiro a 7 de fevereiro;

-Convocação lista de espera: 9 de fevereiro.

-Convocações nas demais chamadas: datas definidas por cada universidade

As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, por meio da página eletrônica do Sisu.

Como se inscrever no Sisu?

1-Acesse o site do Sisu
O candidato pode acessar o site do Sisu no seguinte endereço: http://sisualuno.mec.gov.br/

2-Tenha em mãos os dados sobre o Enem
Para o candidato se inscrever no Sisu, é preciso ter o número de inscrição do Enem e a senha mais atual cadastrada na hora de fazer a inscrição para a prova. Confirme também os seus dados. Ãssim, caso o Sisu precise entrar em contato com você, as informações já estão atualizadas. Como recuperar a senha do Enem?

3-Escolha os cursos
Serão duas opções diferentes de curso que o estudante deverá escolher. A primeira opção é aquela que você tem maior preferência. Para isso, clique em “Fazer a inscrição na 1ª opção”. Depois de ver todas as informações sobre o curso, clique em “Escolher este curso.

4- Modalidade de Vagas

Outra coisa que o estudante deverá escolher é o tipo de modalidade, com a concorrência que enfrentará. Isso pode acontecer de três formas: vagas de ampla concorrência, vagas referentes à Lei de Cotas ou vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições. Selecione a modalidade e clique em “Escolher esta modalidade” para prosseguir. Depois é só clicar em “Confirmar minha inscrição”.

5-Acompanhe as notas
O estudante poderá conferir todas as informações e, caso você mude de ideia, existe a possibilidade de alterar a opção de curso durante o período de inscrição. Após a inscrição, é preciso acompanhar as notas de corte dos cursos para verificar quais são as suas chances na disputa.

Caso seja aprovado, o estudante será informado sobre a documentação necessária para a matrícula. Se o estudante for classificado para sua segunda opção, poderá entrar na lista de espera para o curso da primeira opção, mesmo que já tenha se matriculado.

Lista de Espera Sisu

Caso o estudante não seja selecionado em nenhuma das duas opções, não se desespere! Acesse seu boletim na página do Sisu e se inscreva na lista de espera, mas fique atento aos prazos.

Veja as notas de corte do cursos mais concorridos no Sisu

Sisu Informações

Os candidatos que estão concorrendo a uma vaga pelo Sisu são classificados por suas notas no Enem, mas cada instituição pode definir pesos diferentes para cada área do conhecimento do exame, dependendo do curso. Acesse os termos de adesão de sua Universidade preferida.

Veja o exemplo: Dois candidatos que disputam uma vaga em Medicina, podem ter uma mesma média geral e um deles estar melhor colocado; se a universidade escolhida der um peso maior às questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Também é possível que um candidato tenha notas diferentes para um mesmo curso em diferentes instituições, dependendo dos critérios de avaliação de cada uma.

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.