Como calcular a média do Enem?

22 de janeiro de 2019

O Exame Nacional do Ensino Médio –  Enem  – é um exame que possibilita ao estudante que concluiu o Ensino Médio a entrada em cursos superiores em diversas universidades públicas. A prova é composta de 5 áreas, sendo estas:

-Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
-Ciências Humanas e suas Tecnologias;
-Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
-Matemática e suas Tecnologias;
-Redação.

Cada uma das provas possui diferentes pesos em decorrência da utilização da Teoria de Resposta ao Índice – TRI -, o que faz com que o aluno, por mais que acerte um número inferior de questões em determinada área, possa obter maiores notas em comparação a outra área em que havia tido maiores acertos.
Além disso, cabe ressaltar que o TRI considera o nível da questão acertada pelo aluno, de tal modo que as questões consideradas fáceis possibilitam ao candidato obter notas mais altas em comparação ao acerto de questões avaliadas como difíceis.

Como calcular a média do Enem?

A média do Enem obtida pelo candidato pode ser calculada por meio de média aritmética simples, da seguinte forma: o aluno deve somar as notas obtidas em todas as áreas, incluindo a nota da redação, e ao final, dividir o resultado encontrado por 5, que é o número de áreas da prova.

Notas variam conforme a instituição

Em grande parte dos casos, a média obtida pelo candidato por meio do procedimento acima é a que será utilizada pela instituição escolhida por ele. Entretanto,a média obtida pode variar conforme a instituição para qual jogou sua nota. Isso ocorre pelo fato de algumas universidades adotarem o sistema de diferentes pesos para diferentes áreas. Desse modo, por exemplo, para um determinado curso da área de humanas, tal área na prova do Enem vale mais na hora de calcular a média final do aluno, o que possibilita ou o aumento, ou a diminuição da média que havia sido encontrada por ele.

No Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.