Sisu 2019

SiSU 2019 – alteração na lista de espera aumenta a tensão dos estudantes

25 de janeiro de 2019

Até a edição de 2018-2, quem se inscrevia pelo SiSU e era aprovado na 2ª opção de curso, podia se inscrever na lista de espera para o curso colocado na 1ª opção e concorrer às demais chamadas no site da Instituição que o oferecia.

Para a edição 2019-1 do SiSU, essa opção deixou de existir. Agora, se o candidato for aprovado no curso colocado como 2ª opção, ele é automaticamente eliminado da 1ª opção; ou seja, não poderá participar da lista de espera para aquela que seria a sua primeira opção .

Segundo o professor Evandro Marques, professor do ensino médio e de cursos pré-vestibulares há 30 anos, essa alteração aumentou muito a tensão nos estudantes que buscam uma vaga no ensino superior. De acordo com o professor, muitos estudantes têm recorrido a ele pedindo orientações sobre o que fazer, uma vez que não querem fazer cursinho novamente e têm medo de não conseguir o curso desejado na primeira opção, uma vez que estão um pouco abaixo da nota de corte e, com a mudança, não sabem quantas pessoas serão convocadas nas chamadas subsequentes.

“Em muitos casos (provavelmente, a quase totalidade), o estudante coloca na 2ª opção um curso afim ao da 1ª opção, ou a mesma graduação da 1ª opção, porém, em outra IES ou em outro campus, muitas das vezes, mais distante de sua residência. Com a mudança, o(a) candidato(a) terá de ir para onde foi aprovado, sem a oportunidade de continuar a concorrer em outra opção!  Ou aguardar a edição do meio do ano do SiSU. É muito cruel com o estudante” , diz o professor.

O objetivo da alteração é reduzir o número de chamadas nas IES e que todos os estudantes estejam matriculados antes do início do período letivo. A expectativa do Mec é que com esta mudança ocorra uma diminuição do número de vagas ociosas nas IES.

As inscrições para o SISU-2019 podem ser feitas até às 23h e 59 minutos do dia 27 de janeiro. O período foi estendido pelo Ministério da Educação em decorrência de inconsistências apresentadas pelo sistema de gerenciamento do SiSU.
O resultado final do SiSU 2019-1 será divulgado no dia 28 de janeiro.
Já as matrículas para a chamada regular serão feitas de 30 de janeiro a 04 de fevereiro (o candidato deverá olhar o cronograma no site da IES escolhida).

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.