Sisu 2020

Como fazer a inscrição para o Sisu 2020?

2 de outubro de 2019

A inscrição para o Sisu 2020 é realizada no mês de janeiro, após a divulgação do Resultado do Enem 2019, previsto para 17 de janeiro de 2020.

Como fazer a inscrição no Sisu?

A inscrição no Sisu é realizada, no site do MEC, com o número de inscrição e a senha no Enem requerido para a edição. Caso o candidato não se lembre de sua senha, poderá recuperá-la.

Há cobrança de taxa para a inscrição do Sisu?

A inscrição é realizada no site do MEC e não há cobrança de taxa para tal procedimento.

Quais documentos são necessários para se inscrever no Sisu 2020?

O candidato utilizará apenas de seu número de inscrição no Enem requerido para a edição e da senha cadastrada no exame. No entanto, ao fazer sua inscrição, o candidato deve ficar atento aos documentos exigidos pela instituição para a efetivação da matrícula, em caso de sua seleção.

Após a realização da inscrição no Sisu, o candidato poderá mudar suas opções de curso?

O candidato, durante o período de inscrição, poderá modificar suas opções de cursos de graduação quantas vezes julgar conveniente, mas será considerada válida a última inscrição confirmada.

Como visualizar as notas do Enem 2019?

No momento que o candidato acessar o sistema do Sisu, com seu número de inscrição e a senha no Enem, o sistema recupera automaticamente as suas notas obtidas no Enem requerido para a edição da seleção.

Há diferentes pesos da notas do Enem em Universidades?

As Universidades participantes do Sisu adotam pesos diferentes para as provas do Enem. Assim, quando o candidato se inscrever para curso, em que a instituição adotou peso diferenciado para determinada prova do Enem; o sistema fará automaticamente o cálculo; de acordo com as especificações da instituição, gerando uma nova nota.

Há reserva de vagas específicas no Sisu?

Há instituições participantes do Sisu que disponibilizam uma parte de suas vagas para as políticas afirmativas para os afrodescendentes, indígenas, egressos de escola pública etc.

Desta forma, em determinados cursos, poderá haver duas modalidades de concorrência: ampla concorrência e ações afirmativas; portanto o candidato deverá, no momento da inscrição, optar por uma destas modalidades, de acordo com seu perfil.

Ao longo das chamadas do Sisu, o candidato que optar por concorrer por uma determinada ação afirmativa estará concorrendo apenas com os candidatos que tenham feito essa mesma opção; e o sistema selecionará, dentre eles, os que possuírem as melhores notas no Enem.

Quais as formas de desempate do Sisu?

No caso de notas iguais, o desempate entre os candidatos será efetuado considerando-se a seguinte ordem de critérios abaixo relacionados:

  • Maior nota obtida na redação;
  • Maior nota obtida na prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias;
  • Maior nota obtida na prova de Matemática e suas Tecnologias;
  • Maior nota obtida na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Maior nota obtida na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

O Bolsista do Prouni poderá fazer sua inscrição no Sisu?

O bolsista do Prouni poderá se inscrever no Sisu, mas ao ser selecionado, deverá fazer a opção pela bolsa do Prouni; ou pela vaga na instituição pública para a qual foi selecionado; pois é vedado ao bolsista utilizar uma bolsa do Prouni e estar matriculado em instituição de ensino superior pública e gratuita.

No Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.